|
|
|
Tá chegando o dia, vivente!
Faça chuva ou faça sol, vai ter festa! No dia 23, sábado, das 10h às 16h30, a Festa Farroupilha vai acontecer com muita animação.
Pulseiras de ingresso poderão ser adquiridas ao valor de R$ 5,00 (cada) no dia da festa ou antecipadamente no dia 22/09/23, nas portarias (Mali e Alberto Silva), nos seguintes horários: 7h15 às 8h; 11h30 às 14h; 17h às 18h - pagamento pix, cartão de crédito e dinheiro. A venda antecipada está limitada a alunos e familiares.
E na sexta-feira, dia 22, a animação acontecerá no Recreio Farroupilha, para alunos de 6º ano ao Ensino Médio. | |
|
Nossos alunos “invadem” a Feira de Ciências e Inovação Tecnológica do IFRS (Canoas) - IFCITEC
Dois ônibus fretados conduziram nossos alunos pesquisadores até a XI Feira de Ciências e Inovação Tecnológica do Campus Canoas do IFRS, que aconteceu no dia 21 de setembro.
Com muito orgulho, fomos representados por trabalhos consistentes e pesquisadores empolgados, com excelente postura ao se apresentar para avaliadores e público. E ainda há chance de medalha! Ficamos na torcida! | |
|
No social media today! Uma manhã sem redes sociais nas turmas de 1ª Série do Ensino Médio
Durante a manhã do dia 15 de setembro, os estudantes das turmas 21 A, B e C foram desafiados pela Teacher Catherine Werlang a ficar sem entrar em nenhuma rede social das 7h30min às 12h50. O desafio, proposto na aula de Língua Inglesa, foi uma extensão do trabalho sobre social media, um dos tópicos do Módulo 4. Nas últimas semanas, as turmas têm discutido sobre comportamentos online e as influências positivas e negativas das mídias sociais em nossa vida.
Após tentarem ficar uma manhã inteira sem scroll down (rolar para baixo) os seus feeds, os estudantes responderam a questões sobre como havia sido a manhã longe do seu smartphone. Grande parte dos respondentes sentiu falta de entrar nas redes sociais, especialmente de rolar o feed do TikTok.
As estudantes da turma 21C, Sophia Favero e Mariana Runge, foram uma das poucas que confessaram que seguiram à risca o desafio e passaram a manhã sem entrar nas redes. Segundo elas, mesmo sabendo que não poderiam acessar o Instagram ou o TikTok, perceberam que a tentação de abrir os dois apps parecia algo mecânico, que se faz sem pensar ou sem realmente precisar.
As respostas fornecidas na pesquisa serão analisadas pelas turmas nas próximas semanas. | |
|
1ª série: Atividade prática de Circuito Simples
Na aula de STEM, no itinerário Biotec, com foco total em promover a “mão na massa”, os alunos da 1ª série do Ensino Médio fizeram um projeto sobre um circuito simples. O objetivo era ligar uma lâmpada led usando uma bateria e folhas de alumínio.
O desafio começou com o desenho e seguiu com a construção do circuito e ligação da lâmpada usando papel alumínio como fio. Para isto, foi necessário que entendessem sobre a polaridade do led. Em alguns casos, o led ficou piscando ou não ligou e, ao inverterem a pilha, os estudantes fizeram com que funcionasse. Em outros casos, o circuito apresentou mau contato ou curto-circuito na fonte, ocasionado pelo contato entre os papéis de alumínio.
Além de incentivar a criatividade, foram momentos que propiciaram o exercício da lógica e a resolução de problemas. | |
|
Reflexões sobre o Setembro Amarelo nas aulas de Ensino Religioso
Na aula de Ensino Religioso, com o professor Éder Oliveira, as turmas de 8º e 9º anos conversaram sobre o Setembro Amarelo, campanha brasileira de cuidado com a saúde mental.
Os estudantes assistiram a alguns vídeos, realizaram dinâmicas em grupo e, por fim, criaram textos baseados no tema “Valorização da vida”, visando dar suporte com palavras de carinho e incentivar as pessoas que, de alguma forma, não se sentem bem, para que procurem ajuda. | |
|
5º ano: Intercâmbio Cultural em Língua Inglesa
As turmas de 5º ano participaram, nesta semana, de um intercâmbio cultural. Funcionou assim: nas aulas de Língua Inglesa, os professores levaram a turma até o teatro da escola para conversar in English, via chamada de vídeo, com professores de inglês. Foram diferentes convidados para cada turma, que falavam de lugares como Carolina do Norte e Miami, nos Estados Unidos.
Durante a conversa, os alunos puderam praticar o listening e o speaking, além de aprender curiosidades sobre os países dos quais os convidados falavam. | |
|
Let's create a Cat Pet!
Na última semana, nossos students das turmas de 2nd grade trabalharam sobre pet animals e assistiram à animação "Where does kitty go in the rain?". Por meio da historinha, eles conheceram mais sobre o vocabulário e sobre o nome de outros animals in English.
Depois, a Teacher Franciele Silva convidou os students a criarem seu próprio cat baseado no personagem principal da animação e também nas suas percepções. Os students foram muito criativos e suas produções ficaram especiais! | |
|
1º ano constrói suas próprias máquinas de calcular!
As turmas 11B e 11E confeccionaram máquina de calcular. Usando materiais simples, o recurso foi elaborado com o objetivo de possibilitar aos alunos diferentes maneiras de criar estratégias de resolução, interpretação de resultados e percepção dos conceitos matemáticos aplicados nas situações vivenciadas.
As máquinas ficaram muito legais, com jeitinho de jogo, e as crianças seguem usando para aprender de um modo bem divertido. | |
|
JB4: O carro ficou pronto!
O carro da turma do JB4 ficou pronto e as crianças enfeitaram o automóvel com muitas letras, deixando ele colorido e com muitos sons de cada letrinha.
A primeira experiência da turma com o carro foi um momento em que as crianças puderam ser motoristas e caronas, colocando o cinto de segurança e apertando o botão (uma tampa de garrafa) ligando o carro.
Após a exploração do novo espaço da sala de aula, as crianças conheceram alguns pontos turísticos de Porto Alegre utilizando o Google Maps e imaginação.
Antes de voltar para escola, a turma fez a contagem de quantos lugares foram visitados, identificando os números, trabalhando o raciocínio lógico e, claro, tudo envolvendo a imaginação. Todos estão animados para a próxima viagem, que será sorteada na semana que vem. | |
|
JB3 e o amor ao próximo
As crianças do Jardim B3 e a professora Ana Carolina se mobilizaram para reunir roupas e brinquedos para doar às crianças cujas famílias foram atingidas pelas enchentes.
Com o apoio das famílias da turma, sempre muito participativas, houve muitas doações, que foram levadas pelas próprias crianças até a sala da coordenação. De lá, o que foi arrecadado será entregue pela escola à Defesa Civil.
A ideia surgiu das crianças que, no momento da conversa, na rodinha, fizeram diversas falas e reflexões sobre a triste situação que o Rio Grande do Sul está passando com as fortes chuvas. Depois de muita conversa, todos da turma foram à capela da escola fazer uma oração e pedidos, com os coraçõezinhos repletos de amor ao próximo. | |
|
JB2: festa das luzes
Na última semana, aconteceu “uma noite escura na tarde”. Com a chuva e vento forte, a falta de luz na escola foi uma oportunidade de criação e diversão no JB2.
As crianças lançaram mão de suas lanternas e depois de explorações de cada espaço, experimentando a iluminação de cantinhos mais escuros e outros espaços com luz natural, criaram movimentos com suas mãozinhas, formando sombras nas paredes da sala, construindo conhecimentos sobre os elementos luz e sombra. Elas exploraram as possibilidades de produzir imagens e movimentos a partir de seus gestos, ampliando a criatividade e imaginação.
Ao final da tarde, repetimos a “Festa das luzes”, momento já vivido pelo JB2 em outras oportunidades, quando as crianças dançam com suas lanternas no escurinho da sala. | |
|
JA3: água doce e água salgada
As crianças da turma do Jardim A3 pesquisaram com suas famílias sobre ‘’o que é um elemento?’’ e trouxeram diversas respostas muito interessantes sobre o fogo, terra, ar e principalmente sobre a água. A partir disso, a turma realizou a experiência da água doce e da água salgada e as crianças amaram! A grande maioria não gostou da água salgada, como podemos ver pelas imagens… | |
|
A linda bicicleta do MAB1
A turma do Maternal AB1 começou a semana montando a bicicleta da sala. Ela estava desmontada para que as crianças soubessem que ela não é feita de uma só parte.
Juntando as peças em grupo, as crianças foram comparando a bicicleta com o corpo humano: “as rodas são as pernas; o guidão é o braço; o pedal, os pés; o banco é para sentar”. E faltou o quê? A correia, que faz a bicicleta andar.
Entre vários materiais como a corda, a linha e o arame, os pequenos escolheram a vareta de chenille para "torcerem", formando a correia. Ao final, tudo recebeu lindas cores.
Com as peças pintadas, cada criança foi colocando a sua peça no lugar, até que a bicicleta ficasse pronta para andar. As crianças brincaram, colocando os bonecos para sentar no banco da bicicleta para começar a nossa viagem e cantando: “era uma vez uma bicicleta, bem maluca, bem biruta…” | |
|
|
|
|
|
|
Se não quiser mais receber mensagens do Colégio Santa Doroteia, por favor mande um e-mail para atendimento@santadoroteia-rs.com.br. | | |