|
|
|
Provas de Substituição: atenção para os prazos
Os alunos de 5º ano ao Ensino Médio que perderam uma ou mais avaliações devem encaminhar a solicitação de PS – Prova de Substituição. Neste 3º trimestre letivo, só é possível fazer Provas de Substituição de avaliações parciais (P1, P2...) que não tenham sido realizadas pelo estudante na data originalmente marcada.
As Avaliações Trimestrais finais não são substituídas por PS. Caso o aluno falte em alguma avaliação trimestral, será necessário apresentar atestado médico para que seja estabelecido um cronograma específico.
É muito importante que o estudante e a família observem com atenção os prazos para solicitação de Prova de Substituição neste 3º trimestre letivo: 5º ano – Até o dia 03/11/2023 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental – Até o dia 17/11/2023 9º ano ao Ensino Médio – Até o dia 10/11/2023
O link para solicitação de PS é o seguinte: https://forms.gle/PwCkhkdariShywBCA
As orientações e condições relacionadas ao sistema de PS estão descritas no site da escola, bem como as datas de realização das provas. Veja em https://santadoroteia-rs.com.br/ps2023/ | |
|
Festa boa, barbaridade!
Nossa Festa Farroupilha foi um belo encerramento das celebrações da cultura gaúcha! Apesar do tempo instável, as famílias compareceram, prestigiaram, se divertiram e, ao final, até o sol acabou aparecendo.
Com o tema É coisa de Gaúcho, nossas crianças fizeram apresentações animadas sobre coisas típicas, como a bombacha, chimarrão, churrasco, cavalo, gaita e um bom fandango.
As fotos das turmas devidamente pilchadas e faceiras estão no site da escola: https://santadoroteia-rs.com.br/festa-farroupilha-2023/
Também é possível ver um pouquinho da festa no vídeo que está em nosso Instagram: https://www.instagram.com/reel/CxjIFt3u_U7/ | |
|
IFCITEC: Alunos premiados na Feira do IFRS campus Canoas
A participação na Feira de Ciências e Inovação Tecnológica do IFRS foi uma valiosa experiência para nossos alunos. Mas, ainda teve premiação!
Ao final do evento, foram premiados os trabalhos:
- 1º lugar para A INFLUÊNCIA DAS MÍDIAS SOCIAIS NO COMPORTAMENTO DA SOCIEDADE, de Nathalia Machado e Pablo Murillo do Nascimento. Orientador: Prof. Jhonatan Reis – Escola Santa Doroteia Planalto
- 1º lugar na categoria saúde - SONO: RELEVÂNCIA E IMPACTOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO ADOLESCENTE, de Eduarda Concer, Luiza Ficagna, Laura Borges, Fernanda Neves e Vitor Krug. Orientadora: Profª Flávia Luísa da Silva – Colégio Santa Doroteia, com direito a vaga na Mostratec (maior feira de ciência e tecnologia da América Latina).
- 3º lugar na categoria ciências sociais aplicadas - TRANSFOBIA NO AMBIENTE ESCOLAR E SEUS FATORES PSICOSSOCIAIS, de Júlia Martins, Larissa Conrado, Bernardo Brum, Leonardo Feder. Orientadora: Profª Flávia Luísa da Silva – Colégio Santa Doroteia
Ficamos muito felizes com a trajetória percorrida por esses estudantes que se encantaram com a pesquisa científica, orientados por professores que dedicam o melhor de si ao que fazem. Celebramos emocionados cada uma dessas conquistas! | |
|
As telas e os impactos na aprendizagem
Aconteceu, no dia 21 de setembro, o encontro com as famílias para falar sobre o uso das telas e como elas impactam no desenvolvimento de crianças e adolescentes.
A Psicóloga Ana Paula Machado e o Orientador Thiago Lima abordaram os riscos do acesso a jogos, redes sociais e demais conteúdos digitais sem controle e mediação, refletindo com as famílias sobre as ações adequadas e viáveis para que haja um uso saudável dos recursos tecnológicos.
Pela relevância do assunto, também no dia 3 de outubro, às 18h30, acontecerá uma palestra sobre o tema do uso das telas dirigido a famílias da Educação Infantil ao 3º ano do Ensino Fundamental, com a presença da Psicóloga Aline Restano. | |
|
2ª e 3ª séries do Ensino Médio no PUCRS Open Campus
A foto mostra o pessoal da 2ª série, que acompanhou os Terceirões na visita aos espaços da PUCRS, conhecendo os cursos de graduação e o ambiente da universidade. Os estudantes participaram de atividades em diferentes áreas, colhendo informações para suas escolhas futuras. | |
|
6º ano: English and Art
Os students das turmas de 6º ano da manhã tiveram uma semana de artistas. Primeiramente, fizeram uma pesquisa sobre alguns artistas e obras famosas, percorrendo as biografias de pintores como Van Gogh, Tarsila do Amaral, Michelangelo, Pablo Picasso e Romero Britto.
Na sequência, escolheram uma das obras para recriar observando suas principais características, com o compromisso de apresentar sua criação em língua inglesa, em duplas, para a turma.
Inspirado pela atividade, um student, em viagem a São Paulo, visitou a exposição sobre Van Gogh e fez questão de registrar. | |
|
7º ano: Biography of my idol
As turmas do 7º ano da manhã estão trabalhando biografias nas aulas de inglês. Como atividade avaliativa, os alunos escolheram seus ídolos para pesquisar e montar uma apresentação em língua inglesa para o grupo.
Formaram-se painéis com muita diversidade, resgatando celebridades que já partiram há muitos anos, como Bruce Lee, Michael Jackson e Curt Cobain, bem como destaques dos esportes, da música, do cinema e novos Youtubers, num exercício envolvente de escrita, leitura e conversação em inglês. | |
|
6º ano: conhecendo os sistemas do corpo humano
As turmas de 6º ano participaram de aulas de Ciências no laboratório de Biologia, com aulas sobre os sistemas do corpo humano que envolveram observação ao microscópio de lâminas com tecidos corporais e de um modelo anatômico.
Testando os conhecimentos adquiridos, a Profª Cíntia Santos propôs, nesta semana, uma avaliação prática, com identificação de órgãos e ossos do nosso corpo a partir dos modelos apresentados. Foi desafiador, mas muito significativo! | |
|
Visita do escritor Cadu movimenta alunos do 5º ano
O escritor e ilustrador Cadu dos Livros fez uma visita muito esperada aos alunos das turmas de 5º ano, contando um pouco sobre seus livros e respondendo a muitas perguntas.
Ao final, houve uma sessão de autógrafos (com ilustrações personalizadas!) do livro Porta Aberta para o Medo, do próprio Cadu (Carlos Augusto Pessoa de Brum). | |
|
4º ano: What time is it?
As turmas da Teacher Bárbara estão aprendendo a ver as horas no relógio analógico e revisando o vocabulário de numbers.
Dentro deste tema, os students tiveram a oportunidade de conhecer o fuso horário em outros países do mundo e montar seu próprio relógio para praticar at home com suas famílias. Surgiram relógios supercoloridos! | |
|
Intercâmbio cultural
Na última semana, os students do 3º e 4º anos da tarde tiveram a opportunity de conversar, com teachers da Irlanda, The USA, Rússia, sobre cultura, clima, alimentação, e hábitos, durante nosso intercâmbio cultural.
It was fantastic! | |
|
12D: Massinha e multiplicação
Na turma 12D, da professora Janaina Valvassori, os alunos foram ao laboratório para aprender sobre como fazer massinha de modelar. Eles misturaram ingredientes e criaram sua própria massinha. Depois, na sala de aula, usaram essa experiência para entender melhor como a multiplicação funciona.
Utilizando conjuntos e elementos com massinha, os alunos criaram os seus próprios cálculos, descobrindo os caminhos da multiplicação, consolidando sua compreensão e respondendo os resultados das operações. Foi uma maneira divertida de aprender e tornar a matemática mais real e concreta. | |
|
1º ano: Bem-vinda, primavera!
As turmas das professoras Débora e Raquel deram boas-vindas à primavera! As turminhas conversaram e classificaram alguns elementos que aparecem com a nova estação do ano. Árvores, flores, pássaros e borboletas, entre outros foram elementos naturais, foram citados pelas crianças.
Para marcar a chegada da estação de forma mais significativa, as turminhas confeccionaram lindas borboletas para colorir e decorar seus lápis de escrever. | |
|
MAB1: Como os materiais se decompõem na natureza
A turma do MAB1 foi até o laboratório para saber mais sobre a bicicleta e suas partes. O que cada parte faz para que ela funcione? Qual o material que é utilizado? As crianças citaram ferro, plástico e borracha.
Depois de muito usada e sem conserto, a bicicleta deve ser descartada de forma correta, em locais próprios. As crianças conversaram sobre os danos causados à natureza por aquilo que é deixado de forma inadequada.
Surgiu, então, a experiência de colocar areia, ferro, borracha, casca de banana e plástico numa porção de terra para ver o que se decompõe primeiro. Agora, as crianças permanecerão atentas, observando o que poderá acontecer com cada um dos materiais. | |
|
JB1: Semana Farroupilha bem aproveitada
- Os festejos da Semana Farroupilha oportunizaram muitos momentos especiais para os alunos do Jardim B1: participaram do momento de arriamento da bandeira do RS e reconheceram as diferenças entre a bandeira do Brasil e a do Rio Grande do Sul, observando as cores e formas das mesmas. Ainda teve conversa sobre coisas típicas do gaúcho, como chimarrão, churrasco, músicas e os trajes do peão e da prenda. E o fechamento dessa semana repleta de experiências foi com a visita de um casal de pais da nossa turma que frequentam o CTG (Centro de Tradição Gaúcho), com alegria partilharam sobre suas vivências, dançaram e até declararam lindos poemas que entusiasmaram as crianças que além de envolvidas, se mostraram curiosas e interessadas em descobrir ainda mais sobre os gaúchos e gaúchas do nosso Rio Grande do Sul. Foi uma semana temática muito feliz e movimentada! | |
|
JB2: Vai um chimas aí?
Semana de festa e comemorações da nossa cultura gaúcha e, no JB2, além de histórias, danças típicas, ensaio para a apresentação na Festa Farroupilha, aconteceu a oficina de chimarrão.
Na terça-feira, as crianças que desejaram trouxeram seu kit para a escola e, numa grande roda, conheceram a lenda da erva-mate e algumas curiosidades sobre essa bebida tão especial para nós, gaúchos. Também observaram como é o preparo do mate e as possibilidades de decoração com a erva. Em seguida, cada criança foi convidada a preparar o seu chimarrão, colocando a quantidade adequada de erva, cevando e colocando a água (morninha).
Houve bagunça, a erva foi virada, chimarrão prontinho caiu, mãozinhas (e até bochechas) ficaram verdinhas de erva, mas o mais importante: todos muito contentes pela experiência em cevar e se deliciar com seu chimarrão! | |
|
JA3: Abre a gaita, gaiteiro!
Durante esta última semana, as crianças do Jardim A3 conheceram um pouco sobre a cultura gaúcha.
Experimentaram chimarrão, ensaiaram uma dança para a apresentação que realizaram na Festa Farroupilha e até puderam tocar numa gaita de verdade!
A família de uma das crianças da turma emprestou a gaita e as crianças manusearam, o que deu ainda mais significado para o momento de aproximação da cultura e também à apresentação, onde as crianças se apresentaram com as gaitas feitas por elas com suas famílias.
Nossa Semana Farroupilha foi muito especial! | |
|
JB4: Releitura com giz de carvão
Durante a semana Farroupilha, as crianças conheceram o giz de carvão. No início, todos exploraram o recurso sentindo a textura, o cheiro do giz e algumas falas foram registradas nesses momentos:
- Será que pode passar a borracha?
- Acho que não! O giz borra a folha.
- Verdade! Olha aqui como ficou o meu.
Além do desafio de manusear um recurso diferente, as crianças puderam criar suas próprias releituras de locais turísticos de Porto Alegre e relembrar o passeio virtual que realizamos pela nossa cidade através do Google Maps. | |
|
|
|
|
|
|
Se não quiser mais receber mensagens do Colégio Santa Doroteia, por favor mande um e-mail para atendimento@santadoroteia-rs.com.br. | | |