|
|
|
Sessões de fotos para formatura: Terceirão em clima de despedida
Os alunos do terceiro ano do Ensino Médio tiveram momentos inesquecíveis com as tradicionais fotos de formatura. Foram várias sessões: uma solene, onde os estudantes vestiram togas; outra descontraída, no Dia Temático, em que deram asas à imaginação com fantasias criativas; e, ainda, fotos com a camiseta que identifica o Terceirão 2024 e com as peças produzidas pelas turmas. | |
|
Rumo ao Ensino Médio: alunos do 9º ano registram a transição com fotos de formatura
Os alunos do 9º ano também participaram da sessão de fotos que marca a passagem para o Ensino Médio. Os registros aconteceram no espaço do Foyer 1 do teatro e no Ecoparque. Com muita descontração e expectativa para os novos desafios escolares, os alunos vivenciaram esse momento inesquecível. | |
|
Itinerário Biotec: produção de móveis para doação
Com empenho e trabalho em equipe, os alunos das turmas dos 1º anos do Itinerário Biotec produziram diversos tipos de móveis, como sofás de pallet, armários, cortinas, almofadas e casinhas para cachorro.
Utilizando as ferramentas e equipamentos disponíveis no Espaço Maker, que também conta, agora, com máquinas de costura, as turmas planejaram a produção e colocaram a mão na massa.
A tarefa proporcionou a oportunidade de desenvolver novas habilidades práticas vinculadas aos conteúdos trabalhados na unidade curricular de STEM. Os itens feitos pelos estudantes serão doados para a creche comunitária Mãezinha do Céu, localizada no bairro Sarandi. | |
|
Alunos do Ensino Médio fazem apresentações artísticas no Show de Talentos 2024
Na manhã da quinta-feira, dia 12, aconteceu no Teatro do colégio, o Show de Talentos edição 2024. O projeto possibilita que alunos do Ensino Médio, do Itinerário Expressão Criativa, mostrem seus talentos em apresentações para os colegas.
Durante o evento, a plateia se divertiu com uma série de performances, que incluía música, dança e cinema, celebrando a criatividade e o talento dos estudantes. Foi um momento de alegria e inspiração, onde os jovens puderam mostrar suas habilidades artísticas. | |
|
Alunos do 6º ano exploram obras de arte em visitas virtuais ao Louvre e Smithsonian nas aulas de inglês
As turmas do 6º ano estão explorando o mundo das artes nas aulas de inglês. Para ampliar os conhecimentos sobre dois dos mais renomados museus do mundo, os alunos tiveram a oportunidade de fazer uma visita virtual no Museu do Louvre, em Paris e no Smithsonian Museu, em Washington.
Além de terem a oportunidade de analisar importantes obras desses museus, os estudantes elaboraram frases em inglês, descrevendo as imagens observadas. | |
|
5º anos preparam os tradicionais Bolachitos para a Festa Farroupilha
Os alunos dos 5º anos estão a todo vapor com a produção dos deliciosos e famosos Bolachitos. O doce, feito com bolacha Maria, doce de leite, cobertura de chocolate e granulado, é tradicionalmente comercializado em nossa Festa Farroupilha, que acontece dia 14, e faz o maior sucesso.
O valor arrecadado com os Bolachitos é destinado para a festa de fim de ano das turmas, a “Baladinha do 5º ano”. Mas o aspecto principal da atividade é o planejamento financeiro, acompanhamento dos custos de produção e participação dos alunos em todas as etapas, aplicando de forma prática os conteúdos da matemática, numa iniciação de educação financeira. | |
|
4º ano participa de palestra educativa sobre Bullying e Cyberbullying
Na quarta-feira, dia 11, as turmas de 4º ano participaram de uma conversa sobre bullying e cyberbullying, no teatro. O evento, organizado pela psicologia escolar, faz parte das ações do programa de Prevenção e Enfrentamento ao Bullying do colégio.
Durante o encontro, os alunos puderam entender quais comportamentos se configuram como bullying e cyberbullying, a respeito da nova lei que criminaliza o bullying, descrevendo as consequências judiciais para quem comete o ato. Para finalizar muito bem o evento, foi realizado um quiz sobre o tema. | |
|
Games educativos sobre animais selvagens e números nas aulas de Inglês
Os alunos do 3º ano, orientados pela teacher Victoria, produziram alguns games sobre animais selvagens e números para a aula de inglês. O resultado foi excelente, a turma desenvolveu diversos jogos e os estudantes tiveram a oportunidade de estudar as temáticas de maneira lúdica e compartilhar com os colegas os trabalhos que produziram. | |
|
Turma 13H explora as aventuras de 'Pandolfo Bereba'
Para celebrar a Semana Literária, a turma 13H foi à Biblioteca, acompanhada da professora Mônica Lima, para realizar a leitura e as atividades propostas na segunda parte do livro “Pandolfo Bereba”, de Eva Furnari. Na história, que se passa no reino da Bestolândia, o príncipe Pandolfo é cheio de manias, mas a principal delas é fazer listas com os defeitos dos outros. | |
|
13B: multiplicação divertida
A turma 13B foi para o pátio e, com giz em mãos, transformou o piso em uma grande lousa. A atividade proposta pela Profª Simone foi resolver exercícios de multiplicação, em pequenas equipes, escrevendo diretamente no chão.
Isso fez com que tudo ficasse mais divertido e atraente, auxiliando na compreensão de conceitos abstratos aplicados de forma concreta. | |
|
Turma 12H participa de sessão de cinema com foco em Educação Financeira
Na segunda-feira, dia 09, a turma 12H, da professora Elane, foi ao teatro do Colégio curtir uma sessão de cinema. O filme assistido pelas crianças foi a animação “Como Treinar Seu Dragão”. Durante a atividade, que faz parte do trabalho da turma para a Mostra Científica 2024, as crianças tiveram a oportunidade de vivenciar uma experiência completa em uma sala de cinema, comprando tickets com dinheiro fictício e escolhendo o número da poltrona.
O objetivo da dinâmica foi trabalhar conceitos importantes a respeito de dinheiro e responsabilidade. | |
|
Turmas 11A e 11D celebram semana literária com varal de textos e cantinho da leitura
Em comemoração à Semana Literária, as turmas 11A e 11D realizaram diversas atividades. Dentre elas, a confecção de um varal literário, em que os alunos mostraram diferentes tipos de textos, como parlenda, trava-língua, conto, poema e lenda. A atividade de leitura oral foi divertida e produtiva, pois através das mais variadas histórias contadas, os alunos puderam desenvolver a imaginação.
Outro momento marcante foi a inauguração do cantinho da leitura, um espaço que incentiva o ato de ler de forma mais prazerosa e dando asas à imaginação dos novos leitores. | |
|
Alunos da 1ª série participam de "memory game" com temas estudados em sala de aula
Alunos da 1º série do Ensino Fundamental, da teacher Sofia Prodanov, realizaram um “memory game”. A atividade tratou sobre assuntos trabalhados em sala de aula, como: colors, scholls, materials, feelings, numbers entre outros conteúdos.
O jogo foi uma maneira divertida e interativa de revisar alguns assuntos, promovendo o aprendizado das crianças de forma lúdica. | |
|
Alunos da turma 11G participam de bate-papo com veterinárias criadoras de perfil voltado para resgate de pets
Dando continuidade aos estudos para a Mostra de Iniciação Científica 2024, os alunos da turma 11G, da professora Maira, tiveram um bate-papo virtual com as médicas veterinárias Mariane Gugel, ex-aluna do colégio, e Anna Paula Santos. Elas são criadoras do perfil no Instagram @acheseupet, criado para auxiliar tutores a encontrarem seus pets. A conversa aconteceu no início da tarde de sexta-feira, dia 6, no Teatro.
Durante a conversa, os alunos entenderam como funciona o perfil nas redes sociais desenvolvido por Mariane e como a tecnologia e a inteligência artificial foram utilizadas no período das enchentes no Rio Grande do Sul. | |
|
Jardim B3: crianças exploram a importância da saúde bucal em conversa com dentista
Os alunos do Jardim B3 estão pesquisando sobre o caminho percorrido pelos alimentos em nosso corpo. A partir dos estudos, a turma descobriu que a boca é a primeira parte do sistema digestório e, por isso, precisamos de cuidados específicos. Portanto, para enriquecer ainda mais as análises, as crianças tiveram uma conversa com a dentista Juliane Biazin da Rosa. Ela explicou os cuidados necessários para garantir uma boa saúde bucal, as funções de cada tipo de dente e as curiosidades a respeito da saliva e da língua.
Durante o encontro, a Drª Juliane também demonstrou como efetuar uma ótima escovação e respondeu aos inúmeros questionamentos da turminha curiosa. Em breve, os pequenos irão receber novas visitas para contribuir nas pesquisas. | |
|
MAB1: descobrindo o mundo animal com argila
Em uma manhã de descobertas, as crianças do Maternal B1 tiveram a experiência de manipular argila. A atividade ficou ainda mais divertida quando os pequenos começaram a carimbar na argila as pegadas dos animais que estavam próximos, observando os diferentes formatos que surgiam. Sendo assim, a curiosidade logo se transformou em pergunta: os animais da savana têm as mesmas patas?
O questionamento levou a turma a estudar o tamanho das patas de diferentes animais, como elefante, rinoceronte, hipopótamo, girafa e leão. A comparação se tornou ainda mais interessante quando as crianças mediram quantos de seus próprios pés caberiam dentro de uma pata desses grandes animais, tornando o aprendizado uma experiência envolvente e lúdica. | |
|
Aventuras na teia da Dona Aranha
Durante a aula de Corpo e Movimento, as crianças da Educação Infantil receberam uma visita curiosa e especial: a Dona Aranha. Essa visita deixou um desafio para os pequenos, envolvendo uma enorme teia de aranha feita de barbante. Juntos, os alunos cantaram e dançaram a clássica música da Dona Aranha, e em seguida, foram desafiados a atravessar a teia sem tocar nos fios.
A atividade é uma dinâmica lúdica que promove a cooperação e interação entre os alunos, além de estimular a concentração e autocontrole. Ao tentarem atravessar a teia sem encostar nos barbantes, as crianças desenvolvem habilidades motoras enquanto se divertem.
Alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), essa atividade também contribuiu para o desenvolvimento da percepção espacial e da coordenação motora ampla, essenciais para a construção da autonomia e da autoconfiança. | |
|
JB2: Pesquisa e registros sobre a coleta seletiva
Os detetives da sala amarela têm um novo desafio: iniciaram os estudos sobre a coleta seletiva. Contando com um recurso digital, conheceram um pouco sobre a coleta e descobriram que nem tudo é lixo.
Durante a proposta, as crianças também desenharam o seu lanche preferido e em seguida deveriam colar o desenho no lixo reciclável ou não reciclável.
Mas a proposta está indo além da sala de aula: as crianças, com as famílias, deverão criar um jogo ou brinquedo com materiais recicláveis para apresentar na Mostra Científica. Sendo assim, nossos detetives estão empolgados para mais um desafio em busca de valorizar e proteger o nosso planeta Terra. | |
|
JB3: atividades em comemoração à Semana Farroupilha
As crianças do Jardim B3 realizaram algumas atividades em comemoração à Semana Farroupilha. A turminha cantou, brincou, dançou e descobriu algumas curiosidades e hábitos do Rio Grande do Sul.
Entre as descobertas, os alunos perceberam que a gaita é um instrumento que tem destaque na cultura gaúcha e, por isso, foi explorada pelos pequenos de uma maneira lúdica e divertida: as crianças analisaram as diferentes sonoridades emitidas pelo instrumento quando usamos os foles e os acordes. | |
|
JA3: crianças exploram fenômenos da água com a experiência de fazer neve no laboratório
A turma do Jardim A3, da Profaª Gabriela, segue pesquisando sobre os fenômenos da natureza. E para entender melhor a respeito da água e suas curiosidades, os pequenos participaram de uma experiência prática e divertida no laboratório: a criação de neve artificial.
Para a realização da dinâmica, os alunos contaram com a ajuda do professor Rharias, do Laboratório, e da Teacher Arícia, que integrou a Língua Inglesa durante a atividade. A turminha trabalhou em pequenos grupos na confecção da neve. | |
|
Jardim A2 explora criatividade com produção artesanal de argila e modelagem de hipopótamos
Durante a tarde da segunda-feira, dia 09, o Jardim A2 participou de uma atividade prática na cozinha do Recanto Accácia. Lá, com a ajuda da Profª Ana Carolina, as crianças misturaram vários ingredientes e produziram argila artesanal. E depois da argila pronta, os pequenos colocaram a mão na massa para modelar no formato de hipopótamos.
Na próxima semana, a atividade continuará com a pintura dos hipopótamos. | |
|
MAB1: crianças refletem sobre carinho e respeito, inspiradas no comportamento dos animais
Na semana passada, a turma do Maternal B1 teve um momento especial com a visita da orientadora Marina, pois as crianças receberam uma missão com seus familiares: pesquisar como os animais demonstram carinho entre si.
Durante o encontro, as crianças compartilharam o que descobriram com a ajuda das famílias, como "eles balançam as orelhas", "encostam as cabeças" ou "lambem seus filhotes". A partir dessas observações, surgiram reflexões importantes: "Como nós podemos demonstrar carinho uns pelos outros?" e "O que podemos aprender com os animais?".
Essas reflexões se estendem no cotidiano com as crianças, visando a conversa sobre nossas ações, emoções e como podemos promover atitudes de respeito e carinho uns com os outros. São formas de plantarmos sementes de amor, visando um futuro de harmonia. | |
|
JB1: Mergulhando com tubarões
As crianças do Jardim B1 receberam o seguinte desafio para tarefa de casa: cada aluno deveria escolher uma espécie de tubarão, realizar pesquisas e se tornar especialista por um dia, apresentando suas descobertas por meio de construções criativas.
O entusiasmo e a desenvoltura dos pequenos proporcionaram momentos de alegria e troca de conhecimento, com as crianças compartilhando percepções e aprimorando a escuta ativa em grupo.
As apresentações, que ainda estão acontecendo, estão envolvendo todos os alunos de forma intensa. Cada nova construção é recebida com atenção e valorizada por sua originalidade, enquanto a turma traz questionamentos e contribuições enriquecedoras. | |
|
JA1: fantoches, filmes e muita criatividade
Durante as férias de inverno, as famílias dos alunos do Jardim A1 foram solicitadas a confeccionar fantoches com as crianças, podendo utilizar materiais diversos. A imaginação correu solta e os resultados da atividade foram um sucesso. Surgiram fantoches feitos de caixa de leite, TNT, dobraduras de papel, entre outros.
Após essa etapa criativa, as crianças construíram uma caixa especial para apresentar histórias com seus fantoches, levando o projeto a um novo nível.
Entretanto, os fantoches ganharam outro papel: espectadores de filmes. Agora, eles assistem às produções que as crianças criam em suas brincadeiras. Já houve exibições de filmes como Homem-Aranha, Carros e muitos outros. Ou seja, a criatividade não tem limites no JA1. | |
|
JB2: Construção de jogos e brinquedos com materiais recicláveis.
As crianças do JB2 estão animadas com o tema do projeto que aborda o planeta Terra. Nas últimas semanas pesquisamos sobre a importância da coleta seletiva, valorizando o cuidado com o meio ambiente.
O desafio foi realizado em família, em que cada criança deveria criar um jogo ou brinquedo com materiais recicláveis e apresentar aos colegas.
A turma esbanjou criatividade e os pequenos trouxeram muitas ideias, entre elas jogo de tabuleiro com o tema da coleta seletiva, casa de boneca, robôs, boliche e muitos outros que estarão expostos na Mostra de Iniciação Científica 2024 para brincar e explorar. | |
|
|
|
|
|
|
|
| |