Para fazer contato com o Colégio Santa Doroteia, por favor mande um e-mail para atendimento@santadoroteia-rs.com.br

Santa Dorotéia na Olimpíada Nacional de Filosofia – ONFIL 2024

No dia 28 de junho, os estudantes Sofia Belleboni Sabadin e Erik Collares Teixeira, da 1ª série do Ensino Médio, participaram da Etapa Regional da 1ª Olimpíada Nacional de Filosofia, junto com o professor Geverton Felipe Köhnlein. A etapa ocorreu no Colégio Israelita e contou com a participação de mais de 40 estudantes de diferentes colégios de Porto Alegre e região metropolitana, mas ao todo foram mais de 560 estudantes inscritos em todo o Brasil.

A Olimpíada Nacional de Filosofia é uma competição que visa estimular os estudantes de ensino médio a produzirem um ensaio filosófico cujo tema é sorteado na hora e do qual eles devem redigir uma construção argumentativa, em até 4 horas, daquilo que carregam de bagagem teórica. Este tipo de escrita é muito difundido ao longo da história do pensamento filosófico, pois foi, e ainda é, uma forma de explorar as principais ideias de autoras e autores sobre diferentes temas transversais.

Caso os estudantes fiquem bem colocados nesta primeira etapa, serão convidados a participar da Etapa Nacional na Universidade Federal de Santa Maria. A ONFIL é uma seletiva para a Olimpíada Internacional de Filosofia que ocorrerá em 2025 na cidade de Bari, na Itália.

O grande prêmio deste evento, para todos envolvidos, é a possibilidade de mostrar o quanto a filosofia é uma disciplina importante para a formação do estudante de ensino médio. Em meio a tantos desafios globais, a filosofia resiste em diferentes esferas institucionais permanecendo como “pedra de toque” do desenvolvimento humano.

Além disso, por vezes negligenciada nas esferas educacionais e políticas, a filosofia contribui para a constituição do sujeito por vir, na medição de um tempo sem medida e de uma sociedade desesperada por respostas. Mas, é na não resposta que ela se torna essencial, pois ela abre a potência de uma busca no desconhecido do futuro que ainda não nos habita. Filosofar, como percebe-se nos estudantes que estão participando da ONFIL é um ato de existência de si. Portanto, é com muito orgulho que nosso colégio participa desta Olimpíada estimulando assim os demais estudantes ao ATO de filosofar!

7º ano pesquisa de campo sobre poluição

Os alunos realizaram uma pesquisa de campo no ambiente escolar, buscando compreender quais locais poderiam estar mais sujeitos à presença de poluentes presentes na atmosfera. Para a atividade proposta pela Profª Jéssica Streb, foram instalados papéis filtro no estacionamento, na entrada da sala de aula e dentro da sala de aula, a fim de captar possíveis poluentes como poeira e fuligem da atmosfera.

Após 48 horas, os papéis foram recolhidos e analisados em laboratório, constatando que na sala de aula e na entrada da sala não foram encontradas partículas poluentes no papel filtro; porém, no papel filtro presente no estacionamento, observou-se a presença de poluentes.

Os alunos relacionaram os resultados observados constatando que no estacionamento, por conta da queima de combustíveis fósseis, ocorre maior liberação de partículas poluidoras. A atividade foi extremamente importante pois fez com que o conteúdo previsto no currículo fosse trabalho em diferentes dimensões, fomentando a atividade de pesquisa e empolgando os alunos com o estudo de campo.

Sagrado e Profano

As turmas de 7º ano estão estudando os conceitos de sagrado e profano. Assim, o Prof. Éder Oliveira fez uma proposta que mobilizou a criatividade dos alunos a criação de paródias com tema religioso a partir de canções populares.

Surgiram letras expressivas e até mesmo videoclipes produzidos com capricho, além de apresentações animadas em sala de aula.

Sem fôlego: atividades variadas a partir do livro-imagem

A Profª Keller Rocha tem realizado diferentes atividades e abordagens para a leitura e discussão da obra "Sem fôlego", livro-imagem de Brian Selznick.

Num dia de sol, os alunos da turma 17D trouxeram bergamota e aproveitaram para "lagartear" com literatura.

As atividades com o livro seguem sendo desenvolvidas ao longo das primeiras semanas de julho, com direito à visita virtual no Museu Americano de História Natural, em Nova York, no Espaço HubTech.

6º ano: inspiração em contos indígenas

As turmas do 6º ano da manhã fizeram a leitura de alguns contos indígenas nas aulas de Língua Portuguesa.

Inspirados pelas leituras, os alunos começaram a produzir histórias em quadrinhos inspiradas na história “Japim cantava bonito”, a história de um pássaro que gostava de imitar os outros e, por isso, recebeu a punição de perder o seu canto.

Classificando rochas

As aulas de Ciências do 6º ano têm sido em meio às rochas: no laboratório, observando diferentes amostras, os alunos realizaram a classificação das rochas.

A proposta foi de identificação e separação de acordo com a origem: rochas magmáticas, sedimentares ou metamórficas.

PJD: encontros todas as quintas-feiras

Todas as quintas-feiras, às 14h, acontecem os encontros da Pastoral da Juventude, que visam desenvolver o protagonismo juvenil.

É um espaço de convivência e cultivo de valores, liderança, espiritualidade e solidariedade. Em cada semana uma dupla de adolescentes conduz as atividades do grupo sob a orientação do assessor, Prof. Éder Oliveira.

Os estudantes que desejarem participar são bem-vindos!

5º ano no tempo dos Faraós

As turmas de 5º ano estão estudando o Egito Antigo e conhecendo as importantes contribuições legadas por essa antiga civilização.

Numa das atividades realizadas, os alunos montaram dioramas em formato de pirâmide, representando, entre outros conceitos, a cultura, a importância da descoberta da agricultura, a formação das primeiras cidades e o papel das religiões nas identidades dos povos antigos.

5º ano: Body Parts em Post-its

Os Teachers Tales e Bárbara organizaram uma competição que animou as turmas do 5º ano: cada grupo deveria escrever em post-its os nomes das partes do corpo em Língua Inglesa e colar num colega.

Os grupos vencedores foram os que acertaram a grafia e as partes do corpo em que os papeizinhos foram colados. Os alunos se divertiram muito enquanto aprenderam e praticaram.

4º ano tarde: olympic sports

Com a chegada das Olimpíadas neste mês de julho, os alunos do 4º ano da tarde fizeram uma pesquisa sobre os principais esportes desse evento mundial.

Durante a aula de inglês, os alunos foram ao Espaço HubTech para pesquisar informações sobre alguns esportes, procurando saber quem e onde iniciou, regras, atletas que se destacaram, tudo em Língua Inglesa.

Inspiração em Alfredo Volpi

Na Semana Junina, as turmas de 4º ano conheceram a história e obra do artista italiano Alfredo Volpi.

Tendo chegado ao Brasil ainda criança, Volpi pintava paisagens cheias de detalhes, mas mudou seu estilo para paisagens com traços simples, se encantando com as bandeirinhas e os ritmos das festas juninas.

Desde então, o artista nunca mais deixou de pintar bandeirinhas em suas telas.

Inspirados nas obras de Volpi, os alunos fizeram suas próprias criações.

3º ano: descrevendo Looks

Nas aulas de Língua Inglesa, as turmas de 3º ano estão estudando Looks e a forma de fazer e entender uma descrição.

Nessa atividade, os alunos escutavam uma descrição em Inglês e faziam um desenho de acordo com o que foi escutado. Por fim, a pessoa descrita era revelada.

13F: Matemática Interativa

Os alunos da turma 13F realizaram uma atividade interativa sobre o conteúdo estudado nas aulas de Matemática.

Na atividade, as crianças marcaram as coordenadas do trajeto percorrido pelos personagens do livro utilizando a malha quadriculada, observando as linhas e colunas, conforme o local descrito.

A atividade exigiu atenção e, com jeito de game, foi atraente e deu ótimos resultados.

2º ano: cenários Matemáticos

Os 2º anos estão trabalhando as figuras geométricas, explorando e comparando as diferenças e semelhanças entre as formas planas e os sólidos geométricos. E para tornar toda esta aprendizagem ainda mais significativa, nada melhor do que explorar o conteúdo de maneira lúdica e divertida!

Assim, cada turma montou os sólidos dos encartes do livro didático de Matemática e em seguida, os alunos usaram muita criatividade e imaginação, criando lindos cenários, como ruas, castelos e avenidas.

2º ano: The Days of the Week

As turmas de 2nd grade estão aprendendo sobre os dias da semana em inglês. A proposta surgiu a partir das músicas realizadas como warm up nas aulas de língua inglesa.

Cada turma recebeu o cartaz para juntos visualizarem e acompanharem os dias da semana em inglês. A cooperação entre os alunos facilitou a compreensão do vocabulário estimulando a autonomia e o conhecimento sobre o tempo ao seu redor.

13C: estudos sobre animais ovíparos

Os alunos da turma 13C envolveram-se numa proposta do livro de Matemática onde o assunto era o período de gestação de alguns animais. O livro mostrava animais mamíferos e depois sugeria uma pesquisa sobre os animais que nascem de ovos.

Em Ciências o conteúdo também está relacionado aos animais, então a curiosidade levou os alunos a pesquisar o período de incubação dos ovos de alguns animais ovíparos. Após a pesquisa feita em aula, cada aluno escolheu um animal para fazer a ilustração.

Foi montado um quadro um comparativo que possibilitou ver o tempo de incubação dos ovos dos animais listados medido em horas, dias ou meses.

Foi uma pesquisa envolvente e os desenhos ficaram lindos.

Um jipe para viajar num safári

A turminha do Maternal da Profª Geny foi surpreendida, nesta semana, com a entrega de seu próprio veículo: um jipe muito bacana, construído com capricho pela equipe de Manutenção da escola.

A necessidade de um jipe surgiu durante o projeto sobre os animais que habitam a África. Depois de experimentar um animado passeio pelo Ecoparque, as crianças iniciaram a pintura do veículo, em tons camuflados, no melhor estilo aventureiro.

Em breve, devidamente equipados, os pequenos vivenciarão muitas aventuras.

JA2: Um tigre em sala

A turminha do JA2 está pesquisando sobre animais que vivem no zoológico e nesta semana as crianças conheceram um pouquinho mais sobre os tigres.

Entre levantamento de hipóteses e um vídeo informativo sobre a alimentação e curiosidades, as crianças também puderam observar o animal em 3D no computador e no celular. Graças a uma ferramenta do google, foi possível trazer o tigre para nossa sala de aula, o que gerou alegria e diversão para as crianças.

JB2: dia de cinema sem sair da escola

As crianças do JB2 foram convidadas pela orientadora Marina Gomes a assistir o filme Divertidamente I. Mas um amigo muito especial trouxe um recado para crianças antes do filme iniciar: o ratinho Ratoel, que faz parte das propostas das assembleias com a turma.

O Ratoel, além de uma carta, mostrou às crianças uma caixa recheada com as emoções que as crianças descobriram no filme. Foi uma tarde incrível e com muitas reflexões.

JB3: ovo com ou sem pintinho?

A partir das pesquisas e descobertas a respeito dos animais que nascem de ovos, as crianças observaram, analisaram e manusearam um ovo de galinha “sem pintinho”.

Durante as conversas, as crianças ficaram sabendo que apenas quando a galinha “se casa com o galo”, “ quando moram juntos no galinheiro” é que os ovos podem ter pintinhos dentro, e que aqueles que compramos no supermercado são para consumir como alimentação.

A turma explorou a textura e dureza da casca do ovo, cores presentes, cheiro, temperatura, tamanhos diferentes e, em seguida, analisou a casca quebrada, a clara, a gema e sua “pelezinha”, manuseando e “melecando” as mãos.

Novas perguntas surgiram e vamos em busca das respostas…

JB1 interpretando mapas

Uma criança pesquisou e trouxe cinco curiosidades sobre o mar, tema abrangido pelo projeto "Reino das águas mágicas".

Ao ouvir as informações, surgiu uma dúvida: "Profe, o que são continentes?", que logo foi respondida por um colega: Eu sei que que são pedaços bem grandes de terra, né?".

Assim, a turma decidiu pegar um mapa para observar, interpretar e compreender de forma prática. As crianças adoraram e ficaram, por dias, analisando e criando novas hipóteses.

JA3: joaninha é um fenômeno?

O Jardim A3 estava buscando e identificando fenômenos da natureza pelo Ecoparque, quando as crianças encontraram uma joaninha. Ela despertou muita curiosidade: “profe, ela é laranja! Não é vermelha”. “Podemos levar para a sala”? “Ela também é um fenômeno da natureza?”

A joaninha fez tanto sucesso que as crianças a levaram para a sala e cuidaram durante um tempo. Posteriormente, a amiguinha foi devolvida para a natureza.

Campeã brasileira de jiu-jitsu

Nossa aluna do 8º ano Giovana Delavi Spertotto conquistou o título de Campeã Brasileira de Jiu-jitsu no Campeonato Brasileiro.

O evento aconteceu em Barueri-SP e a Giovana subiu no lugar mais alto do podium, recebendo a merecida medalha de ouro.

Celebramos com nossa aluna e sua família! Sabemos que são conquistas construídas com muito trabalho, foco, dedicação e talento.

Agenda 2024

Este boletim informativo digital é dirigido aos pais e responsáveis de alunos do Colégio Santa Doroteia de Porto Alegre.
www.santadoroteia-rs.com.br
facebook.com/sdoroteia/