Para fazer contato com o Colégio Santa Doroteia, por favor mande um e-mail para atendimento@santadoroteia-rs.com.br

O que muda no atendimento no Recesso de Inverno?

Durante o recesso de inverno (de 20 a 31/07), não haverá atendimento nos setores da escola e no TUIN.

Apenas a portaria da Rua Mali permanecerá aberta, atendendo 24 horas por dia.

A CAD atenderá de segunda a sexta-feira, 7h45min às 17h30min, sem fechar ao meio-dia. Não haverá atendimento nos sábados.

No dia 1º de agosto, com a volta às aulas, todos os setores e portarias retornarão ao atendimento normal.

Dormidão: madrugada aquecida por muita animação

Madrugada fria? Só do lado de fora! Para os alunos do 9°ano, a noite de 12 de julho e a madrugada do dia 13 foram diferentes, cheias de experiências, alegria e calor humano.

No Dormidão 2024, as turmas de 9°ano tiveram contato com a estrutura do Ensino Médio em oficinas práticas dos itinerários Biotec e Produção Criativa. Além de participar de quatro diferentes workshops conduzidos pelos professores dos itinerários, os alunos tiveram jogos cooperativos, festinha, pizza feita na hora e levaram para a casa um kit de café da manhã preparado com carinho.

A partir de agora, os alunos poderão solicitar aconselhamento para ter apoio na decisão sobre qual itinerário seguir em 2025, no Ensino Médio.

15B: avanços com a participação em assembleias

A turma 15B tem participado de assembleias conduzidas pelo Orientador Educacional Sérgio da Rocha e pela Psicóloga Escolar Ana Paula Machado, obtendo muitos avanços em questões como relacionamento interpessoal, respeito à diversidade de opiniões e busca coletiva de soluções.

A dinâmica de assembleias faz com que os próprios alunos percebam o que é positivo e as questões que precisam ser avaliadas e transformadas para que haja melhor relacionamento e aprendizagem.

Segundo a Profª Márcia e a equipe, os resultados positivos têm sido nítidos, especialmente no engajamento dos alunos na melhoria do ambiente escolar e na união da turma.

Alunos dos 7º e 9º anos inovam nos trabalhos de História

O Prof. João Camilo Grazziotin Portal propôs aos alunos de 7º e 9º anos, de acordo com os conteúdos trabalhados, a criação de documentos escritos sobre os períodos estudados, escolhendo o formato, um personagem, a linguagem e o cenário. O resultado foi a produção de documentos criativos, sensíveis e com muito capricho. Segundo o professor, as produções demonstraram excelentes evidências de aprendizagem e a aplicação prática de competências linguísticas, históricas e artísticas.

Alunos do 9º ano elaboraram cartas envelhecidas com café, queimadas nas pontas, para deixar o papel com “marcas do tempo”. Alguns grupos elaboraram jornais sobre a crise de 1929, também sobre a ascensão do nazifascismo, com a diagramação de páginas jornalísticas e imagens alinhadas. Temas como a Lei Seca norte-americana ou os campos de concentração e extermínio de judeus foram abordados de forma criativa sem comprometer a fidelidade ao conteúdo histórico.

Nas turmas de 7º ano, houve inúmeras cartas envelhecidas também - algumas, inclusive, coladas com cera, à moda antiga. Houve testamento de bruxas condenadas à fogueira, com reflexões sobre gênero e bruxaria na Idade Média.

A riqueza de conteúdos e formatos pode ser conferida no site da escola, com as imagens dos trabalhos que deixaram o Prof. João Camilo muito feliz pelo resultado apresentado.

7º ano: exposição de transformações geométricas

Os corredores da escola ganharam uma exposição “matemática”: os trabalhos das turmas de 7º ano conduzidas pela Profª Natália.

Nos trabalhos expostos, os alunos expressaram, de forma criativa, seus conhecimentos sobre as transformações geométricas no plano cartesiano: rotação, translação, reflexão, ampliação e redução.

Clube de leitura envolve os alunos

Neste 2º trimestre letivo, os alunos das turmas 16C, 16D, 16E e 17E foram convidados pela professora Joicy, de Língua Portuguesa, para, em grupos, selecionarem obras literárias para indicar aos colegas.

Assim, criou-se um Clube de Leitura dinâmico e com muita participação dos alunos. Segundo a Profª Joicy, foi uma oportunidade para os estudantes debaterem livros entre pares e compartilharem suas percepções com o grande grupo.

6º ano: A Começar em Mim

Na última semana de aula do primeiro semestre letivo, nas aulas de Ensino Religioso, os estudantes de 6º ano (manhã) tiveram a oportunidade de refletir sobre diversas atitudes vivenciadas na infância e adolescência.

O Prof. Éder Oliveira apresentou a canção " A começar em mim", que fala de amor e cuidado com o outro, e propôs a dinâmica da “caixa da empatia”. Cada estudante leu uma pergunta com situações que envolvem atitudes em relação ao outro, e apresentou sua resposta diante da situação apresentada. Os colegas também podiam apresentar seu posicionamento.

A atividade contribuiu para o desenvolvimento da habilidade de argumentação e chamou a atenção para a importância da empatia em situações cotidianas da infância e adolescência.

15F realiza seminário sobre relações de trabalho

A turma 15F se preparou com estudos e pesquisas para um momento especial de seminário sobre as relações de trabalho nos três setores da economia: primário, secundário e terciário.

Os alunos preparam cartazes e sínteses de suas pesquisas, escolhendo uma atividade profissional e identificando o setor a que pertence. A diversidade de profissões escolhidas fez com que o seminário fosse um valioso espaço de aprendizagem e troca de informações, com grande engajamento dos alunos.

4º ano: maquetes de campo e cidade

As turmas de 4º ano estão estudando o conceito de “Município” e suas características. Para que o conteúdo pudesse ser compreendido de forma lúdica, as professoras fizeram a proposta de construção de maquetes, que contou com o apoio das famílias.

Ao construir uma maquete, o aluno experimenta as noções de proporção, orientação, localização e percepção do abstrato no concreto sobre os espaços representados, compreendendo assim a geografia por meio de representação cartográfica.

Assim, a atividade teve excelentes resultados, proporcionando a aprendizagem de forma interativa e divertida.

13F: Pega-varetas com manual de instruções

Nas aulas de Língua Portuguesa, o conteúdo a ser trabalhado era o gênero textual instrucional. E como isso foi feito?

As crianças formaram pequenos grupos e fizeram um jogo de pega-varetas. Além de construir o manual de instruções, coloriram os palitos e jogaram, registrando em uma tabela a pontuação de cada participante.

Agora, os jogos ficaram disponíveis na sala de aula para que seja possível jogar nos intervalos entre uma atividade e outra.

Alunos de 3º ano choose their own adventure (escolhem sua própria aventura)

Os alunos de 3º ano da teacher Victoria se tornaram personagens de livro! Em uma atividade de contação de histórias, que se deu no espaço Growing e na biblioteca, fizeram a leitura em grupos do livro “And then…”

O livro é interativo, permitindo aos leitores escolherem o rumo de sua história. Dessa forma, a aventura de cada grupo foi única, como protagonistas tentando ajudar um cãozinho perdido. Foi uma experiência e tanto viver sua própria story!

A máquina de calcular do 2º ano

Os alunos do 2° ano estão avançando em seus conhecimentos de matemática, trabalhando a adição com reagrupamento. Para isso, fizeram uso de uma máquina de calcular, onde coloriram e recortaram fichas móveis para auxiliar na resolução dos cálculos. Com essa máquina especial, a matemática ficou muito mais divertida!

Primeiro ano estuda as emoções

As turmas de primeiro ano da teacher Sofia Prodanov estão estudando os feelings (sentimentos) e emotions (emoções). Os alunos começaram a confeccionar um mini book sobre o assunto, explorando os temas e personagens do filme “Divertida Mente”.

É crucial para as crianças aprender a reconhecer e compreender as emoções, para que tenham um desenvolvimento saudável e entendam a importância da cultura da paz e de respeitar os sentimentos dos outros.

Jardim A3 explorando a natureza

O Jardim A3 segue pesquisando e realizando experiências envolvendo os fenômenos da natureza.

Desta vez, as crianças exploraram todo o Ecoparque atrás de diversos elementos e construíram lindos porta-retratos usando elementos da natureza.

A partir desta experiência, as crianças desenvolveram habilidades, como: motricidade fina e ampla, atenção, concentração, o entendimento de partilha e cooperação, além de vivenciar momentos de exploração na natureza, ao ar livre.

Um Zoológico na sala do Jardim A2

As crianças do Jardim A2 têm adorado aprender sobre os animais do zoológico. Então, surgiu a ideia: criar um mini zoológico dentro da sala de aula!

Os alunos pintaram e enfeitaram o portão de entrada do zoológico, bem como as cerquinhas dos viveiros de cada animal. Para o interior dos recintos, usaram uma variedade de materiais, como areia mágica, areia colorida, bolinhas de gel e terra.

Este espaço permitirá às crianças brincar e imaginar aventuras em um ambiente divertido, rico em decorações e texturas. Além disso, deverão seguir as regras combinadas de utilização do ambiente, exercitando a responsabilidade para consigo e os demais colegas.

MAB1 conta história com luz e sombras

As crianças do MAB1 foram surpreendidos com um mistério a desvendar: o que havia embaixo do tecido trazido pela professora, que brilhava! Os alunos exploraram formas e sombras, criando uma história dos animais caminhando na savana.

Uma hora, Davi apontou: “Está caindo uma chuva forte!”

“Mas na savana quase não chove,” respondeu Vicente.

Mas os colegas insistiram: “Muita chuva! Agora criou poças d’água!”

Foi uma experiência muito divertida e que possibilitou às crianças exercitar a criatividade e a formação de novas perspectivas.

Agenda 2024

Este boletim informativo digital é dirigido aos pais e responsáveis de alunos do Colégio Santa Doroteia de Porto Alegre.
www.santadoroteia-rs.com.br
facebook.com/sdoroteia/