Para fazer contato com o Colégio Santa Doroteia, por favor mande um e-mail para atendimento@santadoroteia-rs.com.br

Semana Santa vivida com muita fé

Com foco no verdadeiro sentido da Páscoa da Ressurreição, a Semana Santa foi oportunidade de oração e reflexão com nossos estudantes de todos os segmentos. Na Quinta-feira Santa, todas as turmas vivenciaram um momento especial de celebração que culminou com a construção coletiva de lindos painéis.

Houve, ainda, movimentos cheios de ternura e fé, como lava-pés, a partilha do pão e encontros na capela, inclusive no TUIN.

Veja a galeria de imagens no site e em nossas redes sociais.

Para assistir à mensagem em vídeo com nossos votos de feliz e abençoada Páscoa, clique aqui: https://youtu.be/SWMgb59ahO8

Sábado de Formação para Monitores, Auxiliares e Equipe de Apoio

No sábado, 23, Auxiliares, Monitores e Equipe de Apoio do Colégio Santa Doroteia se reuniram para uma formação especial sobre comunicação e relações saudáveis no ambiente escolar. Com atividades conduzidas pelos orientadores Daniel Castilhos e Daniela Félix, a equipe mergulhou em aprendizados, troca de experiências e muita descontração.

Durante a formação, não faltaram momentos de integração e aplicação de dinâmicas de grupo divertidas. Os participantes puderam explorar formas criativas de se comunicar, praticar a empatia e fortalecer os laços de cooperação.

JA2: celebrando com o momento do lava-pés

As crianças do JA2 puderam conhecer e vivenciar alguns momentos marcantes da Semana Santa, como o lava-pés.

A professora refletiu com as crianças qual o significado da Páscoa e depois explicou como aconteceu o lava-pés, realizado por Jesus com seus amigos.

As crianças foram convidadas a participar de um momento adaptado, utilizando um borrifador para molhar os pés de um amigo enquanto diziam algo legal sobre ele. Foi um momento de trocas de carinho entre as crianças e a professora, que não ficou de fora.

3º ano: matemática divertida

Nesta semana, os alunos de 3º ano participaram de uma aula de Matemática divertida. Para aprender a unidade de milhar, a proposta foi um jogo feito em duplas. O objetivo era montar o maior número de algarismos da unidade de milhar. Cada dupla registrou as partidas e, ao final, puderam comparar os resultados da disputa.

Dia Internacional da Síndrome de Down

Em toda a escola, o dia 21 de março foi celebrado de muitas formas, marcando o Dia Internacional de Conscientização da Síndrome de Down ou Trissomia21.

Nas turmas de 4º ano, a data também foi marcada por uma atividade muito divertida: a Troca de Meias. As crianças foram incentivadas a trocarem suas meias com os colegas, simbolizando a importância da inclusão e da valorização das diferenças entre as pessoas.

Foi um momento de aprendizado e de fortalecimento dos laços de amizade.

Campanha da fraternidade inspira aula de língua inglesa

Nas aulas de língua inglesa, os alunos de 4º ano trabalharam o tema da Campanha da Fraternidade - Amizade Social – associando aos nossos feelings (sentimentos).

A proposta foi apresentar aos alunos palavras relacionadas à amizade, assistir um vídeo em inglês, fazer um cartão com um emoji para trocar com os friends e, principalmente, refletir sobre a importância das amizades.

2º ano: The Froggy Family

O trabalho com o English Book nas turmas de 2nd grade segue com o tema Family. Para contextualizar o assunto e promover o aprendizado, a Teacher Franciele Figueiró apresentou a história The Froggy Family.

Após esse momento, os alunos identificaram os family members em inglês através das Family's Pictures. A atividade envolveu associação, o reconhecimento e a compreensão do vocabulário de inglês. Os resultados dessa produção ficaram beautiful!

Let's learn the greetings!

As turmas de 1st grade 11A e 11B aprenderam as diversas formas de cumprimentar in English. Para contextualizar o vocabulário, a Teacher Franciele Figueiró convidou os students para juntos confeccionarem dados com os greetings. As produções ficaram wonderful! A diversão e ludicidade tornam o aprendizado ainda mais significativo!

MAB1: experiências com gelo colorido

Depois de conversar sobre a importância da água e onde a encontramos na natureza, as crianças do MAB1 falaram sobre o ciclo da chuva e chegaram a muitos questionamentos sobre a formação do gelo.

Como essas pedras se formam? Surgiram muitas hipóteses que inspiraram a produção de gelo colorido, que serviu para a criação de muitas pinturas no Ecoparque, observando a textura, a temperatura e a transformação novamente em líquido, escorrendo pelas mãos.

JB2: construindo uma cápsula do tempo

As crianças do JB2 foram desafiadas a construir uma “cápsula do tempo”. Cada uma recebeu uma folha de ofício e desenhou o que gostaria de aprender no JB.

Algumas falas foram registradas:
“Eu quero aprender sobre o espaço!”
“Quero aprender sobre os tubarões”
“Porque a bola não flutua?”
“Podemos aprender a fazer chocolate?”

A cápsula será aberta na última semana de aula e iremos descobrir juntos se conseguimos, ao longo do ano, pesquisar e realizar o desejo de cada criança.

JB1: "Eu sou assim e vou te mostrar"

Nossa proposta começou com a Contação da história “Meu amigo faz iiiii”, escrita por Andréa Werner. O livro traz a história de dois coleguinhas de escola. Bia, que é a narradora, percebe que seu colega Nil tem alguns comportamentos diferentes. Orientada pela professora, começa a observá-lo para tentar compreendê-lo. A forma como a história é contada ajuda as crianças a perceberem e entenderem que somos todos diferentes. Mostra também como podemos acolher, respeitar e aprender com essas diferenças.

Após descobrirmos e refletirmos, as crianças foram convidadas a olhar para o lado e observar as características físicas de cada colega, observando que, por fora, também temos traços que nos identificam.

Na sequência, organizadas em pequenos grupos, as crianças foram chamadas para ir ao Ateliê realizar uma experiência de observação e desenho com a professora. Analisando sua imagem no espelho e buscarão representar os seus traços e elaborar seu autorretrato, através do grafismo.

Acende e apaga!

Na sala de aula, de repente, a luz apagou. As crianças pularam de alegria, mas uma coleguinha se assustou. Então, uma criança disse: - Lá na minha casa também falta luz e meu pai pega a lanterna.

Que boa ideia! A professora apresentou as lanternas da sala para as crianças explorarem o claro e o escuro e ajudaram, assim, a coleguinha a vencer o medo.

Quantas coisas aparecem no claro! Além da descoberta das fotos das famílias no painel de tecido horizontal pendurado paralelo ao teto da sala, as crianças do MAB2, encontraram diferentes formas e sombras. Estavam todos encantados com a experiência e assim ajudaram a coleguinha a entender que está tudo bem quando a luz se apagar: logo ela volta!

Agenda 2024

Este boletim informativo digital é dirigido aos pais e responsáveis de alunos do Colégio Santa Doroteia de Porto Alegre.
www.santadoroteia-rs.com.br
facebook.com/sdoroteia/

Se não quiser mais receber mensagens do Colégio Santa Doroteia, por favor mande um e-mail para atendimento@santadoroteia-rs.com.br.