Lembrete: o próximo sábado será letivo

O primeiro sábado letivo de 2023 acontecerá no dia 18 de março, com atividades para alunos do 6º ano ao Ensino Médio.

No dia, acontecerão aulas de dois componentes curriculares, com o seguinte horário:

8h20 às 10h: 1º período de aula

10h às 10h20: Recreio

10h20 às 12h: 2º período de aula

A indicação dos componentes curriculares programados para cada turma está disponível no app e no site do Colégio.

Novidade no Colégio: Espaço HubTech

A partir de agora, os alunos do Colégio Santa Doroteia contam com mais recursos para pesquisa e acesso às plataformas educacionais, além do equipamento multimídia e wi-fi presentes nas salas de aula.

No espaço HubTech, estudantes e professores encontram 40 chromebooks para atividades realizadas em aula, com acesso simultâneo e interação de toda a turma sob a orientação do professor.

O novo espaço pode ser usado por todos os segmentos e componentes curriculares, de acordo com os projetos e objetivos definidos pelos professores, colocando a tecnologia a serviço da aprendizagem.

C.S.I Doroteia? Ou aula de Biociência?

No melhor estilo das séries que mostram crimes sendo desvendados a partir da análise de provas (como a série C.S.I.– Crime Scene Investigation, por exemplo), os alunos das turmas de 1ª série do Ensino Médio encararam uma tarefa instigante na aula de Biociência, no Itinerário Biotec.

A Profª Jéssica Streb preparou a cena, destacando a importância de prestar atenção nos mínimos detalhes, coletar todas as provas possíveis, fios de cabelo, impressões digitais, entre outras, e analisá-las profundamente para obter respostas corretas, baseadas nas evidências.

Essa atividade de simulação da perícia criminal tem como objetivo aproximar os estudantes de algumas das práticas realizadas por peritos, profissão que desperta interesse em muitos dos alunos que optaram pelo Itinerário Biotec. Além disso, é um excelente exercício de trabalho em equipe, estimulando a curiosidade e a autonomia sem perder de vista a necessidade do rigor científico.

4º ano: Meu lugar no mundo

Os alunos das turmas 14A e 14B, das professoras Audrey Fonseca e Joice Granato, fizeram uma atividade superlegal, multidisciplinar, envolvendo artes e geografia. Eles recortaram, pintaram e colaram os continentes, montando um globo terrestre todo colorido e, então, puderam estudar sobre localização. Qual o seu lugar favorito no mundo?

Aquecendo a leitura e a escrita

Um dos melhores ambientes para fomentar a leitura e a escrita é a Biblioteca. Pois foi lá que a professora Cíntia Feijó, da turma 14C, iniciou a prática literária de 2023 com a história “Um passarinho chamado Mário”. A atividade proporcionou aos alunos conhecerem um pouco mais sobre o autor gaúcho Mário Quintana e também sobre um dos pontos turísticos mais famosos de Porto Alegre, a Casa de Cultura que tem o nome do poeta.

A partir dessa importante referência, a turma estudou o gênero textual “narrativa” e, baseado no livro trazido pela professora, partiu para a produção de textos próprios.

2º ano: Introdução às formas geométricas

Sob a coordenação da professora Tamara Andrade, a turma 12A teve um momento lúdico para introduzir o estudo das formas geométricas. Durante a brincadeira, os alunos tinham que categorizar diversos objetos entre formas arredondadas ou formas não arredondadas.

Depois da atividade, todos sentaram no pátio, em círculo, para conversar sobre o aprendizado, esclarecer dúvidas e levantar mais curiosidades.

Capelinhas para Santa Paula Frassinetti

Na semana de comemoração do aniversário de canonização de Santa Paula Frassinetti, a turminha do Jardim B3, da professora Ana Carolina, conversou muito sobre quem era a mulher forte e dedicada a ajudar o próximo, que fundou a Congregação das Irmãs de Santa Doroteia. Além disso, a criançada aprendeu o significado da palavra canonização.

E não parou por aí. Eles construíram pequenas capelinhas para levar para casa e fazer uma oração com a família.

Cores, texturas, cheiros e muita pintura

As crianças da turma Jardim A1 produziram a sua própria tinta. E o que é mais legal: usando alguns vegetais que foram plantados pelos coleguinhas no ano passado, em atividade realizada na escola.

Com os vegetais que cresceram, como cenouras e beterrabas, todos participaram da confecção de tintas naturais, junto com a professora Lisiane Barbosa. Houve momento de colher, higienizar, misturar os ingredientes no liquidificador, até coar o líquido pronto para, então, fazer um lindo desenho. Entre outras obras de arte, estão dinossauros, pessoas e borboletas.

Além de usar a imaginação e coordenação motora, a criançada observou e experimentou as cores, texturas e cheiros dos alimentos.

Uma grande e nova família

A turma do Maternal AB1, da professora Geny Cunico, está vivendo a magia da descoberta de novos vínculos, importantíssimos para o desenvolvimento pleno da criança e o estreitamento da relação com a escola.

As atividades realizadas no Ecoparque como ouvir o canto dos pássaros, assistir as lagartas comendo folhas, fazer “comidinhas” na caixa de areia utilizando os próprios brinquedos, galhos, folhas e peneiras, além de dar banho nas bonecas sentindo a água entre os dedinhos, criam memórias de momentos que ficam marcados para eles como prazerosos e divertidos.

Os aluninhos do MAB1 já se sentem inseridos e pertencentes ao ambiente escolar, como um deles bem expressou: “Profe, aqui nós somos uma família na escola”.

MAB2: Muitas histórias e empolgação na Biblioteca

Foi dada a largada para a contação de histórias na Biblioteca com a turma Maternal AB2, da Profª Mariléa Gomes. Após a leitura do livro “Meu nome é sapo Zé, e o seu qual é?”, cada aluno escolheu uma obra de literatura infantil para levar para casa e curtir junto com a família.

Além da empolgação de levar o livro para casa, os pequenos vibraram ao usar o seu próprio crachá para fazer a retirada da Biblioteca.

O livro das coisas que eu mais gosto

“Do jeito que você é”, livro escrito por Walter Sagardoy, serviu de inspiração para as crianças da turma Jardim B1. A professora Amanda Santos contou aos alunos a história do escritor brasileiro que fala sobre o jeito único de cada pessoa e o respeito que todos merecem.

Depois de ouvir atentamente, os pequenos conversaram e refletiram juntos sobre amor, empatia e a importância de ser quem você realmente é. E foi a partir dessa troca coletiva de pensamentos que surgiu a ideia de confeccionar o “livro das coisas que eu mais gosto”.

À base de muita criatividade, cada aluno usou da arte de desenhar para compartilhar coisas que os cativam, alegram e representam, sempre sendo ouvido, escutando o outro e valorizando o jeito próprio de cada um.

Em outra atividade proposta pela Profª Amanda, os pequenos experienciaram os formatos e sons das letras, objetos de grande interesse e curiosidade para eles, e associaram com as palavras do dia a dia. Questionados sobre a função delas, logo responderam: “Dar nome às coisas, pessoas e tudo do mundo” e “É por causa delas que a gente se entende, não é, profe? Assim que sabemos que cada coisa tem um nome certo para chamar”.

Para exercitar o conhecimento adquirido, a professora sorteou algumas letras e, a cada letra diferente, os alunos reproduziram sua forma com massinha de modelar. Não podia faltar, é claro, as letras iniciais dos seus nomes e de pessoas queridas.

A Teia do Acolhimento do JB4

Tudo começou com as crianças e a Profª Rayssa sentadas em um tapetinho, no chão mesmo, conversando. Ah, e um novelo de lã para direcionar a brincadeira. Cada aluno da turma Jardim B4 pôde escolher um colega para entregar um pedaço desse novelo e fazer duas perguntas.

As curiosidades foram aparecendo, assim como as respostas e as observações dos pequenos de que, em determinadas situações e gostos, eles compartilham a ideia, já em outras, pensam diferente. “Eu gosto muito de lasanha”. “Eu também amo lasanha, mas precisa ter muito queijo”. Essas e outras respostas mostraram que todos estão conectados por meio de uma teia, carinhosamente chamada de teia do acolhimento. E, claro, renderam ainda boas risadas.

Desconto na Vacina contra a Gripe para alunos e familiares

A partir do dia 17 de março, já estarão disponíveis as Vacinas contra a Gripe nas condições especiais do convênio que o Colégio Santa Doroteia firmou com a clínica Multivacinas. Todos os anos, os imunizantes contra a gripe são atualizados para proteger contra os tipos virais em circulação.

Para alunos e familiares, a dose da Vacina contra a Gripe custa R$ 70,00. Esses valores serão válidos até o término do estoque da clínica. Basta apresentar o crachá de aluno ou outro comprovante de vínculo com a escola.

Novo endereço da Multivacinas: Av. Assis Brasil, 4582, no Condomínio Icon (ao lado do Boulevard Assis Brasil), fone 51 3028-2538.

Descontos também na Bella Gula Bourbon Wallig

A loja da Bella Gula no Bourbon Wallig oferece descontos especiais para quem é do Santa Doroteia – basta apresentar o crachá ao fazer a compra:

- 15% nas encomendas de tortas;

- 10% nos almoços, tortas e cafés;

- 10 a 15% de desconto, de acordo com o tamanho, nos kits de aniversário adquiridos com reserva.

Agenda

Este boletim informativo digital é dirigido aos pais e responsáveis de alunos do Colégio Santa Doroteia de Porto Alegre.
www.santadoroteia-rs.com.br
facebook.com/sdoroteia/