|
|
|
Aproveite a manhã de sábado entre amigos!
No próximo sábado, dia 17, vamos celebrar o Dia Nacional da Família Doroteana de um jeito descontraído e especial: ao ar livre, entre amigos, com espaço para confraternizar e se divertir em família.
Quem desejar, pode levar cadeirinha, chimarrão, bola, os pets e até organizar um piquenique com a turma. A ideia é que possamos nos encontrar com espontaneidade, sem roteiro, apenas aproveitando a oportunidade de conviver e conversar.
Será das 9h30 às 12h, no Parque 20 de Maio (Praça dos Patos), que fica na Rua Prof. Bertrand Russel, 1 - Vila Ipiranga. Estaremos lá, com as professoras e equipe, esperando você e sua família. | |
|
Dia de festa! 190 anos da Congregação das Irmãs de Santa Doroteia!
A semana começou muito bem, celebrando os 190 anos de fundação da Congregação das Irmãs de Santa Doroteia. No dia 12 de agosto, ao abraçar nossas queridas Irmãs Claudia, Ely-Zenir, Maria do Carmo e Marlene, abraçamos as Irmãs Doroteias presentes em quatro continentes, de modo especial as que deixaram sua marca em nossas escolas de Porto Alegre.
No Colégio Santa Doroteia e na Escola Santa Doroteia Planalto, aconteceram vários momentos festivos, registrados em nossas redes sociais.
Para assistir ao vídeo de homenagem produzido com nossos alunos, clique em https://youtube.com/shorts/EsmDfNNWR8s
Para assistir ao vídeo produzido com leigos doroteanos da Província América Latina, clique em https://youtu.be/knH3HdXFeWY | |
|
Reunidos para rezar e dar graças
No sábado, dia 10 de agosto, aconteceu nossa Celebração Eucarística. Na missa presidida pelo Padre Eduardo Kologeski, nossa Família Doroteana celebrou a vida dos pais, das mães e os 190 anos de fundação da Congregação das Irmãs de Santa Doroteia da Frassinetti.
Quem não estava presente pôde acompanhar a transmissão pelo YouTube. Foi um lindo e abençoado encontro, repleto de gratidão e amor. | |
|
Marque na agenda: dia 14 de setembro
Vá preparando as pilchas! No dia 14 de setembro acontecerá nossa Festa Farroupilha, celebrando as tradições gaúchas com muita música, comidas típicas e atrações para a família.
Em breve, divulgaremos mais informações. | |
|
Explorando poemas: turma 17B reflete sobre poesias e cria ilustrações a partir delas
Nas aulas de Língua Portuguesa, a turma 17B realizou uma roda de leitura do livro de poesia “Manual da delicadeza de A a Z”, de Roseana Murray - autora de obras voltadas para crianças e adolescentes.
Após a leitura, os alunos comentaram e fizeram uma ilustração representando o texto que mais chamou a atenção.
Na próxima aula, cada aluno produzirá a sua poesia de acordo com a letra inicial do seu nome, o que será uma oportunidade de expressar o senso criativo, tanto com as palavras quanto com ilustrações. | |
|
7º ano: Dia de falar sobre o futuro
Dentro do Projeto EU NO FUTURO, que integra os estudos propostos pela OPEE, o dia 14 de agosto foi de encontro dos alunos do 7° ano com convidados especiais para falar sobre empreendedorismo, mercado de trabalho e planejamento financeiro.
Com o acompanhamento do Orientador Educacional Thiago Lima, as turmas participaram com muito interesse do diálogo com os convidados Camila Machado Gomes (administradora) e Diego Angelos (consultor financeiro). | |
|
Explorando o tempo: alunos do 4º ano desenvolvem relógios em aula de inglês
Mergulhando no universo da Língua Inglesa de forma divertida e prática, os alunos do 4º ano estão estudando sobre o assunto “Time”. Assim, o Teacher Charles Silva propôs a confecção de relógios para mostrar as horas, conforme os estudantes aprendem em inglês, o que ajudou os alunos a praticarem a pronúncia, reforçando um aprendizado lúdico e criativo.
A tarefa, além de ter o objetivo de aprimorar as habilidades linguísticas dos alunos, despertou o interesse de saber as horas com precisão em diferentes contextos. Os relógios agora fazem parte das aulas, servindo de ferramentas de auxílio para a fixação do conteúdo. | |
|
Viajar sem sair do lugar!
A cada semana os alunos do 4º ano têm a oportunidade de mergulhar no universo da leitura, no horário disponibilizado para atividades na biblioteca. São momentos reservados para que os estudantes possam escolher livros, explorar diferentes obras e enriquecer o conhecimento.
Ali, os alunos não apenas leem, mas também são incentivados a trocar experiências com os colegas, construindo um ambiente coletivo de aprendizado.
Essa rotina na biblioteca contribui para o desenvolvimento do gosto pela leitura ,fortalece o vínculo dos alunos com a literatura e promove habilidades sociais, o que faz da biblioteca um espaço de aprendizado prazeroso e descobertas. | |
|
Agradeça e Floresça
A turma 14D realizou uma tarefa especial focada em oração e reflexão, na qual aprenderam a importância sobre gratidão. Como parte da atividade, os alunos criaram a “Árvore da Gratidão”, decorada com muitos bilhetinhos coloridos contendo palavras como fé, paz, amor, união e saúde.
As crianças refletiram sobre as coisas que realmente importam em suas vidas, incentivando atitudes mais positivas no dia a dia. Agora, a “Árvore da Gratidão” faz parte da sala de aula como um lembrete visual para que todos pratiquem a gratidão e valorizem as pequenas coisas que trazem alegria. | |
|
2º ano: apresentação musical pelos 190 anos da Congregação de Santa Doroteia
Em comemoração aos 190 anos da Congregação de Santa Doroteia, as turmas de 2º ano, sob a orientação da Profª Elisa Maders, de Música, realizaram uma linda apresentação. A homenagem foi dedicada às Irmãs do Colégio pelo belo trabalho que desempenham ao compartilhar o carisma de Santa Paula Frassinetti com os alunos, professores e toda a comunidade escolar.
A apresentação dos alunos também celebrou a importância do legado da Congregação e toda a dedicação das Irmãs em educar, inspirando alunos e professores. Foi um momento marcado por alegria e sentimento de gratidão. | |
|
Olimpíadas do 1º Ano
As turmas do 1° Ano estão vivendo experiências inesquecíveis em um projeto repleto de desafios e surpresas: As Olimpíadas do 1° Ano.
Ao longo da semana, as crianças têm recebido tarefas-surpresa que devem ser cumpridas junto com a sua equipe, fomentando o espírito olímpico, que une e traz a alegria da superação de desafios.
O projeto culminará no dia 16 com a entrega de medalhas e uma premiação pra lá de especial, na qual os alunos receberão seu tão esperado caderno com linhas. | |
|
Dia dos Pais no JAB 3: mimos afetivos (e consciência fonológica)
Em homenagem ao Dia dos Pais, as crianças do Jardim B3 prepararam mimos repletos de carinho para os papais. Os pequenos decoraram pares de meias e confeccionaram um lindo cartão recheado por ilustrações de memórias afetivas daquilo que mais amam fazer junto ao seu pai.
Além de todo esse afeto, a turma realizou a seguinte atividade: as crianças destacaram as letras e sons que compõem os nomes dos papais, comparando essas sonoridades com as encontradas nos próprios nomes, com o objetivo de desenvolver a consciência fonológica. | |
|
Crianças do JA2 fazem maquetes sobre recintos dos animais do zoológico
As crianças do JA2 saíram para as férias de inverno com uma tarefa: construir junto com suas famílias uma maquete, reproduzindo o recinto de um animal que vive no zoológico, realizando também uma pesquisa sobre ele.
No retorno às aulas, os pequenos apresentaram suas obras aos colegas, contando as descobertas realizadas e reafirmando as informações que já haviam sido pesquisadas ao longo do projeto.
As maquetes desenvolvidas pelos alunos estão expostas no saguão da Educação Infantil. | |
|
JA3: crianças plantam feijões e descobrem o processo de germinação
A turma do Jardim A3 está estudando sobre os fenômenos da natureza. Para dar prosseguimento às pesquisas a respeito do tema, as crianças plantaram na terra os feijões que elas próprias cultivaram inicialmente no algodão.
A experiência foi um sucesso. As crianças adoraram e levantaram diversas hipóteses sobre o processo de germinação da semente. | |
|
JB1: Como são os cavalos-marinhos?
Fazendo pesquisas sobre o mar, as crianças do Jardim B1 se surpreenderam com as características de uma determinada espécie de animal: o cavalo-marinho. A turma constatou que, apesar do nome, esses animaizinhos não têm praticamente nada a ver com os cavalos, pois são peixes. Eles não possuem dentes, nem estômago e podem se alimentar até 50 vezes em um dia. Além disso, quem faz a gestação dos filhotes é o macho da espécie.
Após as descobertas, organizadas em pequenos grupos, as crianças foram convidadas para uma experiência: modelar com argila a representação de um cavalo-marinho, com base em imagens reais, considerando suas percepções e criatividade. Os alunos se divertiram com a experiência e sugeriram fazer a dinâmica mais vezes. | |
|
Uma passarela para o Polenta
O Polenta é o hamster de estimação da turma MAB2, que dedica ao amigo muitos cuidados!
Como ele precisa de bastante espaço para se movimentar, as crianças arquitetaram, com a Profª Mariléa, uma passagem entre dois espaços para que o Polenta mude de “casinha” sempre que quiser. Foram usadas garrafas de pet incolor, ficando fácil observar o Polenta em suas andanças. | |
|
|
|
|
|
|
|
| |