Para fazer contato com o Colégio Santa Doroteia, por favor mande um e-mail para atendimento@santadoroteia-rs.com.br

Vacina contra a Gripe com preço especial

O Colégio Santa Doroteia renovou o convênio com a clínica Multivacinas a fim de que alunos tenham preço especial na vacina contra a Gripe.

Ao apresentar o crachá ou estando uniformizado, a vacina contra a gripe é disponibilizada para estudantes do Santa Doroteia ao valor de R$ 70,00 (dose).

A Clínica Multivacinas fica na Av. Assis Brasil, 4582 loja 20. Fone (51) 3028-2538.

Provas de Substituição: atenção aos prazos

O estudante de 5º ano ao Ensino Médio que não conseguir realizar uma ou mais avaliações (parciais ou trimestrais), deverá solicitar o agendamento de PS (Prova de Substituição). A solicitação deve ser feita pelo responsável, preenchendo o formulário on-line disponível em https://santadoroteia-rs.com.br/ps2024/ .

Veja a seguir os prazos (atualizados) para solicitar a realização de PS no 1º trimestre letivo de 2024:

5º ano – Até o dia 15/05/2024

6º ao 8º ano do Ensino Fundamental – Até o dia 08/05/2024

9º ano ao Ensino Médio – Até o dia 15/05/2024

O cronograma das provas também está disponível no site, na mesma página.

Havendo qualquer dúvida, a equipe da CAD está à disposição pelo 51 3015-9800 e atendimento@santadoroteia-rs.com.br

Dia especial de encontro da Educação Infantil

No dia 20 de abril, as famílias da Educação Infantil viveram momentos de encontro, integração e muita alegria na escola. Enquanto as crianças se divertiam com a Cia.Lúdica, os pais tiveram oportunidade de conversar com a equipe pedagógica; teve até dinâmica com construção de aviãozinho de papel. Depois, todos se uniram para brincadeiras em família.

A linda manhã de sábado também foi o cenário ideal para um lanche coletivo e um animado bate-papo entre amigos.

Sábado de formação para os novos colaboradores Doroteanos

No sábado, dia 20, cerca de 70 professores e funcionários do Colégio Santa Doroteia e da Escola Santa Doroteia Planalto participaram da primeira etapa do itinerário formativo proposto pela Escola para Formação Permanente de Leigos Educadores.

Todos os colaboradores das escolas Doroteias são convocados a participar desses momentos de integração, em que tomam contato com a biografia de Santa Paula, os valores da instituição e os documentos que norteiam as ações das escolas e obras.

O dia teve momentos especiais de encontro e oração, incluindo a já tradicional produção de focaccia – um tipo de pão típico de Gênova, presente em diferentes passagens da história de Santa Paula Frassinetti e nas origens da Congregação. As focaccias, feitas a muitas mãos, ficaram deliciosas.

2º ano vai ao Teatro

Dentro do projeto Pequenos Autores no Universo dos Livros, que visa incentivar a leitura e apresentar os variados suportes de leitura para as crianças do 2º ano, as turmas foram ao teatro assistir a um espetáculo musical.

A peça “Adivinha o que é” é inspirada num disco do grupo MPB4, considerado uma das obras-primas do repertório nacional dedicado ao público infanto-juvenil. Adaptado para o nosso tempo, o texto aborda a questão dos malefícios do uso ilimitado de telas e como ter uma relação mais feliz e saudável com o mundo que nos cerca.

7º ano: explorando as narrativas literárias com Mangás

Para conhecer e explorar as diferentes narrativas literárias, as turmas de 7º ano fizeram a leitura de mangás, histórias em quadrinhos com estilo originário do Japão.

Como parte da proposta, além da leitura, as turmas trabalharam na reconstrução do enredo do mangá usando fios, que formaram um emaranhado surpreendente.

Com esse projeto das aulas de Língua Portuguesa, os alunos também estão engajados na missão de se tornarem leitores assíduos.

Intercâmbio cultural: ampliando o vocabulário

As turmas de 3º ao 8º ano do Ensino Fundamental participaram dos momentos de intercâmbio cultural que aconteceram nas aulas de Língua Inglesa.

Conectados com convidados especiais, os alunos conversaram em inglês sobre cultura, hábitos e curiosidades dos locais de origem de cada convidado - Inglaterra, Estados Unidos, Irlanda e Argentina.

Foram momentos em que as turmas participaram com grande interesse e exercitaram a compreensão do que era ouvido, bem como a expressão por meio do diálogo.

JB4: conhecendo o sistema monetário

As crianças do Jardim B4 estão cheias de perguntas sobre dinheiro: de onde vem? Do que ele é feito? Quanto vale? Como é a máquina que faz o dinheiro? Ele vem da árvore?

Assim, após uma conversa em pequenos grupos no ateliê, cada um registrou suas curiosidades e foram convidados a apresentar seu desenho para a turma. Nessa conversa surgiram novos questionamentos e ficou evidente que o novo projeto da turma será sobre o Sistema Monetário.

Nesta semana, a turma já começou a conversar sobre as moedas, observar e registrar quanto valem, elaborando suas hipóteses: “Profe, a de 1 vale menos porque é só um e essa vale mais porque é maior e tem o 2 e o 5.”

JB3: uma grande Festa das Letras

Preparada durante algumas semanas, aconteceu no dia 17 de abril a esperada Festa das letras do JB3.

Os preparativos envolveram a organização do espaço e muitas atividades sobre diferentes letras e sons que compõem o “meu nome” e “os nossos nomes”.

Então, no dia 17, todas as crianças vieram com uma representação da primeira letra de seu nome para desfilar, apresentar, vocalizar e se divertir muito na festa que foi recheada de músicas sobre... letras!

JA2: animais muito grandes!

As crianças do JA2 estão explorando o mundo dos animais de grande porte, como girafas, pandas e ursos polares.

Cheios de curiosidade, os alunos consultaram mapas, livros e imagens digitais em busca de respostas para muitas perguntas e hipóteses que foram surgindo em meio à pesquisa.

O trabalho também envolveu uma ida à Biblioteca da escola, que rendeu muitas descobertas.

A Terra em formato de quebra-cabeça

A turma JB2 está imersa no projeto sobre o planeta Terra. Dos muitos estudos que têm sido realizados, surgiu um belo jogo de quebra-cabeça.

Cada grupo da turma recebeu uma folha de papel para planejar e rascunhar, prevendo tamanho, cor, espaço e quantidade de peças. Depois, chegou a hora de transformar em peças coloridas em papelão resistente.

O jogo será uma das atividades expostas na Mostra de Iniciação Científica do Colégio, que acontecerá em julho.

JB1: casinhas e letras

Depois de ouvir a história "Cada um mora onde pode", do cartunista Ziraldo, os alunos do JB1 fizeram o reconhecimento e a modelagem da letra inicial de seu nome com hastes de chenile.

Foi uma forma de criar “uma casinha para alguém especial morar”, de acordo com a inspiração proporcionada pela história. Depois da colagem, cada criança foi convidada a representar o morador da sua letra através do desenho e continuar a escrita do seu nome com o auxílio da professora.

Descobertas sobre os animais também em Língua Inglesa

A turma MAB1 assistiu ao filme Madagascar, que inspirou muitas perguntas sobre animais, imitações sobre sons e movimentos, além da criação de um espaço na sala de aula para guardar as descobertas dos alunos.

Na aula de Língua Inglesa, a teacher Arícia também está trabalhando o vocabulário sobre animais, como nomeá-los e expressar seus diferentes tamanhos, o que aumentou o interesse das crianças sobre o tema.

JA3: a estação do verão

A turma Jardim A3 está pesquisando e aprendendo sobre as estações do ano. A estação estudada, atualmente, é o verão.

Assim, as crianças procuraram em jornais e revistas roupas de verão para recortar e colar em papel, completando a ilustração ao desenhar as partes do corpo humano que faltavam em cada montagem.

MAB2: visita à Biblioteca

A turminha da Profª Mariléa fez uma “visita oficial” à Biblioteca do Colégio, conhecendo cada espaço e ficando muito à vontade em meio aos livros.

Ali, cada criança escolheu um livro de seu interesse e pela primeira vez, os alunos fizeram o uso do crachá da escola para a retirada, exatamente como fazem os alunos maiores.

JA2: Experiência na mesa de luz

As crianças da turma JA2 viram imagens de animais de um modo diferente: utilizando a mesa de luz.

Dentro do tema de Zoológico, que está sendo trabalhado em diferentes atividades, as crianças colocaram cartões com imagens de animais sobre uma superfície com luz colorida, que revelava novas imagens.

Isso oportunizou a reflexão sobre o papel de uma instituição como o zoológico, o risco de extinção de animais, além da associação com as letras e sons que compõem o nome dos bichos visualizados.

Agenda 2024

Este boletim informativo digital é dirigido aos pais e responsáveis de alunos do Colégio Santa Doroteia de Porto Alegre.
www.santadoroteia-rs.com.br
facebook.com/sdoroteia/

Se não quiser mais receber mensagens do Colégio Santa Doroteia, por favor mande um e-mail para atendimento@santadoroteia-rs.com.br.