Para fazer contato com o Colégio Santa Doroteia, por favor mande um e-mail para atendimento@santadoroteia-rs.com.br

Tá chegando o dia! Já garantiu seu ingresso?

A festa acontecerá com chuva ou com sol, mas ao que tudo indica, o tempo será perfeito para se divertir em família em nossa Festa Junina, no próximo sábado (24), das 10h às 16h30.

Ingressos extras poderão ser adquiridos por R$ 5,00 cada, antecipadamente, até sexta-feira, 23/06, nas portarias da Mali e Alberto Silva, nos seguintes horários: 7h15 às 8h; 11h30 às 14h; 17h às 18h.

A venda antecipada está limitada a alunos e familiares de alunos, mediante apresentação de crachá ou app ativo no celular, com limite de aquisição de 5 ingressos por aluno.

No dia da festa, haverá um número limitado de ingressos disponíveis para a venda, respeitando o limite para que não haja superlotação. Então, garanta o seu!

Inteligência Artificial na Educação: palestra para professores

Os professores e equipes de 6º ano ao Ensino Médio, de nossas duas escolas de Porto Alegre, participaram de um encontro com o Prof. Renato Ventura Bayan Henriques, que é Mestre em Engenharia Elétrica, Doutor em Engenharia Mecânica e Professor Titular da UFRGS no Programa de Pós-graduação em Informática na Educação.

Além de trazer informações sobre a Inteligência Artificial, seu histórico e possibilidades futuras, o Prof. Renato abordou como os educadores podem lidar com os recursos de Inteligência Artificial na escola, no dia a dia dos alunos, e no planejamento do professor.

Com vasto conhecimento e experiência nas áreas da computação e robótica, o palestrante fez questão de enfatizar as questões humanas que são insubstituíveis, e a importância da formação de pessoas éticas para que, mesmo nas aplicações simples do cotidiano, os recursos da inteligência artificial sejam apoiadores de uma educação consistente, e não apenas um facilitador que dá respostas prontas.

9º ano: aula no Museu

Os alunos das turmas de 9º ano foram ao Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS a fim de observar com detalhes algumas das exposições relacionadas às disciplinas de Ciências Biológicas e Ciências Químicas, sob a orientação das professoras Jéssica Streb e Solange Araújo.

Além de visitar as mostras “A viagem do Beagle” e “Marcas da Evolução”, os estudantes puderam explorar uma tabela periódica interativa, que demonstra como os compostos químicos estão presentes no cotidiano.

Após observar o que as professoras tinham solicitado, ainda houve tempo para os estudantes visitarem mostras relacionadas aos seus próprios interesses.

3º ano: desafio no Espaço HubTech

A turma 13E estava animada estudando as formas geométricas com as peças de um Tangram, feito em aula. O Tangram é um quebra-cabeças de origem chinesa que possui 7 peças com formas geométricas: 2 triângulos grandes, 2 triângulos pequenos, 1 triângulo médio, 1 quadrado e 1 paralelogramo.

Depois de treinar bastante em aula, os alunos participaram de um desafio no espaço HubTech: montar imagens digitais utilizando todas as peças do Tangram.

Guess who? Versão em inglês do Cara-a-cara diverte o 3º ano

As turmas de 3º ano, com o Teacher Luciano, produziram um Guess who (jogo “cara-a-cara”) para identificar as características físicas de seus personagens em inglês. Os próprios alunos desenharam os rostos, cada um com suas particularidades, para depois jogarem uns com os outros.

A atividade proporcionou aos alunos exercitar o raciocínio, a memória e desenvolver o vocabulário relacionado ao rosto, como a cor dos olhos e os diferentes estilos de cabelo, por exemplo.

Firmes na próxima etapa da OBMEP

Temos aqui o registro da entrega da Menção Honrosa à nossa aluna Verônica Hofmeister Mendonça, por sua participação na Olimpíada Brasileira de Matemática em 2022.

E, na edição 2023 da OBMEP, além da relação de alunos publicada na edição passada, também prosseguem os seguintes alunos:

Nível 2 (8º e 9º anos): Camila Rodrigues Alves da Silva, Eduardo Bucken Spader, Luis Gustavo Correa Licidonio, Arthur Henrique Bunecker, Erik Collares Teixeira, Vinicius Lang Vicente, Verônica Hofmeister Mendonça.

Nível 3 (Ensino Médio): Júlia Beatriz Begossi Martins, Laura Rodrigues Borges, Igor Machado Albella, Fátima Kellermann Zatt, Teresa Hofmeister Mendonça, Tiago Kerber Alves, Eduarda Stasiak Ferret.

Ficamos muito felizes pela participação e ficamos na torcida!

Let's move your body with the 2nd grade groups!

Nossos students das turmas de 2º ano iniciaram o conteúdo de body parts, e nada melhor do que aprender se divertindo. Assim, a Teacher Franciele da Silva colocou a gurizada para dançar!

Ao longo da semana, os alunos aprenderam sobre o vocabulário e também produziram um dado com "Body and Actions" para jogar com os colegas. It was a very amusing week!

JB4: construção do poço da história da Santa Paula

As turmas da Educação Infantil foram convidadas a representar momentos da vida de Santa Paula. O JB4 ficou responsável por representar uma parte muito importante da vida da fundadora. As crianças escutaram atentas sobre o momento em que Paula recebe os soldados e oferece água retirada de um poço.

A turma representou outras formas de gentileza nos “tijolos” do poço confeccionado com caixa de papelão, folhas coloridas e tinta têmpera. Cada criança desenhou o que seria gentileza e muitas ideias foram registradas entre elas:
Gentileza é…“Doar uma roupa no frio”, “Dar comida para quem não tem” e “Oferecer amor às pessoas”.

E, depois de tantos registros, o poço do JB4 ficou colorido e cheio de afeto.

Santa Paula sempre presente no JB3

Na semana anterior, a escola comemorou mais uma data importante referente à Santa Paula Frassinetti e é claro que as crianças do Jardim B3 não poderiam ficar de fora dessa!

A partir de um vídeo, elas puderam conhecer de uma forma atrativa um pouquinho mais sobre a história dessa mulher tão forte. No espaço do recanto, as crianças exploraram quadros que ilustram a história de vida de Santa Paula, especialmente um, que conta sobre um episódio bem marcante de 1839, a tempestade.

Os pequenos do JB3 ouviram a história e depois recontaram da sua forma, assim como, construíram lindos desenhos ilustrando esse momento.

June Festival with Kindergarten / Festa Junina com a Educação Infantil

A Teacher Arícia trabalhou com as crianças da Educação Infantil o vocabulário referente às comidas típicas que encontramos em nossas festas juninas (popcorn, cotton candy, candy apple), os jogos populares e outros elementos que encontramos nos festejos, como fogueira, vestimenta, chapéu de palha, etc.

O vocabulário foi trabalhado de maneira contextualizada e lúdica, permitindo às crianças muita diversão!

JB1: Aprendendo e brincando com blocos lógicos

De forma espontânea e alguns recursos, as crianças participam de momentos de muita aprendizagem! Como quando uma aluna usou os blocos lógicos para criar diferentes tipos de moradia.

Um colega logo sentou junto, se interessou pelo que estava sendo feito e ofereceu ajuda. Não demorou muito para o grupo aumentar para três, e aqueles blocos que antes estavam sendo montados de forma despretensiosa se transformaram em um zoológico, uma fazenda e um shopping.

Quantas habilidades diferentes foram exploradas nessa troca! Durante a Educação Infantil, o brincar proporciona aprendizagens que acompanharão a criança em sua vida.

Jardim A1 flutuando no espaço

Utilizando os recursos de chromakey (o fundo verde usado nos filmes) e projeção de imagem, disponíveis no Espaço Maker da escola, as crianças do Jardim A1 puderam se ver no Espaço Sideral, flutuando pelo Espaço, caminhando e pulando na Lua.

Quando visualizaram sua imagem no monitor, algumas crianças ficaram bem à vontade, gostando de se ver. Outras, reagiram com timidez. Mas, nos momentos em que todos puderam se ver ao mesmo tempo, foi uma alegria. Teve até pose para “foto no Espaço”.

MAB3: Experiência de luz e sombra

A turma do MAB3 iniciou as experiências relacionadas ao projeto "Bloco de papel", que surgiu pelo interesse das crianças sobre descobrir de onde vem o papel. Para iniciar, os pequenos descobriram que na pré-história não existia papel e que os homens pré-históricos usavam as cavernas para realizar os seus desenhos.

A partir dessa descoberta, eles exploraram imagens de desenhos rupestres e até construíram uma caverna dentro da sala de aula. Em uma dessas pesquisas, foram ao teatro do colégio para realizar uma experiência de luz e sombra com imagens e vídeos dos homens pré-históricos, das cavernas e dos desenhos rupestres. Foi uma experiência muito interessante!

Agenda 2023

Este boletim informativo digital é dirigido aos pais e responsáveis de alunos do Colégio Santa Doroteia de Porto Alegre.
www.santadoroteia-rs.com.br
facebook.com/sdoroteia/

Se não quiser mais receber mensagens do Colégio Santa Doroteia, por favor mande um e-mail para atendimento@santadoroteia-rs.com.br.