Para fazer contato com o Colégio Santa Doroteia, por favor mande um e-mail para atendimento@santadoroteia-rs.com.br

Marque na agenda: 8 de julho é dia de festa do conhecimento

No sábado, 8 de julho, acontecerá a Mostra de Iniciação Científica 2023, com abertura oficial às 8h30 nas quadras do complexo esportivo.

Para os alunos, é um sábado letivo, para o qual estão convocados. As turmas de Educação Infantil ao 5º ano receberão orientações sobre horários de apresentação e visita à mostra, de acordo com organização das professoras.

Estudantes de 6º ao Ensino Médio, mesmo que não estejam expondo, devem comparecer à Mostra para percorrer as exposições, acompanhar as defesas orais e aproveitar o evento ao máximo.

As famílias estão convidadas! A programação detalhada será enviada em breve.

Nossa Festa Junina foi pra lá de boa!

Nossa Festa Junina, em 24 de junho, foi dia de sol (e até um pouco de calor), com a escola cheinha (na medida certa) de pessoas e repleta de alegria.

Além das belas apresentações dos alunos, quem veio pode aproveitar os espaços de alimentação, brinquedos, brincadeiras e a oportunidade de confraternização, entre amigos.

Havia, também, muitos recantos preparados com capricho para fotos caprichadas dos nossos caipirinhas.

É sempre muito bom reunir nossa grande família Doroteana!

Terceirão: visita à infância

Motivados pelo Prof. Vítor Bielasky, de Ensino Religioso, os formandos do Ensino Médio foram convidados a refletir sobre suas lembranças, os momentos que vivenciaram na trajetória estudantil e o que diriam a si mesmos se tivessem oportunidade de voltar no tempo. Em seguida, uma turminha de formandos do Jardim B os visitou em sala de aula.

Nesse segundo momento, as turmas puderam conversar bastante, falar um pouco sobre o que os “pequenos” tinham a dizer para os “grandes“ e vice-versa. No final, foi todo mundo brincar junto no Ecoparque, em um momento de descontração.

O dia de sol permitiu uma brincadeira leve e agradável, e os formandos de todas as idades, felizes com a experiência, pediram mais momentos assim.

Tradição, sentimento e proteção

Depois de conhecer sobre a tradição de origem indígena e africana de fazer máscaras de animais como símbolo de proteção dos sentimentos ruins, os estudantes das turmas de 6º ano do Colégio Santa Doroteia e da Escola Santa Doroteia Planalto escolheram o animal para a sua máscara, identificando quais dos seus medos seriam espantados com ela.

Eles apontaram de forma emocionante as suas escolhas e seus medos - a preguiça para espantar a ansiedade, a coruja para proteger da escuridão, o leão com sua força, o tigre com sua velocidade, entre muitos outros. Com as escolhas feitas, produziram suas próprias máscaras com o material disponível, assim como as tribos precisam recolher do ambiente natural os recursos para confeccionar as suas. A criatividade rolou solta na produção das máscaras de proteção.

15A participa de Assembleias de turma

A turma 15 A tem participado, quinzenalmente, de assembleias mediadas pela Psicóloga Escolar Ana Paula Machado. Em cada encontro os estudantes fazem o exercício de pensar e escrever em papéis o que eles entendem que está e o que não está funcionando bem na turma.

O que está bem é exposto para os colegas e, a partir do que não está bem, uma votação é feita para definir qual será o assunto da assembleia naquele dia.

Após a definição do tema, enquanto um estudante (também eleito por votação) faz a Ata, os demais estudantes iniciam a apresentação do problema e em seguida dão sugestões de como chegar a uma resolução.

As assembleias ajudam a promover um espaço de diálogo e escuta respeitosa. Essa prática também contribui para a sistematização do pensamento, avaliação do contexto e a desenvolver ferramentas para resolução de problemas.

14C: explorando os sólidos geométricos

Durante a semana, a turma 14C conheceu e explorou os sólidos geométricos a partir de diferentes apresentações, finalizando com uma tarde de criação prática utilizando massinha de modelar e palito, representando arestas e vértices das formas criadas.

Assim, a aula de matemática da Profª Cíntia Feijó foi ainda mais interativa, cheia de significado e com jeitinho de produção artística.

13C: estudos sobre o Sistema Solar no Espaço HubTech

A turma 13C, da Profª Mônica Dutra, escolheu o Sistema Solar como tema do projeto para a Mostra de Iniciação Científica da escola.

Entre os muitos estudos e pesquisas sobre esse assunto, a turma também foi até o espaço HubTech para experimentar um jogo educativo sobre o Sistema Solar e, com isso, descobrir mais algumas informações sobre os planetas e todos os corpos celestes que estão sob seu domínio gravitacional.

12G e as Abelhas-robô

A turma 12G participou de uma atividade envolvendo robótica, desenvolvida no espaço Maker. Isso porque os alunos estudaram e pesquisaram sobre as abelhas, assunto escolhido para a Mostra Científica.

Os estudantes aprenderam que a abelha é um inseto muito importante para a polinização de flores, plantas e frutos, ou seja, sem ela o mundo teria menos cor e sabor.

Após muitas atividades, a 12G foi desafiada e, com o auxílio da Profª Daniela Galante, que ministra as aulas extracurriculares de Robótica, elaborou uma "abelha robô", que voava e fazia um zumbido (som reproduzido por esse inseto).

Depois de muitas tentativas, descobertas, aprendizado, diversão e, claro, muita paciência, o resultado foram quatro belas abelhinhas (robóticas) voando e “polinizando” as lindas flores da turma.

JB4: Construindo um dicionário

A turma JB4 foi desafiada a construir um dicionário de palavras típicas da zona rural. Mas, antes de iniciar a produção das páginas, as crianças foram questionadas sobre o que elas imaginavam ser um dicionário e algumas respostas foram registradas: "Eu acho que o dicionário é uma árvore bem grande", "Dicionário é quando estamos felizes", "Eu já ouvi essa palavra, acho que é uma revista de carro".

Depois de algumas hipóteses, as crianças descobriram que o dicionário é um livro recheado de palavras e significados. A turma foi dividida em pequenos grupos para a elaboração da ilustração de algumas palavras, entre elas: liró, boia, cafuringa e muitas outras.

O dicionário estará exposto na sala amarela e, no dia da Mostra de Iniciação Científica, todos estão sendo aguardados para apreciar!

JB3: a vida na natureza

As crianças do Jardim B3, sempre muito atentas, vivem encontrando diversos animaizinhos no Ecoparque. Dessa vez, encontraram em uma árvore, em meio a tantos galhos e folhas, um passarinho em um pequeno ninho e, é claro, a turma toda se apaixonou à primeira vista.

Logo surgiram muitas falas, como: "Será que é a mamãe?, "Eu acho que ela está chocando muitos ovinhos", "Eu acho que ela está construindo o ninho, isso sim" e "Será que já tem filhotinhos?". Os pequenos ainda não sabem se a construção do ninho já está finalizada, mas a turma vai seguir observando e admirando o tanto de vida que é encontrada na escola.

JB1: arranjos para a Festa Junina e pescaria

Os pequenos confeccionariam arranjos para deixar a Festa Junina ainda mais bonita e resolveram que, de alguma forma, queriam envolver o projeto da turma “O que tem dentro do ovo?”. A turma toda pensou em maneiras de misturar os temas e o resultado foi fazer uma das brincadeiras favoritas: a pescaria.

A partir da ideia, cada aluno decidiu o peixe que queria “pescar”, e como foram muitos os diferentes peixes citados, os pequenos pesquisaram também de que tipo de ovo eles nasciam. Depois, a turma utilizou garrafas para fazer o rio e coloriu. No final, os estudantes colocaram bolinhas de gel na água e acompanharam o processo de crescimento. Foi uma tarefa muito divertida!

Quanto pesa a roupa de um astronauta?

As crianças do Jardim A1 queriam pesquisar sobre as roupas que os astronautas usam e descobriram que elas podem pesar 55 quilos. A partir dessa informação, foram para a balança, pesaram a si mesmos, alguns objetos e fizeram um gráfico com as informações obtidas.

Para entender o que corresponde ao peso de 55kg, os pequenos pesaram a auxiliar do MAB1, Jennifer, e observaram que ela pesa mais ou menos como uma roupa de astronauta. Tentaram levantá-la individualmente e em grupo, mas sem sucesso, e perceberam que esse peso é muito difícil de pegar.

No final, a professora Lisiane Barbosa questionou a turma: “Essa roupa é tão pesada assim lá no espaço?” e ouviu a resposta: “Não! Lá a gravidade é diferente”.

MAB3: Tintas naturais e pinturas rupestres

A turma do Maternal B3 representou as pinturas rupestres feitas na pré-história e para isso produziu as suas próprias tintas naturais usando café, urucum, cúrcuma e carvão.

As crianças também confeccionaram seus próprios pincéis utilizando elementos da natureza como galhos e folhas coletados do Ecoparque do colégio.

Como as folhas alimentam as árvores se elas não têm boca?

As crianças do Maternal B2 conversavam sobre a forma de crescimento das árvores quando descobriram que uma das fontes de alimentação delas é a folha. Curiosos, os pequenos tentaram ver com uma lupa se encontrariam uma boca na folha, mas não foi possível.

Então, a turminha do MAB2 foi ao Laboratório de Biologia. Com o auxílio do microscópio, os alunos observaram as folhas e pedaços de tronco de árvore. Assim, foi possível ver pontinhos de cor e descobrir que esses pontinhos são por onde as folhas podem alimentar as plantas e ainda que o sol nutre as plantas.

Foi grande a empolgação da turma ao enxergar as células ou “tijolinhos” que ficam dentro da folha e do tronco. Algumas crianças conseguiram criar hipóteses como por exemplo: “Na folha tem muitos tijolinhos e no tronco tem menos”. Foi um momento muito especial e rico em descobertas!

MAB1 e os animais do fundo do mar

A turma do Maternal B1 segue explorando os animais do fundo do mar e, nesta semana, foi até o Espaço Maker para assistir o filme Procurando Nemo. Depois da sessão de cinema, as crianças conversaram sobre alguns aspectos relacionados aos estudos que têm sido feitos.

Os pequenos observaram que até no fundo do mar “eles” (os animais) ficam em família; que mesmo sendo diferentes, todos podemos fazer tudo.

As crianças falaram, ainda, da importância dos cuidados com as pessoas que moram conosco, assim como o faz o personagem do filme – um peixe pai que sai em busca do filho.

Agenda 2023

Este boletim informativo digital é dirigido aos pais e responsáveis de alunos do Colégio Santa Doroteia de Porto Alegre.
www.santadoroteia-rs.com.br
facebook.com/sdoroteia/

Se não quiser mais receber mensagens do Colégio Santa Doroteia, por favor mande um e-mail para atendimento@santadoroteia-rs.com.br.