Para fazer contato com o Colégio Santa Doroteia, por favor mande um e-mail para atendimento@santadoroteia-rs.com.br

Colégio Santa Doroteia completa 66 anos

No dia 24 de maio, nossa escola completou 66 anos de vida, e muita vida! Desde a chegada das Irmãs Doroteias a Porto Alegre, em 1957, a pequena escola que teve início numa casa emprestada foi crescendo, se renovando, mas sem perder de vista o modo Doroteano de educar: pela via do coração e do amor.

Para festejar, houve diferentes atividades em cada segmento, inclusive um recreio especial. Também não poderia faltar o momento de “Parabéns a Você”, unindo as Irmãs, Direção, professores e funcionários.

Damos graças ao Senhor por tudo que foi vivido e por todas as pessoas que fizeram e fazem parte desta história!

Palco aberto: música e diversão no recreio

No embalo das comemorações dos 66 anos do Colégio Santa Doroteia, o recreio teve muita música! Os alunos puderam tocar instrumentos, cantar e dançar nos recreios da manhã e da tarde.

No pátio, a Guitarríssima, escola de música parceira do colégio, montou um palco aberto aos alunos com violão, bateria, teclado e dois microfones. Festa garantida! Muitos alunos mostraram seus talentos e deram um verdadeiro show.

Mil Ave-marias: momentos muito especiais de devoção

Com a tenda montada com capricho no pátio, às 10h30 do dia 25 de maio teve início a oração de mil Ave-marias, promovida pela equipe local da Escola para Formação Permanente de Leigos Educadores.

Foi um movimento lindo! Alunos, famílias, professores, funcionários chegavam e permaneciam o tempo possível, integrando-se à oração. Houve momentos em que alunos da Educação Infantil e do Ensino Médio compartilhavam o mesmo espaço para rezar, muito compenetrados e sintonizados diante de Nossa Senhora.

No meio da agitação do pátio, também houve quem se aproximou apenas por curiosidade, mas acabou entrando e ficando para rezar.

Importante destacar que a tenda estava decorada com painéis feitos com muito carinho pelas crianças do Tuin, ilustrando as diferentes devoções marianas.

Dezenas do terço são produzidas pelas crianças

Ao longo do mês de maio, as turmas 11C e 11F realizaram estudos sobre a Mãezinha do Céu, a Mãe de todos nós, conhecendo alguns de seus nomes e orações.

Segundo as professoras Daniela e Maira, as crianças se empenharam na confecção de uma dezena do terço, feita com miçangas. Assim, no dia 25, estavam animadas em poder participar do momento das Mil Ave-marias, que ocorreu na escola, utilizando na prática as suas dezenas, feitas com muito carinho e significado.

Projeto X: eletiva de Produção e Edição de Vídeos

Chegou ao fim o curso de “Produção e Edição de Vídeos”, ministrado pelo professor Lucas Cyrino. A atividade extracurricular para os alunos do Ensino Médio teve duração de 5 semanas e envolveu os processos de roteirização, seleção de locações para imagens, gravação, edição e pós-produção.

Os estudantes que participaram do curso produziram vídeos sobre os espaços da escola de que mais gostam e se identificam. A gente adorou ver nossos alunos demonstrando suas habilidades e expressando seu vínculo com a escola! O resultado pode ser conferido em nosso Instagram: @santadoroteia.RS .

Professor Ronaldo conclui o doutorado

Nesta semana, o professor Ronaldo Eismann de Castro (Química e Coordenação do NIC) defendeu sua tese de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da UFRGS.

O Prof. Ronaldo apresentou sua pesquisa “A música no ensino de Ciências: contribuições e perspectivas na educação” e obteve aprovação, tornando-se o mais novo Professor Doutor doroteano.

OBMEP: Aulão preparatório

O dia 25 também foi de aulão preparatório para a Olimpíada Brasileira de Matemática, que se inicia no dia 31 de maio. Os alunos fizeram atividades de revisão, esclareceram dúvidas e estudaram, com orientação dos professores, utilizando questões das edições passadas.

As atividades foram importantes para preparar os alunos para esta que é a maior olimpíada de conhecimento do Brasil, reunindo mais de 18 milhões de participantes. Mas, também, foi uma ótima oportunidade de revisão e consolidação das aprendizagens.

Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Na sexta-feira, 19, os estudantes participaram da primeira etapa da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) de 2023. A OBA tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa.

Essa é uma das olimpíadas do conhecimento da qual já participamos obtendo destaque. Os grupos que avançarem para as próximas etapas poderão participar do processo de seleção das equipes internacionais.

14C: atividades sobre pintura rupestre

A turma 14C, da professora Cíntia Feijó, foi ao Laboratório de Biologia explorar os materiais e criar, com café, uma folha para a realização de pintura rupestre.

Esse é o tema de estudos nos componentes curriculares de História e Arte, que também vai se transformar em atividade para expressão artística dos alunos.

JB4: Experiência do milho dançante

A turma JB4, da professora Rayssa Mathos, está muito animada com o cuidado da horta do Ecoparque. Pensando nisso, as crianças começaram a estudar sobre os alimentos que são possíveis plantar, entre eles, um dos mais citados foi o milho.

A partir dessa conversa, a turma foi até o laboratório para saber mais sobre o milho através de uma experiência que parecia mágica. Alguns ingredientes foram necessários: milho, vinagre, bicarbonato de sódio e, é claro, um avental para cada aluno.

E a mágica aconteceu! Os milhos dançaram muito dentro de um recipiente ao som da música “Pula pula pipoquinha”, a pedido das crianças. A turma ficou muito empolgada e pediu para realizar a experiência mais de uma vez.

É para cantar parabéns? Deixa com a JB3

Na última quarta-feira, 24, a escola Santa Doroteia completou 66 anos de muita história. As crianças do Jardim B3, que adoram cantar parabéns, não perderam tempo e fizeram dessa data um momento muito especial. Os pequenos confeccionaram um cartaz de aniversário para a escola, cheio de desenhos e amor. Quando chegaram ao Ecoparque, tiveram a ideia de fazer alguns bolos de aniversário (de areia, só de brincadeira) para cantar parabéns. Foi um dia repleto de vivências, construções e afetos!

MAB1: produzindo bolinhos “de verdade”

Para comemorar os 66 anos do Colégio Santa Doroteia, os pequenos da turma MAB1 foram para a “cozinha”. De touca e avental, e com a ajuda da Profª Geny, as crianças fizeram deliciosos cupcakes que serviram para cantar parabéns para a escola e, é claro, fazer o lanche ser ainda mais especial!

JB2 e suas mamães

No dia 18 de maio aconteceu a Oficina das Mães do JB2. Durante a semana, as crianças prepararam um mimo repleto de carinho para as mães, presenteando-as com uma fronha decorada por elas. Junto ao presente, foi entregue um cartão recheado por ilustrações de como cada filho vê e sente sua mãe, os detalhes das expressões, a forma como se vestem e principalmente foram retratados os momentos especiais que ficam registrados no coração: “adoro ver filminho no sofá com a mãe”, “eu gosto de ver o arco-íris junto com ela e passear na pracinha”, “eu A-M-O ficar agarradinha na minha mamãe”, “quando a gente passeia com os nossos cachorros”.

Na oficina, as mães vivenciaram momentos de afeto e fofura num jogo que envolveu muitos abraços e beijinhos, além de coceguinhas e boas risadas. No final, todos tiveram um momento de reflexão sobre o “tamanho” do amor e as formas como esse sentimento pode ser “medido” entre as mães e os filhos a partir da história “Adivinha o quanto eu te amo”.

JB1: Quais são os segredos da natureza?

Na hora do conto, a turma conheceu a história "A coruja que me contou - As histórias mais curiosas da natureza”, escrita por Lulu Lima. O texto traz perguntas instigantes: Como a girafa ficou pescoçuda? Como o pôr do sol ficou alaranjado? Imagine responder a essas perguntas a partir da imaginação de uma criança. Quantas explicações fantásticas surgiram!

Ao final do livro, são apresentados alguns questionamentos: “Como os passarinhos ficaram coloridos?”, “Por quê o elefante tem orelhas enormes?”, “Como o Tamanduá provou a primeira formiga?”, “O que o hipopótamo tanto faz embaixo da água?", entre outras. Assim, após a contação, a turma debateu possíveis respostas.

Surgiram diálogos surpreendentes, como: "Os passarinhos ficaram coloridos porque eles viram um pintor fazendo uma linda pintura, se distraíram com a pintura e acabaram caindo na lata de tinta", "Os passarinhos ficaram coloridos porque Jesus os fez assim, Ele disse - ‘Que façam os passarinhos coloridos’ e assim eles ficaram coloridos", "O elefante tem orelhas grandes para proteger o filhote quando chove e fazer para ele um abrigo em qualquer lugar", "As orelhas do elefante são grandes para ele ouvir de longe o rugido do tigre e poder esconder e proteger rápido o seu filhote", "Eu acho que o Tamanduá estava passando a língua no chão e provou uma formiga, aí ele seguiu procurando mais, até encontrar o formigueiro. Lá ele comeu muitas formigas, até que experimentou a formiga rainha que era a mais gostosa de todas".

Por fim, as crianças fizeram um cartaz coletivo, expressando o que foi conversado.

JA2: Modelagem com argila

Seguindo a exploração com os elementos da natureza na turma do JA2, as crianças revisitaram um material que tinha sido já previamente explorado por elas: a argila. Assim, foram convidadas a manuseá-la ao longo da semana, retirando pedrinhas, amassando, molhando quando necessário, até que se interessaram por fazer modelagens a partir das imagens dos ninhos de passarinhos.

Enquanto modelavam, sentiam dificuldade para colocar detalhes em suas representações como os olhos e o bico dos passarinhos. Além disso, perceberam que as produções anteriores tinham quebrado e a argila tinha endurecido.

Por isso, testaram o manuseio da argila com água, o que dará melhor resultado e poderá ser reaproveitado para fazer novas modelagens.

Que desenho você já viu nas nuvens?

A partir de uma observação de movimentação das nuvens realizada por uma das crianças e a contação da história do livro "Nina, a nuvenzinha viajante" da autora Tatiana Veleda, algumas crianças do Maternal B3 começaram a se interessar pelas nuvens.

Ao observá-las, perceberam que elas podem parecer com alguns desenhos, como o de um cachorro, de um avião, de um coração e até mesmo de um dinossauro.

Para auxiliar, as crianças contaram com um objeto de observação das nuvens. Nele, além de um espaço para observar, elas descobriram que existem nuvens diferentes e que cada uma tem um nome.

Foram alguns momentos bem divertidos em busca das nuvens e os desenhos que elas podem formar. E você, já parou para observar as nuvens?

No dia do aniversário, reunião sobre eventos

A reunião de professores da Educação Infantil e Anos Iniciais, no dia 24, aconteceu em sintonia com o clima festivo pelo aniversário do Colégio. Professores e a equipe pedagógica participaram de um diálogo sobre Eventos, conduzido pela Jornalista Grace Becker, assessora de comunicação da escola.

Ao final, fazendo o registro também em clima de aniversário, a foto do grupo incluiu os balões de 66 anos.

Agenda

Este boletim informativo digital é dirigido aos pais e responsáveis de alunos do Colégio Santa Doroteia de Porto Alegre.
www.santadoroteia-rs.com.br
facebook.com/sdoroteia/

Se não quiser mais receber mensagens do Colégio Santa Doroteia, por favor mande um e-mail para atendimento@santadoroteia-rs.com.br.