|
|
|
Vamos festejar? É dia 24 de junho!!!
Estamos preparando uma festa junina pra lá de boa, com muita música, comidinhas e atrações, incluindo as lindas apresentações dos alunos da Educação Infantil ao 5º ano. Nossa festa acontecerá das 10h às 16h30.
Para que tudo transcorra com animação, mas também com segurança e tranquilidade, neste ano haverá limite de ingressos. Cada aluno da Educação Infantil ao 5º ano receberá, gratuitamente, 3 pulseiras de acesso (1 para aluno e 2 para familiares). Pulseiras extras poderão ser adquiridas na semana da festa, ao valor de R$ 5,00 cada.
As informações detalhadas serão enviadas para as famílias na próxima semana. E bora festejar! | |
|
Corpus Christi: tapete da fé é produzido pelos alunos
Inspirados pela tradição dos tapetes coloridos montados para a celebração de Corpus Christi, as turmas de 6⁰ ano ao Ensino Médio criaram painéis que formaram um expressivo Tapete da Fé.
Orientados pelos professores Éder e Vitor, de Ensino Religioso, nossos estudantes produziram os painéis após momentos de reflexão e oração. O Tapete da Fé foi montado no corredor ao lado do teatro da escola. | |
|
Visita ao Theatro São Pedro
O Prof. Lucas Cyrino acompanhou a turma 22A, do Ensino Médio, em uma visita guiada ao Theatro São Pedro.
Os alunos conheceram a história do Theatro e sua vizinhança, na Praça da Matriz, e puderam visitar vários detalhes do espaço, como os camarins, o Memorial e uma parte do Multipalco Eva Sopher.
Ainda em junho será a vez da turma 22B, e os desdobramentos do projeto continuarão na escola, com o trabalho de leitura dramática e encenação da peça Sonho de uma noite de verão, de William Shakespeare. | |
|
7º ano: Upcycling na prática
Após estudar os conceitos de recycle e upcycle na aula de Língua Inglesa, a turma 17E foi ao Espaço Maker para criação de um Phone Holder.
Ao criar um suporte de celular feito de material reciclável, os alunos colocaram em prática o conceito de upcycling, que propõe o reaproveitamento de objetos antigos, com muita criatividade e respeito ao meio ambiente. | |
|
4º ano: Learning and Fun
Uma das melhores maneiras de aprender e praticar a Língua Inglesa é com games. Por isso, os alunos das turmas de 4º ano foram ao espaço HubTech para realizar jogos on-line e praticar o vocabulário estudado durante as aulas.
O resultado? Alegria, diversão e muito aprendizado. | |
|
5°ano: Campanha de Alimentação Saudável em Língua Inglesa
As turmas de 5º ano da tarde foram desafiadas pelo Teacher Tales a expressar, em inglês, formas criativas de divulgar a importância da alimentação saudável.
A atividade voltada para o gênero textual “slogan” rendeu pôsteres criativos e com mensagens importantes para todos! | |
|
Exercício de oralidade com as primeiras lembranças
Em Língua Portuguesa, a turma 13E, da Profª Tamires, se saiu muito bem na proposta para exercitar a oralidade, relatando lembranças dos primeiros anos de vida.
A atividade foi realizada com o auxílio da família, enfeitando uma caixa de sapatos e guardando nela objetos que foram importantes.
As crianças apresentaram os objetos e contaram aos colegas algumas informações, como “Eu era: quietinho, dormia pouco ou dormia bem? Chorava muito e fazia manha? Gostava de tomar banho? Usava chupeta? Fiz alguma travessura?”
Foi um momento muito especial para se expressar oralmente e conhecer um pouco mais sobre os colegas. | |
|
Classroom in a box
Os students do primeiro ano levaram uma shoes box para a school. Nosso objetivo? Colocar a classroom ali dentro!
Para apresentar a proposta, a Teacher Fran Marafon levou um modelo para ilustrar a explicação, e neste momento, os students comentaram que as salas de aula "ficam umas em cima das outras", como um building (prédio). Logo, as turminhas pensaram em uma forma de organizar as classrooms nas caixas de sapato como se fosse a nossa school mesmo.
Utilizando recyclable materials, stickers e detachables (destacáveis) do book, o resultado foi encantador! | |
|
Encontro sobre Disciplina Positiva
Na última quarta-feira (31/05), os pais dos Jardins B da Educação Infantil do Colégio tiveram um momento com a Orientadora Educacional Marina Gomes e a Psicóloga Escolar Ana Paula Machado para dialogar sobre Disciplina Positiva.
Marina e Ana Paula trouxeram o histórico da Disciplina Positiva bem como os resultados a longo prazo dessa prática no desenvolvimento da criança. Neste sentido, foi explorado por exemplo o porquê de não ser indicado o uso de castigo e punições na criação das crianças, dando dicas de como esses manejos podem ser feitos.
No encontro, as famílias puderam trazer suas dúvidas, angústias e conquistas para compartilhar com o grupo, que também contava com a participação das Professoras. Foi um encontro produtivo, cheio de trocas!
A Disciplina Positiva também será tema compartilhado com as famílias de Maternais e Jardins A da Educação Infantil. | |
|
JB3 e suas descobertas sobre animais noturnos
A turminha anda animada com as experiências relacionadas com o projeto sobre o dia e a noite, e no momento estão pesquisando sobre animais noturnos.
A Profª Ana Carolina fez uma adaptação da brincadeira "Quem eu sou?", na qual as crianças receberam algumas cartas mágicas que só podiam ser reveladas utilizando a luz da lanterna, e assim descobriram qual animal estava na sua carta. Depois, a professora leu algumas informações e as crianças tiveram que adivinhar de qual animal ela estava falando, e quando soubessem a resposta, tinham que revelar utilizando a lanterna.
Foi uma forma bem divertida de aprender sobre os animais noturnos. | |
|
JB2: Foguetes e sementes
A turma JB2 realizou, nesta semana, o lançamento do foguete com a missão de ir em busca de informações sobre as características de cada um dos planetas que compõem o Sistema Solar, recolhendo dados sobre seu território e componentes: há luz solar e calor adequados, ar (oxigênio), água e alimento para poder existir vida?
Com essa proposta, experimentaram a mistura de dois componentes químicos, um líquido e outro sólido (vinagre e bicarbonato de sódio), que, juntos reagiram formando um terceiro elemento que é o gás e, por isso, houve uma “grande força” que impulsionou o foguete de brinquedo. Foi um dia de grande empolgação e interesse das crianças pelas misturas e reações químicas.
Também aconteceu o plantio de sementes que serão observadas ao longo das semanas para a análise de seu desenvolvimento. Cada uma foi privada de algum elemento básico para o desenvolvimento da vida, a fim de comprovarmos nossas hipóteses: uma porção de sementes recebeu os quatro elementos básicos para a vida, conforme a hipótese das crianças: alimento (“terra com vitaminas”), água, ar e “solzinho”; outra porção está privada de ar, pois encontra-se em uma garrafa fechada; e a última porção fechada em uma caixinha escura, privada da luz solar. Agora, prosseguem as observações diárias e a dúvida: quais sementes germinarão? | |
|
MAB2: Observando as árvores
Em uma saída de pesquisa, as crianças do MAB2 fizeram várias descobertas e levantaram muitas hipóteses sobre as árvores que estão no pátio da nossa escola.
Com a ajuda do binóculo produzido por elas próprias, as crianças observaram as folhas, troncos e até arriscaram dizer que uma árvore era limoeiro, outras acharam ser um coqueiro (sendo um algodoeiro).
A busca de informações continua, assim como os questionamentos das crianças! E isso é muito empolgante! | |
|
JB4: Um regador, boas risadas e novas experiências na horta do Ecoparque
Após a pintura e organização na horta do Ecoparque, as crianças do JB4 iniciaram novos cuidados: primeiro, regando as plantas, o que aconteceu em um dia ensolarado com muita interação entre as crianças: “Pode me ajudar a segurar o regador?” ; “Está pesado, segura embaixo que eu seguro em cima”; “ Precisamos cuidar da água e não afogar as plantas” .
Durante as conversas, a Profª Rayssa percebeu que as crianças criaram estratégias para se ajudar enquanto regavam a horta.
Os fazendeiros do JB4 estão animados para as próximas vivências na fazenda Arco-íris e tudo está sendo registrado para apresentação na Mostra de Iniciação Científica. | |
|
Nova equipe da CIPA toma posse
Aconteceu nesta quarta-feira (07) a posse da equipe que integra a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes na gestão 2023-2024.
Foram eleitos, como representantes dos funcionários: Gustavo Tyska de Souza, Andréia Kunzler e Mariana Gomes, tendo como suplentes Leonardo Alves e Adelar Menezes.
Os representantes do Colégio, como empregador, são Janaina Kunzler, Jaqueline Abruzzi e Leodir Fontana. | |
|
12 de junho: Dia de Santa Paula Frassinetti
Na próxima segunda-feira, celebraremos o dia de nossa querida fundadora, Santa Paula Frassinetti.
Paula foi uma mulher admirável, que em pleno século 19, em meio às revoltas que marcaram a unificação da Itália, perseguições e até mesmo epidemias, construiu uma sólida obra de fé e educação, que hoje está presente em diversas partes do mundo.
As Irmãs Doroteias preservaram mais de 800 cartas escritas por Paula Frassinetti, de onde se depreendem os acontecimentos históricos, a formação e expansão da Congregação e orientações que ainda hoje são atuais e iluminadoras para nós.
Das cartas, foram extraídas frases inspiradoras, que podem ser lidas (separadas por assunto) no livro Palavra-Vida, organizado pelas Irmãs Diana Barbosa e Maria Margarida Furtado Martins, Doroteias de Portugal.
O conteúdo, digitalizado, está disponível para consulta em nosso site: https://santadoroteia-rs.com.br/palavra-vida/
Convidamos você a ler e conhecer melhor essa mulher tão especial que, dos céus, intercede por nós. | |
|
|
|
|
|
|
|
|
Se não quiser mais receber mensagens do Colégio Santa Doroteia, por favor mande um e-mail para atendimento@santadoroteia-rs.com.br. | | |