|
|
|
Mostra de Teatro: muito talento em cena
Os alunos do Itinerário Produção Criativa apresentaram, no dia 28 de novembro, dois espetáculos teatrais como culminância das atividades das unidades Expressão Criativa e Artes Cênicas.
A abertura foi feita por estudantes da 2ª série, que fizeram uma leitura dramática da obra Sonho de uma Noite de Verão, de William Shakespeare. Na sequência, os alunos da 1ª série apresentaram a peça A Escritora, de autoria da Profª Sheila Gomes.
Os estudantes se encarregaram da produção de figurinos, cenários, músicas, efeitos especiais e, com muito empenho, apresentaram dois belos espetáculos, sob a direção da Profª Sheila. | |
|
“Minha história de vida” com as turmas de 6º ano
A última quarta-feira de novembro foi de pura emoção e sentimento. O evento “Minha história de vida”, comandado pelo orientador Thiago Lima com auxílio de toda a equipe pedagógica, proporcionou aos alunos e seus familiares um momento de muitas recordações e estreitamento de laços.
Durante o ano letivo, os estudantes produziram, manualmente, um livro com a sua história de vida contada com ilustrações, fotos e textos e, na noite de ontem, entregaram aos seus familiares. Em um segundo momento, foi a vez do presente surpresa para as crianças. Elas receberam cartinhas com lindas mensagens e todos ficaram muito emocionados. Ah, os professores e equipe pedagógica também receberam, de surpresa, cartinhas de suas famílias e, igualmente, se emocionaram muito.
Toda essa emoção e sentimentos foram embalados por muita música pelo cantor Vitor e pela apresentação de encerramento da noite, protagonizada pela aluna Anna Hostin. | |
|
22A e 22B: Inteligência Financeira
O projeto do 3º trimestre das turmas 22A e 22B, realizado na unidade curricular Inteligência Financeira, com o professor Rodrigo Nunes, teve como objetivo a produção de conteúdo, em formato de vídeo, sobre os temas trabalhados nas aulas.
Divididos em grupos, os estudantes gravaram vídeos com dicas e recursos sobre como melhorar a gestão das finanças pessoais e disponibilizaram em um canal no YouTube para que mais jovens possam ter acesso ao conteúdo. | |
|
21C: Testes de tipagem sanguínea
Os alunos da turma 21C demonstraram interesse, durante as aulas de Biociência, nos procedimentos realizados para o teste de tipagem sanguínea. Primeiramente, para desenvolver conceitos teóricos, os estudantes pesquisaram a respeito do que define o tipo sanguíneo de uma pessoa, quais as possíveis compatibilidades para doação e como compreender as reações químicas que indicam o tipo sanguíneo através da testagem na prática.
Depois de entregar as pesquisas por meio da plataforma Iônica, os alunos foram convidados pela professora Jéssica Streb a testar o seu tipo sanguíneo em uma aula prática no Laboratório de Biologia. | |
|
7º ano: Imersão em inglês
As turmas do 7º ano estiveram no The Fools, um sítio chamado Pé na Terra, na cidade de Novo Hamburgo, onde os estudantes participam de diferentes workshops com os mais diversos assuntos, além de muitas outras atividades como cooking class, trilha, linguagem corporal, entre outros, tudo in English.
As atividades realizadas ao ar livre e indoor proporcionaram um dia de completa imersão no idioma, exercitando a fluência ao se expressar e ampliando o vocabulário. | |
|
6º e 7º anos: revisando conteúdo de Língua Inglesa
Nesta semana, os alunos estão realizando as revisões de Língua Inglesa para as provas trimestrais. As atividades estão sendo feitas com as turmas de 6º e 7º anos por meio de atividades impressas e interativas (on-line), cadernos e através da plataforma Iônica, com todo conteúdo trabalhado ao longo do trimestre.
Isso tem auxiliado na retomada de conteúdos, fazendo com que o aluno possa tirar dúvidas e reforçar seus conhecimentos a respeito de cada tema. | |
|
4º ano: reflexão e conscientização sobre igualdade e respeito
As turmas de 4º ano, inspiradas pelo 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, desenvolveram estratégias para a reflexão e a conscientização sobre os conceitos de igualdade e respeito às diferenças e escolhas do próximo.
Divididos em grupos, após leituras, estudos, debates e muita reflexão, os estudantes criaram cartazes prezando pelo respeito e igualdade de todos, para espalhar pelos corredores, conscientizando a comunidade escolar. | |
|
JB3 e MAB2: trocando experiências
As turminhas Jardim B3 e Maternal B2 têm projetos de pesquisa parecidos, porém com foco diferente. Ambas têm a Amazônia como estudo mas, enquanto o JB3 busca saber mais sobre os animais que habitam a floresta e os rios, o MAB2 pesquisa sobre os povos que vivem no local.
Junto com o ano letivo, os projetos estão se encaminhando para o fim, mas antes disso, as professoras Ana Carolina e Marilea Gomes juntaram as turmas para que as crianças pudessem conversar e contar aos amigos suas descobertas. Foi um momento de muitas trocas significativas, perguntas e aprendizagens. | |
|
JB1: viagem pelo Sistema Solar
Durante a investigação do projeto "Como as coisas funcionam no sistema solar?", as crianças do Jardim B1 foram convidadas para uma “viagem” muito especial e divertida, que ocorreu no teatro. A turminha utilizou a ferramenta Google Street View, que mostra os mapas, lugares e ruas do mundo como se estivéssemos caminhando sobre eles.
Em virtude disso, o roteiro da turma foi: saída do Colégio Santa Doroteia; parada no Aeroporto Internacional Salgado Filho comprar passagem e embarcar no avião; desembarque nos EUA, no estado da Flórida, para ir ao Centro Espacial John F. Kennedy, KSC Logistics Facility, que funciona como um Espaçoporto (ou seja, um aeroporto de foguetes).
Ao chegar na Flórida, as crianças escolheram o foguete, realizaram a contagem regressiva e decolaram juntas. Depois assistiram ao vídeo "Viajando pelo Sistema Solar" do canal "Você sabia?" no YouTube. Foi por meio desse vídeo que todos viajaram pelos planetas. Nele, também são apresentadas informações, curiosidades e comparativos entre cada planeta.
Foi uma experiência divertidíssima e repleta de significado, permitindo que as crianças saíssem empolgadas e ainda mais curiosas! | |
|
O Jardim A3 tem uma selva na sala!
As crianças do JA3 tinham vontade de ter uma selva na sala de aula e, a partir deste desejo, a turma começou a se organizar e realizar experiências para construir a própria selva. Aos poucos, a turminha está inserindo itens na selva e deixando ela cada vez mais linda. É um espaço da sala de aula no qual as crianças estão amando brincar e fazer relações com o que estão aprendendo! | |
|
MAB1: reciclando caixinhas de ovos
As crianças do Maternal B1 foram até o Laboratório de Biologia para reciclar caixas de ovos. Eles dividiram as caixas em pedacinhos e colocaram na água. Depois, a professora usou um liquidificador e tudo ficou misturado. Com uma peneira, os pequenos pedaços foram retirados da água e misturados com sementes. Cada aluno modelou da sua maneira para que as misturas sejam plantadas e gerem novas plantinhas. | |
|
|
|
As férias vão começar! Garanta sua vaga no Pró-férias!
Com uma programação diversificada, muito espaço e segurança, no TUIN Pró-férias as crianças se divertem e os pais ficam tranquilos!
As vagas são limitadas! Para saber mais e contratar, clique em https://santadoroteia-rs.com.br/pro-ferias/ | |
|
|
|
|
|
|
Se não quiser mais receber mensagens do Colégio Santa Doroteia, por favor mande um e-mail para atendimento@santadoroteia-rs.com.br. | | |