|
|
|
Novidade: mais opções no uniforme oficial
Ouvindo e atendendo os pedidos de estudantes e famílias, apresentamos novas peças na linha oficial de uniformes:
- calça legging na cor preta, que pode ser usada por estudantes de todos os segmentos (disponível nas lojas autorizadas DN Uniformes e Dudabi);
- bermudas femininas (com o mesmo tecido da legging) nas cores azul e preta (disponível nas lojas DN Uniformes e Dudabi);
- bermuda masculina em dry fit (disponível na Bohrer Uniformes).
DN Uniformes: Rua Mali, nº 424, fone 3340-3636
Loja Dudabi: Av. Gomes de Freitas, nº 268, fone 99856-8802
Bohrer Uniformes: Rua Elias Bothomé, 310, fone: 99240-8809 | |
|
6 de abril é sábado letivo
Lembramos que este sábado será letivo para alunos de 6º ano ao Ensino Médio (turmas da manhã e da tarde), com aulas das 8h20h às 10h e das 10h20 às 12h.
No primeiro semestre, estão programados sábados letivos nas seguintes datas: • 6 de abril • 4 de maio • 29 de junho • 6 de julho (Mostra de Iniciação Científica)
Veja o cronograma do dia 6/04 no app ou em https://santadoroteia-rs.com.br/sabadosletivos-2024/ | |
|
Comitê de Diversidade e Inclusão: regimento pronto e aprovado
Constituído em 2023, o Comitê de Diversidade e Inclusão é um grupo de trabalho, estudos e que atua na promoção de ações que façam da comunidade escolar um local seguro para indivíduos de grupos minorizados compartilharem preocupações, relatarem discriminação e sugerirem melhorias na diversidade e inclusão.
Composto por educadores de diferentes áreas do Colégio Santa Doroteia e da Escola Santa Doroteia Planalto, nesta semana o Comitê finalizou e aprovou o conjunto de regras que deverão nortear sua atuação nas duas escolas e elegeu o Prof. Caio Escouto como seu primeiro Coordenador. | |
|
Cultura de Paz na Educação Infantil - Valores do universo das crianças
Para trabalhar com as crianças da Educação Infantil os conceitos e valores relacionados à cultura de paz, a Orientadora Marina Gomes propôs uma aventura no mundo da imaginação com a participação especial do personagem Ratoel.
Na história, ratos e gatos da Ratolândia não conseguem se entender e o Ratoel veio pedir a ajuda das crianças para solucionar os impasses. Assim, as crianças puderam conversar sobre situações que vivenciam entre seus pares diante de diferenças e conflitos, valorizando a colaboração e a empatia.
Em breve, o Ratoel voltará com notícias sobre como aproveitou essas dicas! | |
|
Lip Sync para treinar a pronúncia em Língua Inglesa
Com o objetivo de praticar as articulações que envolvem a pronúncia em inglês, os alunos do itinerário Produção Criativa foram incentivados a criar um vídeo de “lip sync”, reproduzindo com movimentos labiais sincronizados uma canção gravada.
Cada grupo deveria criar um diálogo utilizando músicas no lugar de algumas falas. O resultado ficou divertido e, além do exercício de pronúncia, a turma colocou em prática muita criatividade. | |
|
Pulseiras para marcar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo
Em 2 de abril, Dia Mundial do Autismo, as turmas do 4º ano ouviram atentamente uma explicação sobre a criação dessa data pela ONU e seu objetivo de despertar para a conscientização e inclusão das pessoas com Transtorno do Espectro Autista.
Os alunos levaram para casa pulseirinhas azuis e com o quebra-cabeças colorido, que são símbolos do Autismo, com o objetivo participar do movimento, envolvendo amigos e familiares. | |
|
Celebrate April the 2nd!
Dia 2 de abril é o Dia Mundial de Conscientização sobre Autismo. E para celebrar essa data e transmitir informações importantes, a Teacher Franciele Figueiró, em parceria com as professoras titulares das turmas de 2nd grade, montou um painel com cada turma, com palavras escritas em inglês e português. | |
|
Observação de animais no laboratório
Em seus estudos sobre os animais, as turmas de 2º ano observaram de pertinho os animais que fazem parte do acervo do Laboratório de Biologia do Colégio.
Lá, analisando atentamente, as crianças classificaram os animais de acordo com a cobertura do corpo (pelos, penas, carapaças, escamas, etc.) e pelo seu habitat (aquático e terrestre). | |
|
I love my family!
As turmas de 2nd grade encerraram a unidade 1 do book preparando uma surpresa especial. Com base no tema da unit 1 - Family, a Teacher Franciele Figueiró convidou os alunos para que, juntos, produzissem um Family Book com fotos e uma mensagem escrita em inglês.
A parceria das famílias para o sucesso da atividade foi de grande importância e juntos foi possível preparar uma lembrança para a Family, que é um presente especial de Deus. | |
|
Spelling Competition
Na última semana, os alunos do 3º ano participaram de uma competição ao estilo “Soletrando”, mas em língua inglesa. Essas são competições tradicionais nos Estados Unidos. A mais famosa – Spelling Bee – acontece todos os anos desde 1925.
Assim, a Teacher Victoria Cunha apresentou o alfabeto em língua inglesa durante as aulas e, depois de estudarem, os grupos participaram da competição onde tinham um minuto para soletrar a palavra sorteada e utilizar o alfabeto em inglês. | |
|
Show and Tell (and Play)
Durante o dia do brinquedo, ou “Toys' Day”, os alunos tiveram a oportunidade de brincar e se divertir utilizando a língua inglesa! Eles apresentaram seus toys para os colegas em uma dinâmica de Show and Tell.
Em seguida, tiveram um momento para aproveitar seus toys e interagir com os colegas. A atividade permitiu revisar o vocabulário com os alunos de forma prática e concreta. | |
|
Jardim A1: experiências com água
Tudo começou escolhendo pequenos objetos para colocar dentro de um balão - teve concha, tampa de canetinha, mini animais... Depois, os alunos encheram os balões com água e tudo foi para o congelador.
Quando a água ficou dura e gelada, as crianças foram desafiadas a tirar os objetos de dentro do cubo de gelo. Com potes de água líquida, seringas, tesouras, as crianças foram criando hipóteses. A que mais gerou entusiasmo foi jogar o gelo no chão, vendo-o quebrar.
Assim, as crianças vivenciaram diferentes estados físicos da água, diferenças entre temperaturas e texturas, além de usar a criatividade e a força para chegar ao objetivo. | |
|
Jesus amigão
As crianças do MAB2 vivenciaram momentos importantes e especiais da Semana Santa. Com a saudação dos raminhos, o lava-pés e a reprodução da santa ceia, as crianças ficaram mais próximas de Jesus, o amigão. | |
|
JB1 celebrando a Páscoa
Durante a Semana Santa, a turma do JB1 fez "Guirlandas Pascais", representando sua família e enfeitando sua borda com diferentes materiais e texturas.
Mais do que chocolate, a Páscoa se trata de amor, partilha e olhar para o outro. E foi assim que a turma se preparou para essa celebração, olhando com cuidado para os colegas e amigos que, juntos, partilharam o pão e o suco de uva. | |
|
JB2 Construindo guirlandas de Páscoa
Na semana passada, as crianças do JB2 tiveram momentos para conversar sobre a Páscoa. Observaram o calendário, os números e juntos foram organizando a rotina para uma semana especial de reflexão e conexão com Jesus.
Através das conversas na roda, orações e compartilhamento do pão na santa ceia, as crianças puderam vivenciar o amor e a união. Também foram feitas lindas guirlandas, produzidas com carinho para decorar o lar de cada um da turma. | |
|
JB3 celebrando a Páscoa
Na Semana Santa, o JB3 conheceu novas histórias sobre a vida de Jesus, destacando aquelas ocorridas no período pascal.
A semana iniciou com a lembrança sobre o Domingo de Ramos e representando essa passagem através de um teatro preparado pelas crianças, que utilizaram tecidos e galhos para compor os personagens.
A turma seguiu conhecendo as passagens bíblicas através de vivências, indo até os jardins do colégio para participar do lava-pés, quando cada criança lavou e enxugou os pés de um amigo.
Retomou-se o valor da amizade e a amizade especial de Jesus por nós quando partilharam o pãozinho e o suco de uva, representações do Corpo e Sangue de Jesus na instituição da Eucaristia. | |
|
Encenação do Lava-pés e Santa Ceia
No momento da celebração da Quinta-feira Santa, a turma do Jardim A1 reviveu alguns momentos encenados na sala de aula, como o lava-pés e Santa Ceia.
Depois, a turma observou diferentes imagens que representam o amor. As imagens eram apresentadas para as crianças e cada uma, ao observar, descrevia que tipo de amor: "amor de pai e filho", "essas estão com os amigos e é bom estar com amigos"... Assim, as crianças foram recortando e construindo um cartaz cheio de amor. | |
|
Celebrando a Páscoa com o maternal MAB1
Por ocasião da Páscoa, a turminha conversou bastante sobre a presença de Jesus toda vez que se faz coisas boas como ajudar o amigo, emprestar os brinquedos, ajudar a organizar a sala, cuidar dos animais e até brincando e contemplando a natureza. | |
|
Páscoa é AMOR
As crianças do JA2, após conversarem e vivenciarem diferentes momentos da Semana Santa, foram questionadas: "Páscoa quer dizer o quê?"
As respostas foram surgindo e dentre elas apareceu: "Páscoa é amor!", "Páscoa é Jesus!", "Páscoa é Deus!", "Páscoa é a minha família que eu amo!"
Após essa conversa, foram produzidos lindos corações que foram pendurados por cada criança no painel exposto no saguão da Educação Infantil. | |
|
Participando do recreio diferente das crianças grandes!
Ao sair do Espaço Maker, a turma JA3 ficou curiosa ao observar o movimento do recreio das crianças do Ensino Fundamental, os alunos “grandes”; havia um grupo cantando e tocando diversas músicas junto com o pessoal da Guitarríssima, parceira do Colégio nas extracurriculares de música.
Com a movimentação, as crianças pediram para assistir e não demorou muito para que passassem de espectadores para protagonistas, cantando e tocando. | |
|
Palco aberto
No dia 03 de abril, a Escola de Música Guitarríssima animou o recreio com uma atividade de palco aberto. Com muitos instrumentos e o apoio dos professores, os estudantes tocaram e soltaram a voz.
As inscrições para as aulas de canto, teclado, violão e Guitar Kids estão abertas. Informações: (51) 98575-1376 | |
|
Nossas Diretoras apresentam trabalho em Congresso Internacional de Educação
Com o trabalho “Projeto de educação na perspectiva inclusiva: desafios, limites e possibilidades na trajetória de uma escola da rede privada”, nossas Diretoras Profª Drª Marinice Simon e Econ. Ma. Janaina Kunzler participaram, neste dia 5 de abril, do VIII Congresso Internacional de Educação da Unisinos.
O evento acontece no campus de Porto Alegre, com a presença de conferencistas nacionais e internacionais. | |
|
|
|
|
|
|
|
|
Se não quiser mais receber mensagens do Colégio Santa Doroteia, por favor mande um e-mail para atendimento@santadoroteia-rs.com.br. | | |