Para fazer contato com o Colégio Santa Doroteia, por favor mande um e-mail para atendimento@santadoroteia-rs.com.br

Santa Doroteia sedia encontro das Escolas Católicas da Zona Norte

Educadores das Escolas Católicas da Zona Norte de Porto Alegre se encontraram na noite desta quarta-feira, 20, para momentos de oração, confraternização e reflexão sobre a Campanha da Fraternidade 2024. Após a acolhida e o momento de oração, os educadores ouviram Dom Bertilo Morsch e Dom Darley Kummer, Bispos Auxiliares da Arquidiocese de Porto Alegre.

Quem conversou sobre a Campanha da Fraternidade 2024 com os educadores foi o Pe. Ilário Flach, Mestre em Teologia e que atualmente atua na Coordenação de Pastoral da Arquidiocese e na Paróquia N. Sra. da Piedade, em Porto Alegre.

Participaram, no teatro do Colégio Santa Doroteia, educadores do Colégio Dom Luiz Guanella, Colégio Salesiano Dom Bosco, Escola Nossa Senhora do Cenáculo, Rede de Escolas São Francisco, Colégio Santa Doroteia e da Escola Santa Doroteia Planalto.

Você sabia que temos um Farol? E que ele funciona muito bem?

O Farol é um lugar especial na escola. Nele, uma educadora atua sempre que situações de conflito entre os alunos dos Anos Iniciais exigem maior acompanhamento.

Além de intervir para a resolução de conflitos, o espaço oferece escuta e acolhimento em momentos que haja necessidade do apoio e condução do educador, o que pode acontecer de forma individual ou em pequenos grupos.

Depois de cada atendimento, avalia-se a necessidade de contato com as famílias. Se for necessário, a própria responsável pelo Farol faz contato telefônico com cada família a fim de que sejam encaminhadas as melhores soluções.

Dorolimpics: lançamento oficial

Aconteceu, nesta semana, o lançamento da edição 2024 da gincana Dorolimpics. Sob a coordenação do Prof. Cândido Dias, os alunos de 6º ano ao Ensino Médio estão tendo contato com as regras do evento e já começaram a organização das equipes.

Algumas turmas ainda receberão as orientações iniciais, mas a empolgação já foi ativada.

As atividades da Dorolimpics acontecerão em diferentes dias (inclusive sábados) durante o ano, tendo uma grande festa de encerramento em outubro.

Piquenique Literário na Biblioteca

Nesta semana, a turma 17E deu início ao planejamento de um Piquenique Literário, que visa estimular a autonomia dos alunos na escolha de livros para os ciclos de debates que ocorrerão ao longo do trimestre.

No primeiro encontro, em grupos, os alunos pediram indicações de leitura à professora Joicy e à equipe da Biblioteca, considerando suas preferências literárias. Em seguida, montaram um cronograma de leitura, que deverá ser seguido por todos os integrantes do grupo, o que os auxiliará nos debates conseguintes.

As obras escolhidas para o início dessa jornada de imersão literária foram: O médico e o monstro, de Robert L. Stevenson; Frankenstein em HQ, de Mary Shelley; e Percy Jackson: o ladrão de raios, de Rick Riordan. No final do trimestre, os alunos se reunirão para compartilhar suas leituras (e também algumas gostosuras!) com o restante da turma.

7º ano: estudando termodinâmica

As turmas de 7º ano realizaram um estudo e experiências sobre conceitos de termodinâmica.

Os experimentos incluíram desde e percepção da temperatura pela pele, com o uso de recipientes com água em diferentes temperaturas, até a produção da “pasta de dente de elefante”, em que a reação química do iodeto de potássio com a água oxigenada gera uma reação exotérmica. Foi possível compreender na prática o conceito de temperatura, indicada pelo grau de agitação das moléculas.

Estudando sobre feelings

Os alunos do 4º ano fizeram uma pesquisa informal com os colegas questionando “how are you today?” e anotaram como cada colega estava se sentindo no momento.

“She is happy” e “he is hungry” foram algumas das frases que foram aparecendo, expressas na forma oral e registradas por escrito. A atividade foi feita totalmente em Língua Inglesa para a prática do speaking.

Aula no laboratório de ciências

No laboratório de Biologia, os alunos do 4º ano embarcaram em uma emocionante experiência com microscópios. Com olhares curiosos e entusiasmados, eles se reuniram ao redor das bancadas, prontos para explorar o mundo invisível a olho nu.

Eles descobriram a diversidade de formas e tamanhos das células e microrganismos, bem como as estruturas internas que as compõem. A cada descoberta, os rostos dos alunos se iluminavam de surpresa e admiração, compartilhando as descobertas uns com os outros, discutindo e fazendo perguntas sobre o que estavam vendo.

JB2: através do espelho

Na semana passada, a turma do JB2 foi desafiada pela professora a realizar um desenho através da observação em frente a um espelho. Cada criança precisava observar e produzir seu autorretrato.

Essa proposta será realizada a cada dois meses na turma para que as próprias crianças possam observar a evolução de seus desenhos na reprodução da figura humana.

JA3: uma pombinha no Ecoparque

Ao sair do momento de brincadeiras no Ecoparque, as crianças do Jardim A3 encontraram o funcionário Jair com uma pombinha rola que estava necessitando de alguns cuidados. As crianças ficaram maravilhadas ao ver a pomba e quiseram entender onde ela estava e para onde iria, sugerindo que que ela fosse para a nossa sala.

Depois, a turminha compreendeu que a ave precisava de cuidados. Assim as crianças se despediram com muita alegria do Ecoparque e da pombinha.

Capelinhas para homenagear Santa Paula

Celebrando os 40 anos de canonização de Santa Paula Frassinetti, comemorados no dia 11 de março, as turmas do 1º ano confeccionaram lindas capelinhas.

Em um momento especial de oração, as capelinhas foram levadas até a capela da escola, ficando bem próximas à grande imagem da querida Fundadora.

JA1: contação de histórias e retirada de livros

Segunda-feira é dia de biblioteca na turma do Jardim A1. As crianças vão semanalmente no local para escutar histórias e retirar livros.

A retirada dos livros é realizada com muita autonomia: a criança escolhe o livro que deseja, depois todos vão até às funcionárias e entregam o seu crachá e livro desejado. Pronto, agora é só levar para casa e curtir o livro a semana inteira com a família.

Na biblioteca também são realizadas as contrações de histórias. As crianças ficam atentas e são muito participativas

JB1: descobrindo e modelando com as letras

As letras são objetos de grande interesse e curiosidade das crianças. Ao serem questionadas no JB1 sobre qual a função das letras, logo responderam: “Dar nome às coisas, pessoas e tudo do mundo” e “É por causa delas que a gente se entende, né, Profe? Assim que sabemos que cada coisa tem um nome certo para chamar”.

Pensando no reconhecimento e formato de cada uma, as crianças foram convidadas a realizar um desafio de modelagem. Conforme a professora ia sorteando e mostrando uma das letras, as crianças deveriam representá-la moldando com a massinha. As crianças se divertiram, elaborando e criando, representaram também suas letras iniciais e as letras de pessoas queridas para elas.

MAB1: para que serve o repelente?

O assunto sobre repelente surgiu nas conversas sobre a dengue e o mosquito transmissor. As crianças foram convidadas a pesquisar em família sobre esse mosquito, levando seus binóculos para ajudar na pesquisa em casa.

A partir de experiências com massinhas de modelar, pintura e argila, aprenderam e representaram como os mosquitos nascem e as suas transformações, e logo identificaram que o repelente é uma forma de nos proteger.

As crianças ficaram bem empolgadas com o assunto, atentas aos cuidados para evitar locais de proliferação do mosquito e se proteger da dengue.

MAB2: será que tem bichinhos no jardim da escola?

Algumas crianças do MAB2 fizeram essa pergunta após escutarem a história: "Bichos de jardim". Então, com lupas, foram ao jardim para investigar.

Só encontraram formiguinhas, borboletas e tatu bolinha. Um coleguinha perguntou “Onde será que tem mais?”, referindo-se a outras espécies de bichinhos de jardim. A partir da curiosidade das crianças, ficou combinado que haverá busca também em outros espaços.

JB4: um girassol no ateliê

As crianças do JB4 estavam interessadas em descobrir que cores surgem a partir das cores primárias.

Além disso, recém tínhamos plantado girassóis e a expectativa para ver ele crescer estava grande. Então, foi proposta uma tarde no ateliê, onde as crianças puderam fazer uma pintura inspiradas no girassol da sala, utilizando os cavaletes e observando as cores e formas.

Ao mesmo tempo, um grupo manuseava as tintas de forma livre podendo criar e descobrir novas cores, e outro experimentava a tinta aquarela de modo que aquelas crianças que tinham mais familiaridade com o material ensinavam os demais colegas.

Quando terminavam a pintura ou queriam explorar outro espaço, faziam a troca entre as propostas apresentadas. Ao final, a pintura do girassol foi exposta na parede da sala e as crianças ficaram muito orgulhosas, mostrando aos colegas como tinha ficado a sua pintura.

Nossas Diretoras em atividade da Província América Latina

Nossas Diretoras Irmã Maria do Carmo Mesquita, Irmã Claudia Dias e Marinice Simon participaram de um encontro da Comissão Provincial para Formação Pedagógica que aconteceu em Itaici-SP, a fim de preparar o primeiro Seminário de Formação Pedagógica que acontecerá em maio, reunindo escolas Doroteias da América Latina.

A comissão é integrada por gestores de escolas do Norte, Nordeste e Sul do Brasil, sob a coordenação da Profª Drª Marinice.

Agenda 2024

Este boletim informativo digital é dirigido aos pais e responsáveis de alunos do Colégio Santa Doroteia de Porto Alegre.
www.santadoroteia-rs.com.br
facebook.com/sdoroteia/

Se não quiser mais receber mensagens do Colégio Santa Doroteia, por favor mande um e-mail para atendimento@santadoroteia-rs.com.br.