Para fazer contato com o Colégio Santa Doroteia, por favor mande um e-mail para atendimento@santadoroteia-rs.com.br

Tá chegando o dia, vivente!

Faça chuva ou faça sol, vai ter festa! No dia 23, sábado, das 10h às 16h30, a Festa Farroupilha vai acontecer com muita animação.

Pulseiras de ingresso poderão ser adquiridas ao valor de R$ 5,00 (cada) no dia da festa ou antecipadamente no dia 22/09/23, nas portarias (Mali e Alberto Silva), nos seguintes horários: 7h15 às 8h; 11h30 às 14h; 17h às 18h - pagamento pix, cartão de crédito e dinheiro. A venda antecipada está limitada a alunos e familiares.

E na sexta-feira, dia 22, a animação acontecerá no Recreio Farroupilha, para alunos de 6º ano ao Ensino Médio.

Nossos alunos “invadem” a Feira de Ciências e Inovação Tecnológica do IFRS (Canoas) - IFCITEC

Dois ônibus fretados conduziram nossos alunos pesquisadores até a XI Feira de Ciências e Inovação Tecnológica do Campus Canoas do IFRS, que aconteceu no dia 21 de setembro.

Com muito orgulho, fomos representados por trabalhos consistentes e pesquisadores empolgados, com excelente postura ao se apresentar para avaliadores e público. E ainda há chance de medalha! Ficamos na torcida!

No social media today! Uma manhã sem redes sociais nas turmas de 1ª Série do Ensino Médio

Durante a manhã do dia 15 de setembro, os estudantes das turmas 21 A, B e C foram desafiados pela Teacher Catherine Werlang a ficar sem entrar em nenhuma rede social das 7h30min às 12h50. O desafio, proposto na aula de Língua Inglesa, foi uma extensão do trabalho sobre social media, um dos tópicos do Módulo 4. Nas últimas semanas, as turmas têm discutido sobre comportamentos online e as influências positivas e negativas das mídias sociais em nossa vida.

Após tentarem ficar uma manhã inteira sem scroll down (rolar para baixo) os seus feeds, os estudantes responderam a questões sobre como havia sido a manhã longe do seu smartphone. Grande parte dos respondentes sentiu falta de entrar nas redes sociais, especialmente de rolar o feed do TikTok.

As estudantes da turma 21C, Sophia Favero e Mariana Runge, foram uma das poucas que confessaram que seguiram à risca o desafio e passaram a manhã sem entrar nas redes. Segundo elas, mesmo sabendo que não poderiam acessar o Instagram ou o TikTok, perceberam que a tentação de abrir os dois apps parecia algo mecânico, que se faz sem pensar ou sem realmente precisar.

As respostas fornecidas na pesquisa serão analisadas pelas turmas nas próximas semanas.

1ª série: Atividade prática de Circuito Simples

Na aula de STEM, no itinerário Biotec, com foco total em promover a “mão na massa”, os alunos da 1ª série do Ensino Médio fizeram um projeto sobre um circuito simples. O objetivo era ligar uma lâmpada led usando uma bateria e folhas de alumínio.

O desafio começou com o desenho e seguiu com a construção do circuito e ligação da lâmpada usando papel alumínio como fio. Para isto, foi necessário que entendessem sobre a polaridade do led. Em alguns casos, o led ficou piscando ou não ligou e, ao inverterem a pilha, os estudantes fizeram com que funcionasse. Em outros casos, o circuito apresentou mau contato ou curto-circuito na fonte, ocasionado pelo contato entre os papéis de alumínio.

Além de incentivar a criatividade, foram momentos que propiciaram o exercício da lógica e a resolução de problemas.

Reflexões sobre o Setembro Amarelo nas aulas de Ensino Religioso

Na aula de Ensino Religioso, com o professor Éder Oliveira, as turmas de 8º e 9º anos conversaram sobre o Setembro Amarelo, campanha brasileira de cuidado com a saúde mental.

Os estudantes assistiram a alguns vídeos, realizaram dinâmicas em grupo e, por fim, criaram textos baseados no tema “Valorização da vida”, visando dar suporte com palavras de carinho e incentivar as pessoas que, de alguma forma, não se sentem bem, para que procurem ajuda.

5º ano: Intercâmbio Cultural em Língua Inglesa

As turmas de 5º ano participaram, nesta semana, de um intercâmbio cultural. Funcionou assim: nas aulas de Língua Inglesa, os professores levaram a turma até o teatro da escola para conversar in English, via chamada de vídeo, com professores de inglês. Foram diferentes convidados para cada turma, que falavam de lugares como Carolina do Norte e Miami, nos Estados Unidos.

Durante a conversa, os alunos puderam praticar o listening e o speaking, além de aprender curiosidades sobre os países dos quais os convidados falavam.

Let's create a Cat Pet!

Na última semana, nossos students das turmas de 2nd grade trabalharam sobre pet animals e assistiram à animação "Where does kitty go in the rain?". Por meio da historinha, eles conheceram mais sobre o vocabulário e sobre o nome de outros animals in English.

Depois, a Teacher Franciele Silva convidou os students a criarem seu próprio cat baseado no personagem principal da animação e também nas suas percepções. Os students foram muito criativos e suas produções ficaram especiais!

1º ano constrói suas próprias máquinas de calcular!

As turmas 11B e 11E confeccionaram máquina de calcular. Usando materiais simples, o recurso foi elaborado com o objetivo de possibilitar aos alunos diferentes maneiras de criar estratégias de resolução, interpretação de resultados e percepção dos conceitos matemáticos aplicados nas situações vivenciadas.

As máquinas ficaram muito legais, com jeitinho de jogo, e as crianças seguem usando para aprender de um modo bem divertido.

JB4: O carro ficou pronto!

O carro da turma do JB4 ficou pronto e as crianças enfeitaram o automóvel com muitas letras, deixando ele colorido e com muitos sons de cada letrinha.

A primeira experiência da turma com o carro foi um momento em que as crianças puderam ser motoristas e caronas, colocando o cinto de segurança e apertando o botão (uma tampa de garrafa) ligando o carro.

Após a exploração do novo espaço da sala de aula, as crianças conheceram alguns pontos turísticos de Porto Alegre utilizando o Google Maps e imaginação.

Antes de voltar para escola, a turma fez a contagem de quantos lugares foram visitados, identificando os números, trabalhando o raciocínio lógico e, claro, tudo envolvendo a imaginação. Todos estão animados para a próxima viagem, que será sorteada na semana que vem.

JB3 e o amor ao próximo

As crianças do Jardim B3 e a professora Ana Carolina se mobilizaram para reunir roupas e brinquedos para doar às crianças cujas famílias foram atingidas pelas enchentes.

Com o apoio das famílias da turma, sempre muito participativas, houve muitas doações, que foram levadas pelas próprias crianças até a sala da coordenação. De lá, o que foi arrecadado será entregue pela escola à Defesa Civil.

A ideia surgiu das crianças que, no momento da conversa, na rodinha, fizeram diversas falas e reflexões sobre a triste situação que o Rio Grande do Sul está passando com as fortes chuvas. Depois de muita conversa, todos da turma foram à capela da escola fazer uma oração e pedidos, com os coraçõezinhos repletos de amor ao próximo.

JB2: festa das luzes

Na última semana, aconteceu “uma noite escura na tarde”. Com a chuva e vento forte, a falta de luz na escola foi uma oportunidade de criação e diversão no JB2.

As crianças lançaram mão de suas lanternas e depois de explorações de cada espaço, experimentando a iluminação de cantinhos mais escuros e outros espaços com luz natural, criaram movimentos com suas mãozinhas, formando sombras nas paredes da sala, construindo conhecimentos sobre os elementos luz e sombra. Elas exploraram as possibilidades de produzir imagens e movimentos a partir de seus gestos, ampliando a criatividade e imaginação.

Ao final da tarde, repetimos a “Festa das luzes”, momento já vivido pelo JB2 em outras oportunidades, quando as crianças dançam com suas lanternas no escurinho da sala.

JA3: água doce e água salgada

As crianças da turma do Jardim A3 pesquisaram com suas famílias sobre ‘’o que é um elemento?’’ e trouxeram diversas respostas muito interessantes sobre o fogo, terra, ar e principalmente sobre a água. A partir disso, a turma realizou a experiência da água doce e da água salgada e as crianças amaram! A grande maioria não gostou da água salgada, como podemos ver pelas imagens…

A linda bicicleta do MAB1

A turma do Maternal AB1 começou a semana montando a bicicleta da sala. Ela estava desmontada para que as crianças soubessem que ela não é feita de uma só parte.

Juntando as peças em grupo, as crianças foram comparando a bicicleta com o corpo humano: “as rodas são as pernas; o guidão é o braço; o pedal, os pés; o banco é para sentar”. E faltou o quê? A correia, que faz a bicicleta andar.

Entre vários materiais como a corda, a linha e o arame, os pequenos escolheram a vareta de chenille para "torcerem", formando a correia. Ao final, tudo recebeu lindas cores.

Com as peças pintadas, cada criança foi colocando a sua peça no lugar, até que a bicicleta ficasse pronta para andar. As crianças brincaram, colocando os bonecos para sentar no banco da bicicleta para começar a nossa viagem e cantando: “era uma vez uma bicicleta, bem maluca, bem biruta…”

Agenda 2023

Este boletim informativo digital é dirigido aos pais e responsáveis de alunos do Colégio Santa Doroteia de Porto Alegre.
www.santadoroteia-rs.com.br
facebook.com/sdoroteia/

Se não quiser mais receber mensagens do Colégio Santa Doroteia, por favor mande um e-mail para atendimento@santadoroteia-rs.com.br.