|
|
|
Primeiras doações entregues!
Assim que iniciamos a divulgação de que a portaria da Rua Mali estava funcionando como ponto de coleta de doações para as vítimas das enchentes, na tarde do dia 7 de setembro, as contribuições começaram a chegar (mesmo sendo feriado)!
Em menos de 24 horas, já foi possível fazer a primeira entrega à Defesa Civil, apoiando o movimento para atendimento das comunidades atingidas pelas chuvas. As doações prosseguem chegando e no sábado, dia 9, a escola providenciará nova entrega.
Agradecemos a mobilização solidária e esperamos seguir ajudando! Toda contribuição é bem-vinda, de modo especial kits de higiene pessoal, materiais de limpeza e água. | |
|
Marque na agenda e prepare a pilcha: dia 23 tem festa!
No dia 23 de setembro acontecerá a edição 2023 da nossa Festa Farroupilha. Com o tema “É coisa de Gaúcho”, nosso evento terá apresentações dos alunos da Educação Infantil ao 4º ano, os tradicionais Bolachitos produzidos pelo 5º ano, música, comidas típicas, brincadeiras, brinquedos e espaço para celebrarmos as tradições gaúchas entre amigos.
E para que todos possam festejar, os alunos de 6º ano ao Ensino Médio terão um Recreio Farroupilha especial na sexta-feira, dia 22 de setembro.
Em breve, serão divulgadas as informações detalhadas. | |
|
Mostra de Iniciação Científica: momento de premiação
Na quarta-feira, dia 6, aconteceu a solenidade de premiação dos estudantes cujas pesquisas foram destaque na Mostra Santa Doroteia de Iniciação Científica de 2023.
Os grupos e turmas que obtiveram distinção subiram no palco do teatro e receberam os cumprimentos das Diretoras, do Coordenador do Núcleo de Iniciação Científica, das Supervisoras e dos Orientadores presentes.
A relação completa dos alunos e turmas que se destacaram e as fotos dos momentos de premiação podem ser vistas no site do Colégio: https://santadoroteia-rs.com.br/estudantes-que-se-destacaram-na-mostra-cientifica-de-2023-sao-premiados/ | |
|
Arte dos nossos alunos em exposição na PUCRS
Aconteceu no dia 4 de setembro a abertura oficial da mostra Olhares Poéticos do Cotidiano, promovida pelo Colégio Santa Doroteia com o apoio da PUCRS.
Com a presença de alunos expositores e suas famílias, da Direção, equipe e professores da escola, o evento teve, na abertura, o pronunciamento da Diretora Educacional Prof.ª Drª Marinice Simon e da Profª Thainá Botelho, que orientou os estudantes e desenvolveu o projeto no componente curricular de Arte, em turmas da 2ª série do Ensino Médio. O momento também teve música ao piano, executada pelo aluno Davi Subtil.
O hall da Biblioteca Central Irmão José Otão, da PUCRS, seguirá abrigando a exposição até o dia 14 de setembro, aberta ao público. | |
|
2º ano tem Formatura da Letra Cursiva
A Formatura da Letra Cursiva foi uma linda festa! Reunindo as turmas de 2°ano do Colégio Santa Doroteia e da Escola Santa Doroteia Planalto, a programação incluiu show de mágica, brincadeiras, juramento, diploma e muita empolgação.
Com o apoio das famílias, os formandos estavam com cartolas únicas e incríveis! O dia especial foi preparado e conduzido pelas professoras Tamara, Rita, Janaína Pinheiro, Janaína Valvassori, Andréa, Tatiane, Daisy, Aline e Elane, que colocaram muito amor em cada detalhe. | |
|
Semana da Pátria com participação dos alunos
Durante a semana da Pátria, alunos de todos os segmentos puderam acompanhar os momentos diários de hasteamento e de arriamento da bandeira nacional, ao som do Hino Nacional Brasileiro. | |
|
English Podcast: produção da 2ª série do Ensino Médio
Os alunos da 2ª série do Ensino Médio, do itinerário Produção Criativa, produziram podcasts que envolveram diversos assuntos abordados em Língua Inglesa.
Com a orientação do Teacher Charles Dorneles, titular de Inglês Instrumental, os alunos organizaram e produziram as entrevistas, e depois gravaram os podcasts de uma forma alegre e descontraída sobre temas como viagens, futebol, séries de televisão e dicas de como melhorar o inglês. You guys rock! | |
|
Pote dos Desejos na 14A
A turma 14A, em Ensino Religioso, realizou a dinâmica do Pote dos Desejos. Cada aluno escreveu três sentimentos que considerava importantes para si no seu cotidiano e os escreveu dentro de um coração. Depois, colocaram dentro do Pote dos Desejos e em seguida os corações foram distribuídos aleatoriamente entre os colegas.
Quando falamos em solidariedade, trabalhamos o autoconhecimento e a empatia. Por isso, fez-se a fala da dinâmica de que o que é bom para mim eu te desejo também. | |
|
4º ano: Nature feeling and search
Você já teve tempo para olhar e sentir a natureza ao seu redor? Pois os alunos das turmas de 4º ano do turno da tarde tiveram essa oportunidade durante as aulas de Língua Inglesa.
Em uma atividade no Ecoparque e em espaços do colégio, durante um sunny day, os alunos tiveram um momento de relaxamento e em seguida descreveram com palavras e frases o que viram da Mother Nature, colocando em prática o vocabulário trabalhado ao longo deste ano.
Em uma segunda atividade, as turmas de 4º ano do turno da tarde foram ao espaço HubTech para fazer uma pesquisa sobre a chegada do homem à Lua. The students buscaram informações como o ano da chegada, nome do foguete, tripulação, distância percorrida, e depois assistiram a um vídeo sobre esse fato histórico. | |
|
5º ano: Inglês na prática
As turmas de 5º ano do turno da tarde participaram de uma atividade de criação de frases e observação do espaço ao redor. O exercício consistiu em observar pontos específicos da escola, listá-los em inglês e usá-los, montando frases. Os alunos aproveitaram para curtir o dia de sol que surgiu no meio de uma semana chuvosa.
Em um segundo momento, as turmas estudaram um texto em inglês sobre como funcionam os termômetros e para que servem. A partir daí, os alunos realizaram um experimento guiado pelo Teacher Charles Dorneles, criando um termômetro caseiro que utiliza álcool 70%. | |
|
JB4: Como montamos um carro?
As crianças do JB4 estão contando os dias para iniciar uma viagem por algumas cidades do Rio Grande do Sul. Na última semana a turma realizou uma votação para decidir qual o meio de transporte que seria utilizado nesta viagem. O carro foi o meio de transporte escolhido e uma das crianças levantou uma dúvida: “Como montamos um carro?”
Para descobrir, a turma foi dividida em dois grupos e cada grupo recebeu um pedaço de papel pardo e algumas canetinhas. O desafio era que eles pudessem pensar juntos e construir um carro no cartaz, lembrando de todos os itens necessários, para que assim a turma tivesse um projeto e pudesse iniciar a construção com materiais não estruturados.
Muitas ideias foram surgindo e algumas pautas importantes, como: “Precisamos colocar um cinto no banco”, “O freio é importante, se não o carro pode bater”, “As luzes (faróis) do carro precisam aparecer também”. A cada conversa e registro dos desenhos as crianças foram compreendendo que, além de montar um carro, era necessário construir um automóvel seguro para a viagem.
A próxima etapa será o desafio de juntar os projetos dos grupos e construir juntos o meio de transporte que possibilitará às crianças momentos de brincadeiras no espaço do projeto e aprendizagens de novas culturas pelo estado do Rio Grande do Sul. | |
|
JB3: Descobrindo a Amazônia
A turminha do Jardim B3 está começando a conhecer um pouquinho sobre a floresta amazônica e, para iniciar essa viagem, as crianças foram convidadas a pesquisar junto de suas famílias quais meios de transporte podem ser utilizados para chegar até nosso destino final e quanto tempo leva de Porto Alegre até lá. Algumas pesquisas foram além e as crianças compartilharam com empolgação todas as descobertas que fizeram.
Desse modo, além de pesquisar sobre os meios de transporte, a turminha explorou no mapa onde estão localizadas as cidades de Porto Alegre e de Manaus, bem como alguns estados do Brasil por onde passa o avião até chegar ao destino final.
As crianças também fizeram uma grande descoberta: o boto cor-de-rosa existe mesmo! | |
|
JB2: Tudo se transforma
A semana passada foi encerrada, no Jardim B2, produzindo massinha de modelar. Teve conversa, observação e prática a respeito de conceitos importantes sobre as transformações: “Profe, então tudo do mundo se transforma, né?!”. Fizemos misturas que se transformaram em um dos brinquedos que o JB2 mais demonstra interesse: a massinha de modelar.
Logo, as crianças trouxeram a sugestão de registrar a receita numa folhinha para poder fazer em casa e, a partir desta ideia, ficou combinada a organização de um livro de receitas do JB2, que será mais um dos gêneros textuais produzidos ao longo do segundo semestre.
Após o preparo da massinha, foram modeladas as letras iniciais dos nomes e também figuras escolhidas pelas crianças. Além disso, aconteceu a mágica das cores, misturando as cores de massinha produzidas e encontrando uma nova cor, pois “tudo se transforma”. | |
|
JB1: Música e Expressão
O som é caracterizado por três qualidades que dependem da sensação que temos quando o ouvimos, são elas: altura, intensidade e o timbre. E foi a partir de experiências lúdicas e significativas que na última aula de Música e Expressão, além de conhecer um pouco mais sobre a intensidade, a turma pode relacioná-la com diferentes sensações e perceber o som fraco e o som forte.
Primeiro, utilizaram da audição e das mãos para sentir as diferentes vibrações produzidas pelas cordas no violão e, depois, se divertiram brincando com as "ondas sonoras" representadas por uma corda que, conforme o ritmo tocado, se mexia em velocidades diferentes para que as crianças a atravessarem. A turma cumpriu o desafio com empenho e alegria! | |
|
JA3: Diversão e descobertas com argila
A turma JA3 tem se divertido e feito grandes descobertas com o uso de argila, um material maleável que permite a exploração tátil para estruturar formas e também possibilita que as crianças utilizem a imaginação.
As atividades propostas, inclusive a produção de tinta a partir da argila, também têm o propósito de auxiliar no desenvolvimento da concentração e outras diversas habilidades. | |
|
JA2: Estudos sobre o céu
As crianças do JA2 estão estudando sobre o céu e muito curiosas para saber porque a lua aparece em algumas tardes e em outras não. "Será que o sol e a lua brigam no céu?".
Para dar início ao projeto, os pequenos registraram suas dúvidas e hipóteses e em seguida foram convidados a observar o céu divididos em grupos.
No ateliê, a turma realizou uma proposta de pintura na bandeja, desenhando com os dedos, e depois pressionando a folha, formando um carimbo do céu. Essa experiência possibilitou desenvolver o letramento, a motricidade e a imaginação. | |
|
JA1: Produção textual coletiva
A experiência iniciou com cada criança construindo seu palitoche. Cada um desenhou, recortou e apresentou seu personagem para os colegas, falando o nome, o que gosta de fazer e comer. Depois, a turma foi dividida em dois grupos e cada um criou a sua história.
Na sexta-feira, dia de Biblioteca, a professora Lisiane Barbosa contou as duas histórias. As crianças adoraram a contação e depois realizaram as ilustrações. Os palitoches estão sendo usados na nova casinha (teatro) de fantoches que as crianças também confeccionaram. A atividade possibilitou que as crianças desenvolvessem o letramento e a imaginação. | |
|
|
|
|
|
|
Se não quiser mais receber mensagens do Colégio Santa Doroteia, por favor mande um e-mail para atendimento@santadoroteia-rs.com.br. | | |