Para fazer contato com o Colégio Santa Doroteia, por favor mande um e-mail para atendimento@santadoroteia-rs.com.br

Dia 23 vai ter festa boa barbaridade!

Pilchado ou não, venha celebrar as tradições gaúchas com a gente! No dia 23, sábado, das 10h às 16h30, nossa Festa Farroupilha terá atrações para toda a família.

Com o tema “É coisa de Gaúcho”, as apresentações dos alunos da Educação Infantil ao 4º ano vão trazer em forma de música e dança alguns dos elementos típicos da nossa cultura, como chimarrão, churrasco e fandango, por exemplo.

Para que possamos receber e acolher bem quem vier, haverá controle de ingressos. Para alunos da Educação Infantil ao 5º ano, serão disponibilizadas até 4 pulseiras por estudante. Pulseiras de ingresso extras poderão ser adquiridas ao valor de R$ 5,00 (cada) no dia da festa ou antecipadamente no dia 22/09/23, nas portarias (Mali e Alberto Silva), nos seguintes horários: 7h15 às 8h; 11h30 às 14h; 17h às 18h - pagamento pix, cartão de crédito e dinheiro. A venda antecipada está limitada a alunos e familiares.

E para que todos possam aproveitar muito bem, os alunos de 6º ano ao Ensino Médio terão um Recreio Farroupilha especial na sexta-feira, dia 22 de setembro.

Mais doações entregues à Defesa Civil

Com o propósito de ajudar as comunidades impactadas pelas chuvas nas últimas semanas no RS, o Colégio Santa Doroteia se tornou ponto de coleta de doações desde o dia 7 de setembro. Logo nas primeiras 24 horas, a primeira entrega à Defesa Civil já foi feita. Outras duas remessas de doações foram entregues nos dias seguintes e as portarias do colégio continuam sendo posto de recebimento de donativos durante o horário de aula.

Independentemente do horário, é possível entregar suas doações na portaria da Rua Mali, que é posto de coleta permanente.

Convite a todos os Pais: O uso das telas e os impactos na aprendizagem

Convidamos os responsáveis de todos os nossos alunos, da Educação Infantil ao Ensino Médio, para um encontro com o tema O Uso das Telas e os Impactos na Aprendizagem, no dia 21 de setembro, às 19 horas.

Conduzido pela Psicóloga Escolar Ana Paula Machado e pelo Orientador Educacional Thiago Lima, serão abordados os riscos e impactos do acesso de crianças e adolescentes às telas sem controle e mediação, e como pais e escola podem agir para que haja um uso saudável e adequado, que não limite ou comprometa a aprendizagem e o desenvolvimento pleno.

O encontro acontecerá no Teatro da escola. Pela relevância do tema, contamos com sua presença! Pedimos que, por favor, clique no link a seguir para confirmar sua participação: https://forms.gle/7k8gmqM5nQ97VvJF9

The Grimace Shake: jogos de terror inadequados para crianças menores

Tem surgido na escola, entre algumas crianças, conversas e algumas brincadeiras inadequadas relacionadas a esse monstro roxinho, reforçando o alerta para que as famílias acompanhem os conteúdos acessados por seus filhos, mediando e orientando o que é visto pelos pequenos.

O Grimace Shake é uma bebida promocional servida nos restaurantes McDonald's dos EUA que tem cor roxa, mas que acabou virando, com seu personagem, protagonista de jogos de terror e desafios assustadores.

O que viralizou internacionalmente entre os adolescentes e adultos é a produção de vídeos em que alguém toma um gole de Grimace Shake e, por edição e efeitos, aparece caído, como morto ou agonizante, num cenário sangrento, sujo ou muito assustador. A intenção é que seja mais cômico e criativo que aterrorizante. Mas, visto por crianças, nem sempre há compreensão do lado humorístico da cena.

Nesta onda, The Grimace Shake também virou personagem de diversos jogos de terror, muitos deles fáceis de baixar gratuitamente. Também isso requer atenção da família, pois alguns jogos são realmente inadequados para crianças.

Enem: Começaram os Aulões

As turmas de 3ª Série do Ensino Médio participaram, nesta quinta-feira, do Aulão Especial de Ciências da Natureza - Química, Física e Biologia.

A aula aconteceu no teatro e teve música com a banda dos professores, dicas para a prova, revisão de conteúdos, questões comentadas e, claro, exercícios para colocar os estudos em prática.

Descrição em inglês de obras de arte famosas (Art around the globe)

Como uma das atividades avaliativas do terceiro semestre, a turma 16D recebeu obras de arte de diversas regiões do mundo e seu trabalho era fazer uma descrição delas, em inglês, para a turma.

O objetivo era trabalhar o conteúdo da Unidade 5, Art around the globe, em um projeto multidisciplinar, envolvendo Língua Inglesa e Artes, onde os alunos pudessem desenvolver suas habilidades orais no idioma inglês e ter contato com algumas obras de arte famosas.

Keith Haring, Salvador Dalí, Tarsila do Amaral e Van Gogh foram alguns dos artistas cujas obras foram descritas por nossos students.

Nosso próprio The Weather Channel

Desenvolvendo a pesquisa, a criatividade e as habilidades orais em Língua Inglesa, as turmas de 5º ano do turno da tarde fizeram a apresentação de uma previsão do tempo no formato dos telejornais in english, a weather forecast report.

Em grupos, os students escreveram o roteiro, gravaram o vídeo e atuaram como repórteres apresentando o tempo ao redor do mundo.

O projeto foi um sucesso entre os alunos, que se empenharam e engajaram com as atividades e, após o envio ao professor, assistiram os vídeos em sala de aula e fizeram uma atividade sobre as previsões criadas pelos colegas.

2nd grade conhecendo "The Noah's Ark"

Nessa semana, os students das turmas de 2nd grade estudaram sobre a história da Arca de Noé nas aulas de inglês. A proposta surgiu quando os alunos iniciaram seus estudos sobre animals no english book.

Após conhecerem sobre a história em língua inglesa, a Teacher Franciele convidou os alunos a produzir sua própria Noah's Ark. Learning about the animals is good, great, wonderful!

JB4: O Ateliê se transformou em uma fábrica de carros

A viagem do JB4 pelo Rio Grande do Sul está prestes a iniciar. Antes disso, a turma construiu um carro no ateliê utilizando papelão, fita adesiva e tintas de diversas cores.

O carro, que ainda não tem um nome, está no processo de secagem e logo estará na sala de aula, auxiliando as crianças no processo de imaginação para esta viagem que terá como ponto de partida o nosso colégio.

Os pequenos estão contando os dias para embarcar nesta aventura, descobrir muitos lugares, culturas e, claro, desvendar a pergunta norteadora do projeto: “Será que existem mais zonas urbanas ou rurais?”. Bora viajar com a gente?

JB3: Produzindo tinta natural

Os elementos da natureza estão muito presentes nas falas das crianças do Jardim B3. Não por acaso, a aventura do novo projeto da turma se dará na Amazônia. Com isso, foi oportunizado a elas elementos naturais para que pudessem explorar texturas e cheiros e, depois, confeccionar tintas a partir deles, para registrar em uma folha quais animais esperavam encontrar na Amazônia.

Essa experiência também proporcionou às crianças noções de matemática e de letramento, ao observarem a "receita" contendo os materiais e quantidades necessárias para produzir a sua própria tinta.

JB2: A Princesa, o Príncipe e o Mago

Foi concluída, nesta semana, a obra literária que foi intitulada “A Princesa, o Príncipe e o Mago”, de autoria e ilustração das crianças do JB2. Foram alguns dias envolvidos com a produção do texto coletivo, incluindo e organizando as ideias de cada uma das crianças e, posteriormente, criando a arte gráfica, que envolveu dedicação, criatividade e muita cor.

Além deste envolvimento, a proposta incentivou a ampliação das relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação e a comunicação com o outro, buscando compreendê-lo e fazendo-se compreender. Estes são dois dos objetivos de aprendizagem desenvolvidos ao longo da Educação Infantil.

As crianças foram desafiadas a produzir as ilustrações em duplas ou trios, escolhendo seus parceiros de trabalho, decidindo o que cada um iria fazer, pensando e destacando as habilidades e facilidades de cada um dos colegas. E é claro que essa linda obra não ficará trancada em nosso Baú Literário. Iremos compartilhar com os colegas de outras turmas e convidá-los para uma contação de histórias.

JB1 elaborando gráficos

Num dos instigantes bate-papos da sala de aula, surgiram perguntas como “De que modo surgiu o primeiro homem na terra?”, “Profe, eu quero saber quanto tempo as plantas demoram para crescer. Eu plantei minha macieira faz três anos e ela ainda não cresceu, então demora bastante, né?” e “Existem plantas em outros planetas?”.

Com tantas boas hipóteses, como organizá-las? Como escolher uma só? Na busca por uma solução, uma das crianças sugeriu: “Profe, podemos fazer um cartaz bem grande, aí todos olham e fazemos uma votação”. A professora então provocou a turma a fazer um gráfico, explicando o que é e como ele pode ajudar a visualizar informações.

Os alunos participaram de toda a construção, desde a marcação das linhas, elaboração e escrita da legenda (números para a quantificação dos votos e desenhos para registros das ideias) e, no final, a organização dos votos marcados e registrados por legos. Dessa forma, a turma deu início ao tema e desenvolveu o letramento matemático de maneira divertida, contextualizada e lúdica.

JA3: habilidades manuais e elementos da natureza

A turma Jardim A3 está realizando experiências envolvendo diferentes elementos. Portanto, as crianças utilizaram a imaginação, a criatividade, a concentração e as suas habilidades manuais para confeccionar construções com elementos da natureza. Daí surgiram cataventos, aviões, fede-fedes, borboletas, tartarugas, entre outras coisas.

JA1: construindo o alfabeto

A sala de aula do Jardim A1 está ganhando uma nova decoração: as crianças estão construindo o alfabeto.

As letras estão sendo colocadas (ou apresentadas) de acordo com o interesse dos alunos. As primeiras letras apresentadas foram as iniciais dos nomes das crianças. Algumas delas sabem qual é a letra inicial do seu nome e percebem que algumas letras se repetem no meio do nome.

Embaixo de cada letra foi colocada a foto da criança, um objeto ou imagem de animal que tem o nome iniciado com a mesma letra. Outra observação feita pelas crianças é que a letra A aparece em muitos nomes, até mesmo em algumas palavras do calendário.

MAB2: Entrando na floresta

As crianças do MAB2 experimentaram a sensação de entrar em uma floresta e escutar apenas os sons da natureza. As sensações trouxeram euforia e tranquilidade, misturadas com curiosidade sobre o que veriam na floresta devido aos sons que escutavam.

Foi uma vivência divertida e significativa para a turma, uma vez que as crianças fizeram descobertas importantes para levantamento de ideias e, quem sabe, um novo projeto envolvendo elementos que compõem uma floresta.

Encontro dos Novos Educadores Doroteanos

Os Educadores que iniciaram recentemente suas atividades no Colégio Santa Doroteia e na Escola Santa Doroteia Planalto participaram no sábado, 9 de setembro, de um encontro de formação.

Os 31 participantes foram apresentados à vida e legado de Santa Paula Frassinetti através de atividades conduzidas pelas formadoras locais: Ir. Maria do Carmo Mesquita, Marinice Simon, Andréia Kunzler, Daiane Menguer e Grace Becker.

Mantendo uma tradição que se consolidou nas escolas de Porto Alegre, os novos colaboradores foram convidados a botar “a mão na massa”, fazendo uma focaccia – nossa “receita de família” que rememora muito do carinho e do cuidado partilhado pelas Irmãs desde os primeiros tempos.

As focaccias puderam ser degustadas acompanhando o almoço, que também foi momento especial de integração. Houve tempo para estudar, refletir, construir novos laços e rezar juntos, saindo do encontro com novo ânimo.

Agenda

Este boletim informativo digital é dirigido aos pais e responsáveis de alunos do Colégio Santa Doroteia de Porto Alegre.
www.santadoroteia-rs.com.br
facebook.com/sdoroteia/

Se não quiser mais receber mensagens do Colégio Santa Doroteia, por favor mande um e-mail para atendimento@santadoroteia-rs.com.br.