|
|
|
PJD: Visita à União de Cegos do RS e trabalho voluntário
O grupo da Pastoral da Juventude Doroteana visitou a UCERGS - União de Cegos do RS a fim de conhecer a entidade e prestar apoio através do voluntariado.
Os alunos tiveram contato com pessoas com deficiência visual que são atendidas pelos programas da Ucergs, conhecendo os espaços adaptados e as possibilidades de atuação voluntária, apoiando o importante trabalho que é realizado.
E, iniciando os movimentos solidários, o encontro da PJD desta semana foi dedicado a separar tampinhas de pet arrecadadas, classificando-as por cor. Isso representa grande apoio para as entidades, pois valoriza as tampinhas na troca por recursos. | |
|
Visita ao Centro Cultural da UFRGS
Neste dia 18, os alunos das turmas de Terceirão foram ao campus central da UFRGS para conhecer a exposição "Poeta, negro", sobre o escritor gaúcho Oliveira Silveira.
Além da visita ao Centro Cultural da UFRGS, a saída oportunizou um minitour para conhecer os principais locais do campus central da universidade. | |
|
Aula prática de extração de DNA
Os alunos do itinerário Biotec, na aula de Bioquímica e Genética, participaram de uma atividade prática e educativa no laboratório de Biologia: a extração do seu próprio DNA.
O DNA foi obtido a partir das células da boca, que se soltam da parte interna da bochecha e podem ser encontradas na saliva. Seguindo um protocolo específico, os alunos observaram a formação de um emaranhado esbranquiçado no tubo de ensaio, evidenciando a presença do DNA. | |
|
1ª série desenvolve produtos baseados em mulheres inovadoras
Inspirados no trabalho de mulheres que se destacaram pela inovação nos campos da Ciência, Sociedade e Tecnologia, os alunos da 1ª série do Ensino Médio desenvolveram diferentes produtos aplicáveis na sociedade atual.
Assim, surgiram folders de autocuidado, camisetas e cartazes de combate à violência contra a mulher, campanhas de combate à dengue, jogos matemáticos, satélites solares, cuidados com a fadiga muscular dos astronautas, sistemas de scanner corporal, entre outros. | |
|
7º ano: Eco-friendly students
Durante todo o mês de março, nas aulas de Língua Inglesa, os alunos do 7º ano exploraram temas como sustentabilidade, meio ambiente, aquecimento global e outros tópicos relacionados ao nosso planeta.
Como parte da proposta, os estudantes foram desafiados a criar sacolas eco-friendly usando camisetas usadas e pôsteres com mensagens de defesa do nosso planeta e da promoção de um mundo mais sustentável. | |
|
Hands on: Secondary Colors!
Nas aulas práticas sobre cores, as turmas de 1º ano começaram a explorar o tema da Unidade 1, associando tudo ao vocabulário em inglês.
Para compreender melhor as misturas de cores, as Teachers Franciele Figueiró e Sofia Prodanov conduziram uma atividade dinâmica com as cores secundárias. O aprendizado sobre a teoria das cores aconteceu de forma surpreendente e divertida, também em Língua Inglesa. | |
|
From Caterpillar to Butterfly
No dia 23 de abril é comemorado o Dia Mundial do Livro. Para celebrar essa ferramenta fundamental na construção da leitura e do aprendizado, a Teacher Franciele Figueiró convidou os alunos das turmas de 2º ano para uma experiência envolvendo a leitura do livro "The Very Hungry Caterpillar", de Eric Carle.
A leitura, em inglês, foi seguida pela criação de uma colorida lagarta de dobradura. | |
|
What's your favorite toy?
As turmas de 2º ano começaram a Unidade 2 do livro didático explorando um tema familiar para os alunos: toys!
Como parte do desenvolvimento das habilidades de comunicação oral, a Teacher Franciele Figueiró organizou uma atividade de pesquisa em sala de aula. Cada aluno teve que descobrir qual é o brinquedo favorito de seus colegas, aplicando o vocabulário aprendido durante as aulas. | |
|
JB3: apresentando a família
As crianças da turma JB3 trouxeram fotos para a escola e, com elas, apresentaram sua família para a professora e os colegas. Isso rendeu momentos especiais de ternura e boas risadas (“Eu não sei quantos anos a minha mãe tem, mas eu acho que tem 8”), além do exercício de uma série de habilidades, principalmente a expressão oral.
Foram trabalhadas as quantidades de pessoas que compõem cada família, as semelhanças e diferenças entre as famílias de nossa turma, os nomes comuns dos familiares, as letras e sons que apresentam e “são iguais as nossas”, famílias bem parecidas e famílias bem diferentes, o que também proporcionou maior integração entre as crianças.
E depois de muita conversa, foi hora de desenhar a família, criando uma releitura da foto. | |
|
Pintura ao ar livre
A turma do Jardim A3 está pesquisando e registrando curiosidades sobre as 4 estações e os fenômenos da natureza que ocorrem durante cada uma delas.
A partir disso, a professora pensou em uma estrutura e fez um “espaço móvel”, dispondo alguns materiais para auxiliar durante a pintura, fomentar a criatividade e inspirar ainda mais os pequenos pesquisadores!
As crianças ficaram muito felizes ao realizar a pintura ao ar livre e gostaram muito do novo espaço móvel. | |
|
Dia de pizza!
As crianças do Jardim A1 participaram de uma aula de culinária na sala de aula, produzindo massa de pizza.
No dia seguinte, cada família enviou os ingredientes favoritos de seu filho para a produção da cobertura da pizza. Algumas crianças saborearam na hora do lanche e outras preferiram levar para casa e compartilhar com a família.
Além de aproveitar os sabores, os alunos fizeram registros da receita e um gráfico sobre os tipos de cobertura, percebendo que o sabor mais utilizado foi calabresa.
Essa produção das pizzas foi deliciosa, mas também envolveu letramento, quantificação, texturas, construção de gráfico e produção coletiva de receita, autonomia, além das experiências com os próprios alimentos, percebendo textura, odores e cores. | |
|
Bingo do Nome do JB1
Para fortalecer a identidade e desenvolver o reconhecimento das letras do seu nome, as crianças do JB1 produziram e participaram de um divertido jogo de bingo.
Depois de fazer cartelas coloridas, começaram as emocionantes rodadas: “olha, eu tenho essa letra, 1…2…3… é a terceira letra do meu nome”; “um H, o mesmo H, fez dar bingo em 3 nomes diferentes: Arthur, Matheus e Thomas". Cada “bingo” foi comemorado com muita empolgação. | |
|
JB2: Inauguração do móbile das letras iniciais do nome
Aconteceu a inauguração do móbile das letras iniciais do nome das crianças da turma JB2! Para que o momento fosse de grande alegria, as crianças e suas famílias confeccionaram uma roupa divertida, utilizando as letras como elemento principal.
Durante a tarde, teve desfile e um lanche especial, onde cada criança trouxe algo que iniciasse com a letra do seu nome. Assim, o cardápio incluiu abacaxi, laranja, gelatina e geleia de goiaba, por exemplo.
Foi um dia muito animado! | |
|
Diversão na sala dos espelhos
Em um dia de chuva, nada melhor que ir brincar na sala dos espelhos. Assim, as crianças do MAB1 aproveitaram cada espaço correndo, cantando e criando brincadeiras com os tatames, que viraram casas, jogo de amarelinha e muito mais.
Também teve diversão com o “pano mágico” e fazendo muitas caretas no espelho. | |
|
|
|
|
|
|
|
|
Se não quiser mais receber mensagens do Colégio Santa Doroteia, por favor mande um e-mail para atendimento@santadoroteia-rs.com.br. | | |