Para fazer contato com o Colégio Santa Doroteia, por favor mande um e-mail para atendimento@santadoroteia-rs.com.br

Muita alegria Rumo ao 1º ano

O sábado, dia 6 de julho, teve sol e muito calor humano aquecendo a tarde no evento Rumo ao 1º ano, que acolheu crianças e famílias para a apresentação da proposta de 1º ano em 2025.

Com animação da Cia.Lúdica e oficinas acontecendo em diferentes espaços da escola, cerca de 150 famílias participaram conosco de uma tarde realmente especial.

Na foto, a grande equipe que atuou para que o Rumo ao 1º ano acontecesse com sucesso.

Conheça (e adquira) o C.A.T, produto da Miniempresa dos nossos alunos com a Junior Achievement

No programa de empreendedorismo desenvolvido pela Junior Achievement, um grupo de estudantes da 2º série do Ensino Médio desenvolveu o Cobertor Almofada Transforme: um produto versátil, inovador e muito adequado para o inverno.

Informações para saber mais e adquirir estão no Instagram da Miniempresa @comfortx.sae.

Teste de lançamento de Foguete? Temos!

Para participar da MOBFOG - Mostra Brasileira de Foguetes, um grupo de alunos foi orientado pelo Prof. Rafael Acker para construir e lançar foguetes obliquamente. As olimpíadas de lançamento de foguetes, muitas vezes associadas a competições educacionais como a Olímpiada Brasileira de Astronomia, têm como principais objetivos promover o interesse em ciências, tecnologia, engenharia e matemática (STEAM) entre estudantes e oferecem uma experiência prática e interdisciplinar, desafiando os participantes a aplicarem seus conhecimentos teóricos de STEAM na criação e operação de um foguete funcional.

Infelizmente, devido às tragédias ocorridas no estado, causadas pelas enchentes, não foi possível cumprir os prazos para submeter os foguetes à MOBFOG. Mas, ainda assim, após o retorno às atividades, o Prof. Rafael Acker deu continuidade com os alunos e o projeto foi finalizado.

As atividades de construção e montagem foram realizadas na escola, utilizando o espaço Maker, e o lançamento foi realizado em campo aberto. Os alunos participantes se envolveram em todo o projeto e colocaram a mão na massa.

No dia do lançamento estavam ansiosos para saber até onde seus foguetes iriam. Os lançamentos foram fantásticos e a vibração do grupo foi contagiante! Um dos foguetes atingiu a marca de 97 m, digna de competição. Os alunos ficaram muito satisfeitos com os resultados do projeto e já estão aguardando pela próxima edição, que será realizada em 2025.

7º ano: Podcasts em produção

Dentro das propostas trabalhadas na OPEE no 7º ano, o Orientador Thiago Lima já iniciou, com os alunos, a produção de uma série de podcasts.

Em cada encontro, os alunos abordam temas como futuro profissional, carreiras e o mundo do trabalho, compartilhando suas percepções e expectativas.

Em breve, os podcasts serão postados no canal do Santa Doroteia no Spotify e outras plataformas de áudio.

The school through our eyes

“A escola através dos nossos olhos” é um projeto de produção de fotografias desenvolvido nas aulas de Língua Inglesa dos 6ºs anos.

Nele, os alunos são desafiados a retratar o ambiente escolar de forma original, para depois compartilhar as fotos e descrever as imagens para os colegas em Inglês.

A atividade surpreende pelo envolvimento dos alunos e pelo belo resultado obtido em imagens singulares e expressões criativas do espaço compartilhado no cotidiano.

3º ano: estudando os animais

A partir dos estudos realizados nas aulas de Ciências, os alunos dos 3° anos transformaram materiais recicláveis em animais de todos os tipos, de acordo com a escolha pessoal.

Após a confecção de cada bichinho, cada um teve que preencher uma ficha técnica apontando as características do animal escolhido e, carinhosamente, nomear sua criação.

My first Literary Project

As turmas 11A e 11B iniciaram seu primeiro Literary Project nas aulas de Inglês.

Para iniciar esse projeto, a Teacher Franciele Figueiró conversou com os alunos sobre a criação da capa do livro, reuniu as ideias para o título da história e apresentou um pequeno vídeo da personagem principal dando uma missão para os pequenos: draw an ideal house! As produções das casas ideias foram cheias de criatividade!

Letra Cursiva: trabalhando com dedicação

As turmas do 2º ano estão finalizando o polígrafo da letra cursiva, um dos momentos mais especiais de todo o trabalho envolvendo o desenvolvimento da “letra emendada”.

Treinar a letra cursiva melhora a coordenação motora fina, além de aprimorar as noções de orientação espacial, favorecendo, também, a concentração, o foco e a agilidade na escrita.

Entre as muitas atividades realizadas envolvendo o mundo das voltinhas e traçados, vem se aproximando a culminância deste projeto, que acontecerá no mês de agosto, na tão esperada FESTA DA LETRA CURSIVA. Segundo as professoras, será um evento emocionante e repleto de surpresas para os pequenos estudantes!

Monsters & GrowING Space

Embarcar em histórias e construir conhecimento também faz parte das nossas aulas de língua inglesa. Uma das propostas realizadas com as turmas de 2nd grade foi a criação de um little monster. A proposta surgiu através de uma atividade realizada na unit 4, onde os alunos precisavam contar e criar as partes do corpo de um pequeno monstrinho. Do interesse dos students, a Teacher Franciele Figueiró conseguiu diversas contribuições dos alunos ao sugerir a criação destes personagens. Além de criar um visual único, os alunos deveriam dar um nome para os mesmos e apresentar algumas características dos mesmos, em Inglês, para sua turma.

As turmas do 2º ano também aproveitam bastante a GrowING Space, sala dedicada somente às atividades em Inglês. Assim, lá acontecem momentos de leitura, jogos que contemplam o vocabulário, aulas práticas envolvendo as habilidades de speaking dos pequenos e jogos divertidos como o Twister.

Let's practice: inside the human body!

Nossas turmas de 2nd grade estão aprendendo sobre The human organs. Para tornar o aprendizado mais significativo, a Teacher Fran convidou os alunos para uma brincadeira prática: com um acessório muito bacana, que ilustrava os órgãos humanos, os alunos identificavam a localização do órgão no corpo, usando o vocabulário em Língua Inglesa.

Cool & Warm Colors

Dando continuidade às propostas do nosso English Book, as turmas 11A e 11B conheceram os conceitos de cool colors & warm colors. Os alunos aprenderam o vocabulário, exploraram em imagens as diferenças e foram convidados a produzir um desenho utilizando as cores que fazem parte da Colors Wheel.

Segundo a Teacher Franciele, a atividade foi um sucesso, com muitas produções criativas.

Let's move your body!

Iniciando as revisões da aula de inglês, a Teacher Franciele Figueiró convidou os alunos para uma aula diferente. Após estudarem sobre as body parts (partes do corpo) e estudarem os five senses (os cinco sentidos), chegou o momento de mexer o corpo e a mente.

Os alunos treinaram verbos de ação em língua inglesa e, juntos, executaram algumas coreografias trabalhando os body movements (movimentos corporais) com muita alegria, energia e aprendizado.

MAB2: surpresa! Um novo amigo!

A turma do MAB2 recebeu uma cartinha na sala, convidando as crianças para que fossem ao jardim da escola.

Chegando lá, havia uma caixa sob a árvore e um bilhete com instruções básicas de cuidado com um amigo que estaria ali... E o que será que se escondia na caixa?

As crianças comentavam: “Está se mexendo!”, “É pequeno o que tem dentro!”, “Será que é um passarinho?”

Ao abrir a caixa, mistério desfeito: o novo amigo é um hamster.

A primeira coisa que a turma fez foi acolhê-lo na sala de aula e fazer uma votação para escolher o nome do mascote. O nome decidido pelo grupo foi Polenta, uma sugestão da colega Federica.

Agora, diariamente o Polenta é alimentado e observado em seu comportamento. Todas as curiosidades que estão se manifestando vão nortear o próximo projeto!

JB2: Construção de jogos pedagógicos

As crianças do JB2 estão se transformaram em detetives para ajudar a cuidar do planeta o Terra.

Em uma das rodinhas de conversa, o tema foram as emoções, trazendo como base o filme Divertidamente que assistimos na semana passada, na escola.

A partir disso, a professora Rayssa perguntou: Como podemos deixar o planeta Terra feliz? As crianças trouxeram muitos exemplos: não jogando lixo no chão, cuidando dos rios, não gastando muita água...

Em seguida, em pequenos grupos, os alunos construíram um jogo pedagógico no qual que deveriam aparecer as emoções vistas no filme em relação ao nosso planeta Terra.

A turma foi muito criativa elaborando jogos de tabuleiro com dados, jogo da memória e quebra-cabeça.

Os jogos ficarão expostos na sala de aula para os momentos de brincadeiras.

Emoções em pauta no JB1

assembleias. Nomear o que sentem e buscar compreender as emoções dos colegas virou uma prática diária na turma. Ainda mais agora envolvidos pelos divertidos personagens da sequência do filme "Divertidamente" que trazem ainda mais concretude e referência para as crianças.

Pensando nisso e escutando o que trazem, a Profª Amanda propôs que, inspirados pelo filme, cada um representasse com aquarela os sentimentos com os quais mais se identifica. Surgiram percepções ótimas, como "Profe, vou pintar raiva porque eu fico bravo em muitos momentos", "Profe, posso pintar todos? Eu sinto diferentes emoções o tempo todo, depende do momento. Por exemplo, quando tenho medo do escuro é o medo, quando estou com a minha mãe, alegria..." e "Eu amo a alegria, porque ela deixa tudo melhor, sempre".

MAB1 muitos preparativos para o safári

Depois de conquistar e pintar seu próprio veículo, o MAB1 começou a construir um binóculo com refil de papel. E as crianças ganharam coletes dignos de exploradores, costurados e customizados com muito amor pela Sra. Lia, avó do aluno Davi.

Cada pequeno aventureiro desenhou e coloriu o colete que recebeu, e ainda coloriu os chapéus que serão usados na viagem.

Os preparativos para a viagem à África continuam, despertando novas aprendizagens.

JB4: valorizando o tempo de brincar livre

O brincar livre está presente diariamente na rotina do JB4. É nesse momento que as crianças compartilham espaços, brinquedos e muita criatividade. Definem papéis através do jogo simbólico, se posicionam e apresentam suas ideias entre seus pares.

Nesses momentos, tem aparecido muito a construção de lojas e venda de livros, sorvetes e brinquedos. Também foi durante o brincar livre em diferentes espaços que apareceu o interesse muito grande pelos fósseis ao encontrarem pedras e galhos que se assemelhavam aos ossos de dinossauros. Com isso, as crianças trouxeram esses elementos encontrados no Ecoparque para a sala.

A sala de aula vai ficando com mais e mais espaços “inventados”, as brincadeiras vão gerando curiosidade e as crianças vão construindo novos repertórios.

Agenda 2024

Este boletim informativo digital é dirigido aos pais e responsáveis de alunos do Colégio Santa Doroteia de Porto Alegre.
www.santadoroteia-rs.com.br
facebook.com/sdoroteia/