Para fazer contato com o Colégio Santa Doroteia, por favor mande um e-mail para atendimento@santadoroteia-rs.com.br

40 anos de canonização de Santa Paula Frassinetti

Em 12 de março de 1984, as Irmãs Doroteias viram sua fundadora ser reconhecida pela Igreja como santa, tornando-se Santa Paula Frassinetti, podendo ser venerada em todos os altares.

A vida de Paula Frassinetti, dedicada à evangelização e educação, gerou frutos reconhecidos em vida e que se mantiveram após sua morte, que ocorreu em 1882. Em 1930, a Igreja a proclamou Beata.

Com o processo de canonização em andamento, em 1981 uma mulher italiana chamada Maria Maccarone, que sofria de um quadro severo de artrite reumatoide, ficou completamente livre da doença, tendo a Igreja autenticado que sua cura foi um milagre da então Beata Paula Frassinetti, sendo prova de sua santidade.

A solenidade de canonização foi conduzida pelo Papa João Paulo II, numa celebração que reuniu Irmãs, a miraculada Maria Maccarone e fiéis da família Doroteia de diferentes partes do mundo. Com emoção, relembramos esse momento histórico e damos graças por nossa querida Santa Paula.

Pastoral da Juventude: novos grupos iniciando a caminhada!

Iniciaram, nesta semana, os encontros dos grupos da Pastoral da Juventude, carinhosamente chamada somente de “PJ”. Com a coordenação do Prof. Éder Oliveira, nossos alunos de 6º ano ao Ensino Médio estão todos convidados a participar de momentos de integração, convivência e ações de voluntariado, que acontecerão uma vez por semana, na escola.

Os dias e horários dos encontros estão sendo combinados com os alunos em função das disponibilidades e preferências. Mas, em breve, será apresentado o cronograma definitivo para que os interessados possam se organizar para participar.

Desde já é possível obter informações e conversar com o Prof. Éder pelo e-mail eder.oliveira@santadoroteia-rs.com.br.

Registre em seu dispositivo os telefones do Colégio

Nas reuniões iniciais, comentamos com as famílias a necessidade de que atendam as ligações da escola, que só faz contato telefônico por motivos relevantes.

Assim, para que a família possa reconhecer uma chamada da escola, informamos os números habitualmente utilizados:

3015-9800 / 3340-7908 / 3344-1084 / 3348-4828 / 3344-3474 / 3344-4351 / 3344-4173 / 3340-4869 / 99504-7635 / 99597-8177 / 99557-0154

Se você quiser ligar pro Colégio, os telefones são: 3015-9800 / 3340-7908

Lembramos que é fundamental que os responsáveis comuniquem a escola se houver troca de número de telefone, e-mail ou endereço, mantendo os dados atualizados.

17D: Produção Jornalística

Os alunos da turma 17D realizaram, na última semana, durante as aulas de Língua Portuguesa, a escrita de um texto em formato de notícia.

Aproveitando a comemoração do aniversário de Santa Paula e o 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a proposta foi de produção de um texto jornalístico abordando a importância da figura feminina e da trajetória de Santa Paula para a nossa instituição.

Além da relevância da temática, foram observados todos os aspectos que constituem esse gênero textual. Os registros fotográficos, utilizados para ilustrar o texto verbal, foram captados em um momento de visitação à capela do Colégio e as legendas foram inspiradas nos ensinamentos de Santa Paula.

Visita virtual ao Smithsonian de Washignton DC, USA

Uma noite no museu? Quase isso! Na verdade, uma bela visita ao museu que foi retratado no filme Uma Noite no Museu: o Smithsonian de Washington DC, nos Estados Unidos.

Na aula de Inglês, os alunos do 5º ano exploraram o museu de forma virtual e foram desafiados a elaborar frases sobre as exposições, como "There is a section of sea animals" ou "There are dinosaur fossils", baseando-se nos conteúdos aprendidos em sala de aula.

Foi uma experiência divertida, cheia de curiosidades e imersiva.

Are you curious? O passeio está disponível no link: https://naturalhistory2.si.edu/vt3/NMNH/z_tour-048.html

International Women's Day!

Celebrando o International Women's Day, os students das turmas de 2nd se inspiraram no exemplo da Virgem Maria para representarem mulheres importantes em suas vidas. Além disso, aprenderam sobre vocabulário referente a adjetivos em Inglês.

Brinquedoteca: jogo matemático empolga as crianças

Projetado para alunos do 2º ano, esta atividade propõe uma aventura de localização e orientação espacial. No jogo, os alunos exploram conceitos matemáticos fundamentais enquanto procuram por brinquedos em um ambiente colorido e interativo.

Utilizando as palavras-chave "em cima", "embaixo", "direita", "esquerda" e "ao lado", os jogadores desenvolvem habilidades de localização e resolução de problemas, enquanto se divertem e aprendem.

Cada desafio ofereceu uma oportunidade para os alunos aplicarem suas habilidades matemáticas em situações do mundo real, tornando o processo de aprendizagem envolvente e memorável.

Family Fingers!

Os students das turmas de 2nd iniciaram os trabalhos com o English Book. O primeiro conteúdo do ano é o bem mais precioso e importante: family. Na proposta de aula realizada pela Teacher Franciele Figueiró, os students criaram sua própria versão da Family Fingers! Além do trabalho que envolveu criatividade, os alunos se divertiram com a song apresentada em aula, imitando a coreografia.

Maternal AB1: conscientização sobre a dengue

que conta a história de um rei que foi picado pelo mosquito.

A atividade rendeu uma série de questionamentos e conversa sobre o tema. Após, a turma foi convidada a ir ao pátio investigando com suas lupas e binóculos para ver se encontravam alguns locais que poderiam se tornar focos do mosquito transmissor, com acúmulo de água.

JB1: criando percursos e memórias

Com a proposta de revisitar e conhecer espaços da escola, as crianças construíram câmeras fotográficas com papelão, canetinhas, giz de cera, pedras diferentes e lantejoulas coloridas.

Depois, a turma fez um pequeno "tour" explorando locais da escola, como o Espaço Kids, Pátio Santa Paula, Espaço Maker, Capela, Biblioteca, Doroplay e o amado Ecoparque.

Pescaria no JA2

Nesta semana, as crianças do JA2 começaram a explorar os espaços da sala de forma mais ativa e divertida, como na mesa da criatividade, em que as crianças foram desafiadas a pescar os pompons de diversos tamanhos que estavam no "mar".

Essa brincadeira proporcionou encantamento, fortalecimento dos músculos das mãos e aprimoramento da motricidade fina, preparando-os para o uso da tesoura. A coordenação olho-mão também foi exercitada com a transferência dos materiais de um recipiente para o outro, com o devido cuidado para o correto escoamento da água.

Tecidos coloridos na aula de Corpo e Movimento

Na proposta de dança com tecidos, nas aulas de Corpo e Movimento, as crianças do Jardim B foram convidadas a explorar o movimento de forma lúdica e criativa. Com os tecidos coloridos em mãos, elas foram encorajadas a expressar suas emoções e imaginação através dos gestos e da música, criando padrões no ar e experimentando diferentes ritmos.

Essa experiência sensorial não apenas promoveu o desenvolvimento físico e motor, mas também estimulou a auto expressão e a cooperação entre os colegas, proporcionando um ambiente rico em aprendizado e diversão.

JB4: comemorando os 40 anos de canonização de Santa Paula

Nesta semana, as crianças do JB4 puderam conhecer um pouco mais sobre Santa Paula Frassinetti. Motivados pelos 40 anos de sua canonização, assistiram a um desenho animado que contou sua história.

O espaço escolhido para a conversa foi o Recanto Accácia, onde há quadros expostos na parede. As crianças perceberam que em um quadro estava a mesma igreja que apareceu no desenho e fizeram muitas perguntas, interessados em conhecê-la melhor.

Para encerrar o momento, as crianças foram convidadas a plantar um girassol para observar o seu crescimento em sala e lembrar que, como o girassol se volta sempre para o sol, devemos sempre nos voltar para Deus, como fez Santa Paula.

JA3: momento especial na capela

A turminha do Jardim A3 foi até a capela para fazer uma oração para Jesus e Santa Paula. As crianças expressaram pelo que são gratas em suas vidas. Foi um momento muito bonito e de aproximação das crianças com a história de Santa Paula.

JB2: reconhecendo as letras do nome

A turma do JB2 começou a organizar o material escolar dentro do espaço da sala de aula. Através do recurso do carimbo, as crianças puderam identificar as letras do nome e sua respectiva quantidade.

As gavetinhas, como são chamados os locais para organizar objetos na sala de aula, auxiliam na autonomia das crianças para guardar os estojos, aquarela, avental e experiências realizadas ao longo do semestre.

JB3: tudo bem ser diferente

A turma do JB3 iniciou a exploração dos materiais escolares e a representação das suas observações.

A partir da hora do conto com a história “Tudo bem ser diferente”, de Todd Parr, a turma pôde refletir sobre as questões das semelhanças e diferenças que encontram no dia a dia e naqueles com quem convivem.

As crianças fizeram pinturas com aquarela representando seu corpo, cada uma do seu jeitinho, e se dedicaram às suas produções inserindo muitos detalhes.

Natureza e arte, juntas!

Em contato com a natureza e utilizando recursos que ela oferece, as crianças do MAB2 realizaram uma proposta coletiva: com o papel preso nos troncos das árvores, os pincéis vindos dos galhos e a exploração sensorial, surgiram lindas pinturas e as crianças tiveram uma experiência significativa e prazerosa!

JA1: trilha gigante

As crianças do Jardim A1 estão confeccionando um jogo de trilha gigante. Elas estão definindo que irá em cada “casa” - uma brincadeira, imitar animais como sapo, leão, onça ou fazer alguns movimentos como pular e bater palmas.

As próprias crianças serão as peças do jogo e todos poderão jogar juntos. Será muito divertido!

Orientações da Secretaria de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde publicou orientações sobre prevenção e ações relacionadas aos casos de Covid, que têm surgido com maior frequência e volume.

A indicação sobre a realização de testes rápidos está comprometida pela escassez desses testes nas redes pública e privada. Mas, com indicação médica, o teste PCR (que não é o teste rápido) pode ser feito na rede pública.

Em casos confirmados de Covid, o indivíduo deverá permanecer em isolamento até o 7º dia após o início dos sintomas.

É importante que a família observe e, caso haja o aparecimento de sintomas ou mudanças no quadro de saúde de seu filho, busque atendimento médico. Pedimos que, também, informe a escola pelo e-mail saude@santadoroteia-rs.com.br.

Sugerimos que, para melhor recuperação e evitando o contágio, o estudante não compareça às aulas se estiver com sintomas ou teste positivo.

As medidas de prevenção continuam sendo de extrema importância para o controle dos vírus respiratórios: lavagem frequente de mãos e uso de álcool 70%, distanciamento físico, ventilação natural, limpeza e desinfecção adequada de ambientes e o uso de máscaras. Na escola, os cuidados têm sido intensificados.

Lembramos que as máscaras de tecido não oferecem proteção adequada. Os modelos PFF2 e N95 apresentam até 95% de eficácia, enquanto os modelos KN95 e de tecido têm índices preventivos contra a COVID-19 significativamente menores.

Agenda 2024

Este boletim informativo digital é dirigido aos pais e responsáveis de alunos do Colégio Santa Doroteia de Porto Alegre.
www.santadoroteia-rs.com.br
facebook.com/sdoroteia/

Se não quiser mais receber mensagens do Colégio Santa Doroteia, por favor mande um e-mail para atendimento@santadoroteia-rs.com.br.