|
|
|
Venha rezar conosco!
Venha com as mães de sua família rezar conosco! A Missa em homenagem às Mães acontecerá no dia 13 de maio, no Teatro do Colégio, às 9h30. Será muito bom ter você e sua família conosco, pedindo muitas bênçãos para nossas Mães e famílias.
Para que possamos acomodar os presentes com conforto e segurança, pedimos que quem desejar participar presencialmente comunique à escola usando o link: https://forms.gle/i6eE1zbDbahwhfJn8 .
A celebração Eucarística também será transmitida pelo canal da escola no YouTube - https://www.youtube.com/santadoroteiars . | |
|
Importante: Prazo de marcação de PS
O estudante de 5º ano ao Ensino Médio que não conseguir realizar uma ou mais avaliações (parciais ou trimestrais), deverá solicitar o agendamento de PS (Prova de Substituição). Lembramos que as datas para essa solicitação acontecem logo após o período de avaliações trimestrais:
5º ano – Até o dia 17/05/2023 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental – Até o dia 10/05/2023 9º ano ao Ensino Médio – Até o dia 17/05/2023
As informações completas e o link para o formulário de solicitação de PS estão no site da escola: https://santadoroteia-rs.com.br/ps2023/ | |
|
Formação continuada em Educação Inclusiva
Dentro da proposta de formação continuada de nossos profissionais, nesta quarta-feira, 3, os professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais puderam ouvir sobre “Aspectos pedagógicos e comportamentais do desenvolvimento atípico” com a psicóloga Maíra Meimes e a neuropediatra Renata Kieling.
Essa é uma ação de formação continuada com foco na Inclusão que ocorre desde o dia 12 de abril, quando a professora Drª Karla Wunder falou para todos os professores do colégio sobre “Processos de aprendizagem dos sujeitos com diferentes maneiras de Ser e Estar”. Para os próximos encontros estão programados módulos teóricos e práticos e momentos de compartilhamento e boas práticas. | |
|
Vida e Carreira: Hábitos de Estudos e Métodos de Aprendizagem
A turma 22A tem trabalhado, na disciplina Vida e Carreira, os Hábitos de Estudos e Métodos de Aprendizagem.
A partir de uma autoavaliação sobre suas preferências sensoriais, a turma confeccionou mapas mentais sobre os melhores métodos de aprendizagem para cada estilo.
Ao final, sob a coordenação da professora Cristiane Schileiniger, os alunos realizaram a avaliação do módulo de trabalho, indicando as contribuições percebidas no desenvolvimento de habilidades importantes para o desempenho escolar, atividades profissionais e realização pessoal. | |
|
Shakespeare + Cervantes + Hachura
Os alunos do 7º ano realizaram uma atividade interdisciplinar em celebração ao Dia Mundial do Livro, dia 23 de abril, para as disciplinas de Língua Inglesa, Língua Espanhola e Arte. A atividade baseou-se em pesquisar e conversar sobre o motivo da celebração desse dia, o aniversário de morte de Miguel de Cervantes e de William Shakespeare, grandes nomes da literatura mundial.
Em conjunto, os alunos criaram um mapa mental sobre o escritor inglês e ilustraram, por meio da técnica de desenho hachura, uma citação de uma de suas obras. O resultado está exposto no corredor do segundo andar. O objetivo foi apresentar a relevância da leitura, apresentar grandes nomes da literatura mundial e estabelecer um diálogo sobre o tema. | |
|
6º ano: Observação das propriedades de substâncias e misturas
As turmas de 6° ano foram ao laboratório realizar atividades práticas para identificação das propriedades de uma substância e de misturas, observando suas características.
Sob a orientação da professora Cíntia Santos, os estudantes seguiram um roteiro de procedimentos e fizeram registros sobre as misturas homogêneas e heterogêneas observadas. | |
|
5º ano: Countries around the world
Para desenvolver as habilidades de pesquisa, interpretação e leitura em língua inglesa, os teachers Bárbara e Tales propuseram uma atividade especial para as turmas de 5º ano: a criação de um folder com os resultados da pesquisa sobre um país estudado em sala de aula na unidade denominada countries around the world.
Os folders foram uma atividade avaliativa, com resultados positivos e criativos. Os dados coletados pelos alunos envolviam flags, currency, languages, famous landmarks, typical food, entre outros, e os alunos foram responsáveis por ilustrar o trabalho. | |
|
23/04: World Book Day
No domingo, 23/04, celebramos o Dia Mundial do Livro e essa data tão importante não poderia passar em branco. A teacher Franciele da Silva convidou as turmas de 2nd grade para viajarem no mundo da imaginação. O book escolhido para guiar a viagem foi The Very Hungry Caterpillar (A Lagarta Faminta), de Eric Carle. Nossos alunos tiveram um momento de reading in English e em seguida produziram uma caterpillar de dobradura.
A atividade trabalhada envolveu o vocabulário visto no book e, para concluir o projeto, os alunos construíram sua própria centopeia. Let's celebrate the book! (Vamos celebrar o livro!) | |
|
Assembleia da JB4: Momento de conversa, reflexão e brincadeiras
As crianças do JB4, da professora Rhayssa Mathos, têm realizado assembleias - momentos de escuta às crianças e conversa sobre a rotina da turma. No mês de abril, a turma realizou uma dinâmica em que deveria adivinhar quem era o colega que estava na sua frente, mas o desafio era com os olhos vendados.
A proposta surgiu para que as crianças tenham cuidado ao tocar o outro, promovendo momentos de afeto e empatia. A dinâmica foi realizada em pequenos grupos, e algumas falas foram registradas: “Esse cabelo é grande, eu acho que é a minha amiga!”; “Que sorriso bonito que ele tem”.
Entre falas e sorrisos, a assembleia foi um sucesso! As crianças adoraram este momento em que elas puderam sentir, ouvir e escutar uns aos outros. | |
|
JB1: Ovos transparentes?
Movidos pela curiosidade de descobrir o que tem dentro do ovo, as crianças do JB1 foram convidadas observar o interior do ovo sem ser necessário quebrá-lo. Mas como se faz isso?
A Profª Amanda Santos levou a turma até o Laboratório de Biologia para descobrir e investigar mais sobre os ovos, por meio de imagens. Após muitas observações, deu-se início a "experiência do ovo no vinagre que salta e brilha no escuro”, que consiste em deixar o ovo imerso no vinagre por aproximadamente 24h para que depois desse tempo a casca do ovo se dissolva, deixando aparente sua película protetora (transparente) e o interior do ovo (clara e gema).
No segundo dia, a turminha retornou ao espaço para conferir se, de fato, algo aconteceu com os ovos e compreender um pouco mais desse processo de transformação. Os pequenos também levaram suas lanternas para fazer ovos “luminosos”. Aproveitando o tempo que o ovo precisou ficar imerso no vinagre para dissolução da sua casca, houve também uma reflexão sobre um questionamento da turma: “Quanto tempo depois que já tem filhote o ovo demora para quebrar?”. Por isso, assistimos um breve vídeo que mostrou o processo de formação e desenvolvimento de um pintinho dentro do ovo.
As crianças ficaram encantadas ao observar de forma concreta as transformações e se divertiram ainda com o movimento da gema dentro do ovo, sentindo a textura da película e explorando mais sobre a luz e sombra com as suas lanternas. | |
|
JA3: Conhecendo Porto Alegre com Sofia e Otto
A turma JA3 ouviu da professora Gabriela Neto a história ‘’Sofia e Otto Conhecendo Porto Alegre’’, de Pedro Leite, e as crianças identificaram os locais que já visitaram em Porto Alegre.
A turminha construiu um gráfico dos locais para descobrir, quais foram os mais e os menos visitados. Esse gráfico permaneceu na sala, e com ele surgiram comentários como: ‘’Vou pedir para a minha mãe me levar na Redenção’’, ‘’Eu quero ir no estádio do Inter, meu pai já foi’’. Através dessas partilhas, foi possível conhecer e relembrar alguns dos principais pontos turísticos de Porto Alegre. | |
|
TUIN: completando o autorretrato
A atividade proposta para a turma de 1º ano do turno da manhã foi o “autorretrato”. Cada aluno recebeu uma folha que continha apenas metade do seu rosto impresso. A tarefa era desenhar a outra metade completando o autorretrato.
Além de divertida, a atividade ajudou os estudantes a desenvolverem as percepções tátil, visual, auditiva e oral. | |
|
|
|
|
|
|
Se não quiser mais receber mensagens do Colégio Santa Doroteia, por favor mande um e-mail para atendimento@santadoroteia-rs.com.br. | | |