|
|
|
Prepare-se para a festança!
No sábado, dia 14 de setembro, das 10h às 16h30, vamos festejar nossa cultura gaúcha com muita alegria!
A Festa Farroupilha 2024 tem, como tema, “No Ritmo da Tradição” e, assim, as apresentações das turmas da Educação Infantil ao 4º ano trarão os ritmos típicos que embalam os gaúchos pelos fandangos e galpões espalhados pelo mundo. O 5º ano estará envolvido com a venda dos tradicionais Bolachitos.
Para que possamos acolher bem quem vier, haverá controle de ingressos. Para alunos da Educação Infantil ao 5º ano, serão disponibilizadas gratuitamente até 4 pulseiras por estudante (aluno + 3 acompanhantes). Pulseiras de ingresso extras poderão ser adquiridas ao valor de R$ 5,00 (cada) no dia da festa ou antecipadamente, no dia 13/09/24, nas portarias (Mali e Alberto Silva), nos seguintes horários: 11h30 às 13h30; 17h às 18h. A venda antecipada está limitada a alunos e familiares.
E para que todos possam aproveitar muito bem, os alunos de 6º ano ao Ensino Médio terão um Recreio Farroupilha especial na sexta-feira, dia 13 de setembro.
Prepare a pilcha e venha se divertir! | |
|
Desenvolvimento infantil é tema de palestra para pais
Na quarta-feira, 28, o Dr. José Paulo Ferreira, presidente da Sociedade de Pediatria do RS, realizou a palestra “Cada Criança tem seu Tempo. Será?”, voltada para pais de alunos da Educação Infantil, 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. O médico abordou temas como a construção do desenvolvimento das crianças, a percepção delas em relação aos pais, o impacto das mídias sociais no cotidiano e na vida das crianças, entre outros.
Ao final, os pais tiveram a oportunidade de tirar dúvidas e compartilhar suas preocupações, tornando o evento uma valiosa troca de informações e experiências. | |
|
Conhecendo (muito bem) o dinheiro
Na aula de História, a turma 14 E estudou a origem do dinheiro, desde os tempos remotos até a moeda brasileira atual, o Real. Os estudantes puderam ver e manusear cédulas de outros países, como Dubai, Itália, Chile, Argentina, e USA, entre outros.
Segundo a Profª Cris Castro, o que mais chamou a atenção dos alunos ao lidar com as cédulas foram os dispositivos de segurança. Eles utilizaram lupas para observar detalhes como marcas d'água, fios de segurança e microimpressões, enquanto os microscópios possibilitaram uma visão ainda mais detalhada, revelando características que muitas vezes passam despercebidas, ressaltando a importância de entender a segurança do dinheiro, especialmente em um mundo onde a falsificação é uma preocupação. Ao final da atividade, os alunos compartilharam suas descobertas e discutiram a relevância de saber reconhecer a autenticidade das moedas e cédulas, promovendo não apenas conhecimento sobre finanças, mas também consciência crítica. | |
|
Simetria inspirada em Da Vinci
A turma 14E, empolgada em seus estudos sobre simetria, trabalhou o espelhamento de imagem com tintas tendo como referência a obra O Homem Vitruviano, de Leonardo da Vinci.
Inspirados, os alunos criaram lindas telas no ateliê da escola, com muito empenho e criatividade. | |
|
13G: Diversidade dos solos em aula prática
A turma 13G foi ao laboratório de Biologia realizar uma atividade prática para estudar os solos.
Durante as pesquisas, os alunos puderam observar amostras de solos contendo coloração, tamanho de grãos, cheiro e textura diferentes.
Além dessa análise, os estudantes realizaram uma experiência para entender a impermeabilidade do solo, observando qual tipo de solo permitia a passagem da água de forma mais rápida. | |
|
Um mergulho no universo do folclore brasileiro
Os alunos do 3º ano mergulharam no fascinante universo do folclore brasileiro. Durante as aulas, algumas turmas confeccionaram máscaras representando personagens icônicos do nosso folclore, como Saci, Emília, Cuca e Boto-cor-de-rosa. Além disso, criaram um lindo lapbook folclórico, onde puderam encontrar o significado da palavra folclore, se divertiram com adivinhas e identificaram diversos personagens.
Já outras turmas criaram maquetes que retratavam a mata, local que é cenário de muitas lendas folclóricas. Os alunos também assistiram a vídeos educativos que contavam as histórias sobre os personagens trabalhados, proporcionando uma experiência imersiva e divertida. | |
|
Passeio pelo quarteirão: Geografia na prática
Os alunos dos 2º anos estão explorando o mundo ao seu redor de uma maneira interativa: depois do passeio virtual para observar suas casas e arredores pelo Google, chegou a hora de ver tudo de perto, no mundo real.
Acompanhados pelas professoras e equipe, algumas turmas fizeram uma caminhada pelo quarteirão do Colégio, observando ruas, casas, prédios, comércios e outras construções.
O passeio rendeu descobertas incríveis, mesmo para quem está habituado a passar por essas ruas.
Os passeios prosseguirão! Todas as turmas de 2º ano terão essa bela experiência. | |
|
12H: descobertas sobre o dragão-de-komodo
Na quarta-feira, 28, os alunos da turma 12H participaram de uma atividade prática no laboratório de Biologia para aprofundar os conhecimentos a respeito do tema da turma na Mostra Científica de 2024: o dragão-de-komodo.
Os estudantes realizaram uma experiência orientada que envolvia as características do veneno do réptil, permitindo a ampliação de conhecimento a respeito das características do animal.
Essa e outras descobertas poderão ser vistas em detalhes na Mostra Santa Doroteia de Iniciação Científica, que acontecerá no dia 28 de setembro, com convite aberto a toda a comunidade escolar. | |
|
Turmas de 1º anos celebram a Dorothean Family!
As turmas de 1º anos, das teachers Franciele Figueiró e Sofia Prodanov, foram convidadas a celebrar a importância de suas famílias. Depois de estudarem sobre sentimentos em inglês, foi o momento de os alunos produzirem uma lembrança especial: a criação de uma “family selfie”.
Inspirados pelos mais novos, as turmas dos 2º anos também embarcaram em uma produção criativa, em que exploraram o vocabulário sobre “family members”. | |
|
JB2: gráfico de animais que vivem no planeta Terra
A partir da apresentação da pesquisa referente ao animal preferido, os alunos do Jardim B2 construíram um gráfico para observar e classificar os animais que vivem na terra, água e ar.
Além de aprimorar a escuta e a socialização entre as crianças, foi constatado através do gráfico elaborado, que os animais terrestres foram os mais pesquisados entre a turma.
Para finalizar o gráfico, as crianças tiveram a ideia de colocar os resultados da contagem em um pódio, relembrando as olimpíadas. Dentro dessa dinâmica, a medalha de bronze foi representada pelo ar, a prata ficou com a água e o ouro, com os animais terrestres. | |
|
JA2: descobrindo letras e animais
O Jardim A2 continua sua aventura no mundo letrado. Dessa vez, os alunos tiveram que encontrar em revistas as letras que compõem os nomes dos animais do projeto que está sendo desenvolvido, como girafa e hipopótamo, por exemplo. Com isso, foi possível o reconhecimento das letras e seus sons, bem como a utilização da tesoura e dosagem de cola.
As crianças adoraram manusear esses materiais e, de forma espontânea, também foram reconhecendo as letras de seus nomes e dos colegas. | |
|
JA3: jogo da memória com fenômenos da natureza
O Jardim A3 está animado com os estudos sobre os fenômenos da natureza e, orientados pela professora, os alunos construíram um jogo da memória.
As crianças se divertiram durante o jogo, vibrando e torcendo a cada virada de cartinha. A atividade foi um sucesso, tanto que os pequenos pediram para jogar várias vezes, mostrando que a experiência foi envolvente para todos. | |
|
JB3: a descoberta de um ninho de fede-fede
Nesta semana, a turminha do Jardim B3 encontrou um ninho de fede-fede, bichinho que despertou curiosidade dos pequenos e fez lembrar o projeto sobre ovos (primeiro deste ano).
As crianças ficaram animadas e perguntaram o que havia acontecido com os insetos: “Será que eles já cresceram ou estão com a mamãe?”, “Eles devem ter ido para o sol, porque eles gostam de sol, lembra, profe?”, “Qual será a cor do corpinho deles agora?”. Foram muitas as hipóteses e contagens de ovinhos, mostrando que a curiosidade natural das crianças é um ponto de partida para o aprendizado. | |
|
MAB1: muitas pegadas pela sala!
As crianças do Maternal B1 foram recebidas com uma divertida surpresa na sala de aula: marcas de patas de animais espalhadas pelo chão. Curiosas, começaram a analisar as diferentes pegadas tentando adivinhar qual pertencia a cada tipo de animal. “Quem descobre a pata do leão”, foi uma das perguntas que surgiram durante a observação de uma pegada com quatro dedos.
Em seguida, se depararam com uma pegada enorme e logo adivinharam que, apesar de suas longas pernas, não era da girafa, mas sim do elefante. O rinoceronte e o hipopótamo, com seus dedos curtos, também geraram curiosidade.
Após as descobertas, os pequenos resolveram colocar cada animal em suas respectivas patas, comparando tamanhos, formas e observando quantos pezinhos cabiam dentro delas. | |
|
JB1: como se mergulha em alto mar?
Dando continuidade aos estudos sobre as curiosidades do fundo do mar, a turma do Jardim B1 recebeu o instrutor de mergulho Mauro Creatini, que conversou com as crianças. O mergulhador falou sobre a origem do mergulho, as diferentes funções da prática, evoluções e transformações do equipamento até a versão que temos hoje e algumas questões a respeito da densidade da água.
As crianças também ficaram encantadas com a série de registros fotográficos do fundo do mar que Mauro apresentou, mostrando peixes corais, algas e diferentes cenários, além dos objetos encontrados pelo próprio instrutor.
Foi um momento de informações para os pequenos pesquisadores do JB1, que seguem desvendando os mistérios do universo marinho. | |
|
JB4: desvendando letras ocultas
As crianças do JB4 foram desafiadas a descobrir letras escondidas em cartelas utilizando uma lanterna. Com o auxílio da luz, as crianças desvendaram letras ocultas e, rapidamente, perceberam que formavam o nome de um colega.
Com o apoio dos nomes expostos na sala, os alunos trabalharam juntos para identificar a qual colega pertenciam as letras reveladas. A atividade promoveu um ambiente de aprendizado lúdico e colaborativo, incentivando os alunos a usarem a lógica e a memória para alcançar o objetivo.
Após a revelação de todos os nomes, as cartelas foram utilizadas para um divertido jogo de bingo, tornando o aprendizado ainda mais divertido. | |
|
|
|
|
|
|
|
| |