Para fazer contato com o Colégio Santa Doroteia, por favor mande um e-mail para atendimento@santadoroteia-rs.com.br

O encontro na praça foi muito especial!

Em sintonia com as Famílias Doroteanas da Província América Latina, as famílias de Porto Alegre se encontraram no sábado, dia 17, numa manhã de confraternização. O Parque 20 de maio (a conhecida Praça dos Patos) ficou colorido com as toalhas de piquenique, cadeirinhas e grande número de pessoas que participaram.

O sol não chegou a aparecer, mas isso não interferiu no clima descontraído, no bom bate-papo com amigos, nas brincadeiras das crianças e no momento especial de oração e bênção conduzido pelo Padre Eduardo Kologeski.

Produção Criativa: belos espetáculos em cena

Nossos alunos do itinerário Produção Criativa, do Ensino Médio, estão, nesta semana, levando ao palco o resultado de criatividade + talento + muito trabalho em espetáculos apresentados aos alunos da Educação Infantil e Anos Iniciais.

Sob a orientação e direção da Professora Sheila Silva, na quinta-feira, 22, os contos de fadas ganharam outra dimensão e fizeram um grande sucesso!

Na sexta, dia 23, mais aplausos e alegria da plateia com o Cirquinho e uma versão especial de Divertidamente.

Entendendo como as máquinas térmicas funcionam

Na aula de ciências, as turmas de 7º ano D e E visitaram o laboratório para realizar experimentos e compreender, na prática, o funcionamento das máquinas térmicas. Durante as pesquisas, os alunos descobriram que uma porção de água, ao ser aquecida, libera vapor que movimenta um catavento, simulando o que faz uma turbina em uma máquina térmica.

A atividade proporcionou um entendimento mais claro sobre os conceitos estudados em sala de aula, permitindo que os alunos vissem na prática como a energia térmica pode ser transformada em movimento.

Aprendendo as horas em inglês com jogo de tabuleiro

Com foco no aprendizado de horários em Língua Inglesa, alunos do 4º ano participaram de uma atividade com um jogo de tabuleiro. Divididos em grupos, os estudantes jogaram o board game, em que ao cair em determinadas casas, perguntavam entre eles "what time is it?”. Cada jogador consultava o horário no tabuleiro e, assim, respondia praticando a leitura em inglês.

Além de se divertirem durante o jogo, os alunos reforçaram o aprendizado ao anotarem os horários corretamente em seus cadernos. A atividade aprimorou o entendimento das horas em inglês, além da interação e colaboração entre a turma.

Simetria divertida

Os estudantes do 4º ano colocaram em prática o conceito de simetria através de uma atividade divertida e colorida. Usando papel dobrado ao meio, escreveram seus próprios nomes ou homenagearam alguém especial, recortando o contorno do nome escrito. Ao abrir o recorte, surgiram formas únicas que serviram de base para criar monstrinhos personalizados.

A tarefa reforçou o entendimento de simetria e também proporcionou momentos de criatividade, aprendizado e diversão na aula de Arte.

Passeio virtual

As turmas do 2° ano estão iniciando seus estudos sobre a rua através de uma atividade inovadora e divertida. No espaço HubTech, os estudantes estão pesquisando o nome de suas ruas no Google e fazendo um tour virtual , onde conseguem localizar suas casas e arredores.

Fazendo associações em relação a diferentes pontos de localização, os alunos vão entendendo os conceitos associados à organização urbana.

Olimpíadas e um novo caderno agitam o 1º ano

Depois de uma semana de jogos e tarefas que empolgaram as crianças, finalmente aconteceu o dia da premiação! No ginásio de esportes, as equipes participaram de jogos cooperativos e festejaram devidamente caracterizados com suas cores.

As famílias produziram, com capricho, até lanchinhos nas cores de cada equipe. Foi lindo de ver (e provar)!

Após a entrega das medalhas de participação a todos os alunos, chegou o esperado momento de receber o novíssimo caderno com linhas, marcando a nova etapa da jornada do 1º ano.

JB4: painel especial pelos 190 anos da Congregação

Em comemoração aos 190 anos da Congregação, as crianças do Jardim B4 ficaram entusiasmadas ao conhecer mais sobre o trabalho realizado a partir da fundadora Paula Frassinetti e a importância das Irmãs para o nosso colégio. Sendo assim, a turminha se envolveu na construção coletiva de um painel que representasse o colégio, as Irmãs e a casa em que residem.

Com criatividade, os pequenos foram acrescentando elementos como o céu, Santa Paula, Jesus e o Ecoparque, localizado ao lado da casa da comunidade religiosa.

Durante a atividade, as crianças demonstraram afeto e curiosidade, perguntando para a professora se as Irmãs iriam gostar dos desenhos. A resposta veio com alegria, quando as Irmãs receberam a turma em sua casa e expressaram seu apreço pelo trabalho dos pequenos.

A tarefa ilustrou a caminhada de fé das crianças e o carinho que possuem pela história e valores da Congregação.

JB2: Confeccionando um novo móbile para sala de aula

A turma do Jardim B2 retornou ao tema do projeto que será apresentado na Mostra Científica.

Os detetives da sala amarela pesquisaram sobre os animais aéreos e utilizaram materiais não estruturados para a criação de um móbile, que será exposto no novo espaço do projeto.

As crianças trouxeram muitos exemplos, como pássaros variados, borboletas, abelhas e até o nosso querido quero-quero, ave símbolo do Rio Grande do Sul.

Além da confecção, as crianças apresentaram os seus animais aos colegas, identificando a letra inicial de cada um.

MAB1: descobrindo hábitos alimentares dos animais

Após a atividade que simulou uma viagem pela savana, a turma do Maternal AB1 observou que alguns animais daquele ambiente natural se alimentam de folhas, gravetos e carne. A professora Geny levou para a sala de aula algumas caixas com desenhos dos animais e , com isso, as crianças escolhiam os tipos de folhas que colocariam em suas bocas.

As crianças fizeram descobertas interessantes: a girafa , com sua longa língua, se alimenta de folhas no alto das árvores, enquanto o hipopótamo e o rinoceronte preferem folhas de pequenos arbustos. Já o elefante usa sua tromba para pegar folhas e galhos, precisando comer bastante para armazenar energia.

Portanto, os pequenos aprenderam que esses animais são chamados de herbívoros, contrastando com o leão, por exemplo, que se alimenta de carne.

MAB1: experiência artística no Ecoparque

As crianças do MAB1 foram ao espaço do Ecoparque, onde realizaram uma experiência única de pintura em seus cavaletes, com gravuras de animais da África e aquarelas. A atividade tinha o objetivo de treinar habilidades essenciais, como a observação, o despertar da curiosidade , a coordenação motora e a capacidade de analisar o mundo ao redor.

O resultado final foi um sucesso, refletindo na expressão de cada criança ao completar sua criação. A experiência proporcionou não apenas aprendizado, mas também momentos de puro encantamento.

JB1: por que economizar água?

A água tem sido um tema de estudo e reflexão para os alunos do Jardim B1. Durante as rodas de conversas, as crianças expressam suas preocupações em questionamentos, como: E se toda água boa acabar? Como vamos fazer sem água doce para usar?" e "O lixo na praia e no mar é perigoso para os animais; precisamos avisar as pessoas”. Outra dúvida levantada foi sobre as fontes inesgotáveis de água, incluindo poços que captam água do subsolo.

Para aprofundar o assunto, a professora Amanda realizou uma contação de história no Ecoparque com o livro “Por que economizar água?”, de Jen Green e Mike Gordon. A partir da leitura, a turma pôde refletir a respeito das soluções apresentadas no livro e sugeriu novas maneiras de preservar a água.

Ao final da atividade, as crianças foram incentivadas a expressar suas ideias e sugestões por meio de desenhos, representando maneiras de economizar água e contribuir para uma natureza mais saudável.

JB2: Apresentação da pesquisa sobre animais

A turma do JB2 iniciou a semana realizando uma pesquisa sobre o animal preferido de cada criança, localizando em que parte do planeta Terra ele vive.

A pesquisa contou com o auxílio da família na construção de um cartaz que deveria conter as seguintes informações (escritas, de preferência, pela criança): nome do animal preferido, país de origem, tamanho (peso e altura) e cor.

Os cartazes foram apresentados por cada aluno e, após a apresentação, cada criança identificou a letra inicial do animal escolhido.

Dando continuidade aos estudos, a turma irá construir um gráfico para observar a quantidade dos animais escolhidos e também observar se vivem na água, na terra ou no ar.

JA2: aventura pelo mundo letrado

Neste segundo semestre, a turma do Jardim A2 mergulhou mais fundo pelo universo letrado, com foco em exercitar o reconhecimento e escrita das letrinhas que compõem o nome de cada uma das crianças.

Durante as atividades, diversas oportunidades são oferecidas para que as crianças explorem tanto seus próprios nomes quanto os dos colegas. Um exemplo disso é no momento da rotina, quando o ajudante do dia, com o apoio dos demais, escreve o seu nome, também registrando a letra inicial e final em um painel, tornando o aprendizado mais colaborativo e interativo.

Vamos falar sobre bullying?

Os alunos da turma 14E escolheram pesquisar sobre bullying de um jeito único: antes de falar a respeito dos outros, resolveram falar de si mesmos reconhecendo as próprias qualidades. Dessa reflexão, surgiu a criação de acrósticos que revelaram características incríveis de cada um, mostrando que todos também possuem inúmeras qualidades.

Esses acrósticos, logo em seguida, foram reunidos em um livro de rolo com mais de 4 metros de comprimento, refletindo a empatia dos estudantes. Durante a atividade, os alunos perceberam que o reconhecimento das qualidades alheias e a solidariedade são ferramentas fundamentais para combater o bullying.

A tarefa não apenas fortaleceu a convivência e os laços entre os alunos, mas também serviu como um lembrete de que todos possuem algo especial para oferecer ao próximo.

Será que a gente consegue fazer dinheiro?

A partir de alguns questionamentos e hipóteses levantadas pelas crianças, a turma do Jardim B4 mergulhou em uma investigação a respeito da origem do dinheiro. Inicialmente, os alunos imaginaram que poderiam criar suas próprias cédulas, pois é de papel e seria “só desenhar”. Entretanto, ao desenharem, perceberam que o resultado não havia ficado tão convincente. Decididos a entender melhor, buscaram na escola quem poderia mostrar notas de dinheiro reais. Dessa forma, descobriram que o processo de criação era mais complexo do que haviam imaginado.

Conhecer a CAD (Central de Atendimento Doroteia) foi fundamental nessa jornada. No setor, puderam analisar e comparar notas de diferentes valores.

A experiência foi envolvente e fez com que as crianças do JB4 se aprofundassem mais na pesquisa sobre a origem do dinheiro e as etapas de sua fabricação. Os pequenos seguem motivados a descobrir de onde vem o dinheiro e como saber se ele é verdadeiro ou não.

JB3: da perda dos dentinhos ao conhecimento

Muitas crianças do Jardim B3 estão perdendo os dentinhos de leite e, com isso, a curiosidade aumentou em relação ao tema “boca e dentes”. Durante as conversas e histórias lidas, muitos questionamentos ocorreram, até a tomada de decisão sobre o novo projeto a respeito dos dentes, saúde bucal e funções dos dentes e língua.

A turma está empolgada com as pesquisas e descobertas feitas até o momento, com atividades que envolveram até mesmo modelar com massinha a estrutura bucal. Enquanto mais dentinhos caem e outros novinhos crescem, muitas aprendizagens seguem acontecendo!

JA3: transformando a sala de aula em um cantinho da natureza

A turma do Jardim A3 transformou a sala de aula em um ambiente repleto de elementos da natureza encontrados no colégio, compondo um lugarzinho pensado pelas próprias crianças.

A alegria tomou conta da turminha, que não hesitou em compartilhar suas descobertas com todos que passavam. Cada elemento era apresentado com orgulho, demonstrando todo o encantamento e a conexão dos pequenos com o meio ambiente.

Agenda 2024

Este boletim informativo digital é dirigido aos pais e responsáveis de alunos do Colégio Santa Doroteia de Porto Alegre.
www.santadoroteia-rs.com.br
facebook.com/sdoroteia/