|
|
|
Mostra de Iniciação Científica: conheça os Destaques
Depois da linda festa do conhecimento que foi a Mostra de Iniciação Científica 2024 em nossa escola, com alegria apresentamos a relação de trabalhos de 6º ano ao Ensino Médio que foram avaliados como Destaques:
6º ano Como a tecnologia pode contribuir para a aprendizagem de estudantes com deficiência Alunos: Antônia Gomes Fraga, Arthur Fonseca Ferreira, Isabelle de Almeida Barreto, Sarah Andrea Corrêa Gualhianoni; Orientadora: Professora Flávia Luísa da Silva
7º ano IA e a arte: por que a IA pode ser prejudicial para o mundo da arte Alunas: Rebeca Arriaga da Rosa, Sophia Berghahn Rodrigues; Orientadora: Professora Thainá Botelho
8º ano Os impactos das enchentes no RS Alunas: Manuela Quadros, Rafaela Vitória Lopes da Silva; Orientadora: Professora Flávia Luísa da Silva
9º ano Os impactos do uso da IA no aprendizado Alunas: Juliana Bauer, Yasmim Costa Birkheuer, Luíza Migliorini Schwertner; Orientadora: Professora Keller Rocha
1ª série EM Impactos das “deep nudes” nas vítimas e atuação da justiça Alunas: Laís da Rocha Santa Maria, Júlia Lopes Correa; Orientadora: Professora Taiana Haag
2ª série EM Quais os impactos da falta de leitura na vida dos estudantes? Alunas: Fernanda Galli, Isabela Gonçalves Torres; Orientador: Professor Leonardo Santos
3ª série EM Tecnologia em prol da acessibilidade e inclusão Aluna: Teresa Hofmeister Mendonça; Orientadora: Professora Cláudia Hordejuk
Da Educação Infantil ao 5º ano, a divulgação das turmas que são destaque ocorrerá no dia da premiação. A solenidade de premiação dos Destaques acontecerá no dia 7 de outubro de 2024, às 10 horas, no teatro do Colégio Santa Doroteia, e os familiares dos alunos destaque estão convidados. | |
|
Alunos do Ensino Médio participam de júri simulado sobre racismo e discurso de ódio
Nesta semana, aconteceu uma atividade enriquecedora para os alunos do Ensino Médio: um júri simulado sobre racismo e discurso de ódio. Organizada pelo Serviço de Orientação Educacional, a dinâmica envolveu os estudantes em papéis importantes como juiz, promotor, defesa, vítima, acusação, júri e sociedade. A simulação de um caso real contou com o apoio de professores de Direito da instituição de ensino Atitus, que contribuíram com um roteiro para dar autenticidade ao processo.
A atividade proporcionou uma oportunidade única para os alunos refletirem sobre temas sensíveis da sociedade, como a discriminação racial e a liberdade de expressão, além de permitir que desenvolvessem habilidades de argumentação, análise crítica e trabalho em equipe. | |
|
Alunos da 1ª série do Ensino Médio e 7º ano estudam os vírus de maneira conjunta
Uma atividade conjunta entre as turmas de Biociências da 1ª série do Ensino Médio e as do 7º ano do Ensino Fundamental II teve como foco o aprofundamento nos estudos sobre vírus. Os estudantes da 1ª série produziram protótipos de capsídeos virais, estruturas que permitem aos vírus infectar suas células hospedeiras, representando vírus que causam doenças em humanos. Já os alunos do 7º ano, foram convidados a participar de uma pesquisa, realizando entrevistas para entender sintomas, formas de transmissão, tratamento e prevenção das doenças estudadas.
Essa parceria proporcionou um aprendizado dinâmico e colaborativo. Enquanto os alunos de Biociências puderam reforçar seus conhecimentos por meio da construção dos modelos e explicações, os do 7º ano tiveram a oportunidade de explorar o tema de maneira prática e interativa, facilitando o entendimento do conteúdo estudado. | |
|
Outubro Rosa: tampinhas contra o câncer de mama
Chegou o mês de outubro e, como tradicionalmente fazemos, as tampinhas arrecadadas são destinadas ao Imama, que promove ações preventivas, educativas e acolhimento a mulheres do nosso estado.
Porto Alegre é a capital brasileira campeã de casos de câncer de mama, que é o mais comum entre mulheres. Mas a prevenção e o diagnóstico precoce são fundamentais: 95% dos casos de câncer de mama são curados se diagnosticados na fase inicial, com menos de um centímetro.
Suas tampinhas de todas as cores ajudarão muito nesta causa! Desde já, agradecemos! | |
|
Alunos do 6º ano unem arte e ensino religioso para interpretar parábolas
O conhecimento das diferentes narrativas religiosas, suas funções dentro das religiões e seus ensinamentos são temas de estudo das turmas de 6º ano. Sendo assim, os alunos das turmas 16A e 16B uniram arte e religião com a finalidade de compreender os ensinamentos contidos nas parábolas contadas por Jesus.
Dentro desse contexto, os estudantes se dividiram em grupos e criaram encenações apresentando as parábolas e algumas releituras, com muita criatividade. Dentre as releituras de parábolas destacamos a da Ovelha Perdida, que retratou a importância de valorizarmos todas as pessoas e não deixarmos ninguém abandonado e afastado de uma vida digna. | |
|
Congresso do 5º ano promove aprendizado e prepara alunos para novos desafios
Aconteceu nesta semana o Congresso do 5º ano: A Aventura de Aprender, com o objetivo de preparar os estudantes para o desafio do 6º ano.
O evento foi marcante e contou com uma programação repleta de atividades práticas e palestras aos alunos, que estimularam o raciocínio crítico, o trabalho em equipe e a autonomia.
Foram quatro dias intensos, organizados pelas professoras e equipe pedagógica. Cada momento foi especial e trouxe aprendizados que certamente farão a diferença na transição para o próximo ciclo escolar, tornando essa edição do congresso uma experiência inesquecível para todos. | |
|
Em homenagem ao Dia da Bíblia, turmas do 4º ano entregam fatias de bolos com mensagens bíblicas
Para encerrar o mês da Bíblia, os alunos das turmas de 4º ano realizaram uma ação especial no colégio. Eles entregaram fatias de bolo acompanhadas de trechos de mensagens bíblicas para a diretoria, coordenações, professores e demais setores do colégio. Os bolos foram feitos pelos próprios alunos com alguns ingredientes retirados dos versículos da Bíblia.
O gesto foi uma forma carinhosa de compartilhar ensinamentos da Bíblia com a comunidade escolar. | |
|
Turmas dos 6º anos realizam uma série de conteúdos práticos no laboratório de biologia
Nas últimas semanas, as turmas de 6º ano participaram de uma série de aulas práticas no laboratório de biologia. Seguindo um roteiro por estações do ano, os alunos puderam observar tipos de solos, os estados físicos da água e suas transformações, além de realizar experimentos sobre misturas homogêneas e heterogêneas e a separação de misturas.
A atividade proporcionou uma experiência "mão na massa", aproximando os alunos dos conteúdos estudados em sala de aula. | |
|
Alunos do 4º ano exploram misturas homogêneas e heterogêneas no laboratório
As turmas de 4º ano participaram de uma experiência prática no laboratório, onde aprenderam sobre misturas homogêneas e heterogêneas de forma interativa. Utilizando ingredientes como canela, areia, café, sal e óleo misturados na água, os alunos observaram as diferentes formas como os elementos se comportam.
A atividade foi um sucesso, proporcionando um aprendizado significativo e despertando a curiosidade científica nas crianças. | |
|
Alunos do 14E vivenciam teoria e prática em atividade no laboratório
Os alunos da turma 14E estão agregando teoria e prática em suas atividades diárias. Eles já estavam familiarizados com diversos tipos de misturas, mas agora tiveram a oportunidade de aplicar todos os conhecimentos no laboratório da escola. Durante a aula prática, os estudantes puderam identificar de forma mais clara os conceitos de solubilidade e densidade, essenciais para entender a diferença entre misturas homogêneas e heterogêneas.
A experiência foi fundamental para consolidar os aprendizados sobre esses temas, proporcionando uma compreensão mais profunda por meio da observação e manipulação direta dos materiais. | |
|
Alunos da 13E reforçam habilidades de multiplicação com jogo da velha
Os alunos da turma 13E participaram de uma atividade lúdica e interativa para reforçar as habilidades de multiplicação: o Jogo da Velha da Multiplicação. A dinâmica foi realizada em duplas e possibilitou que os estudantes praticassem cálculos de maneira divertida e criativa, estimulando o raciocínio lógico.
A atividade envolveu competição saudável e colaboração entre os colegas, tornando o aprendizado mais leve e eficaz. | |
|
Na aula de inglês, alunos do 1º ano aprendem sobre roupas com atividade de dobradura
Estudando sobre "clothes" (roupas), os alunos do 1º ano participaram de uma atividade prática e criativa: a confecção de uma T-shirt em dobradura. A proposta envolveu tanto o aprendizado da língua inglesa quanto o desenvolvimento da coordenação motora, ao seguirem os passos para dobrar o papel e formar a camiseta.
A atividade proporcionou um momento lúdico, onde as crianças puderam aplicar o conteúdo de maneira divertida, reforçando o vocabulário em inglês e ao mesmo tempo explorando habilidades artísticas. | |
|
JB4: turma encerra o projeto com atividade criativa e lúdica
A pesquisa dos alunos do Jardim B4, "Tem cobra na escola?", foi encerrado de forma lúdica, assim como começou. A pesquisa, que teve início após uma brincadeira no Ecoparque, gerou curiosidade e questionamentos sobre o tema. Para finalizar, as crianças tiveram uma surpresa: as cobras confeccionadas com as famílias haviam desaparecido da sala.
Com o mistério, a personagem de uma serpente sem escamas apareceu, propondo ajudá-los a encontrar as cobras se eles confeccionassem escamas para ela com rolinhos. Seguindo as pistas, as crianças descobriram a serpente na sala dos espelhos, onde cantaram e brincaram. Ao final, encontraram as cobras, encerrando o projeto de forma divertida. | |
|
JB1: Jogo matemática das águas-vivas
Após desenhar e recortar as águas-vivas, as crianças do Jardim B1 foram estimuladas a numerar seus tentáculos de 1 até 10, levantando hipóteses sobre os números, seus formatos e sua ordem numérica. Em seguida, a turma realizou uma atividade de relembrar as terminações nervosas que passam pelos tentáculos desses animais, que permitem enxergar e ter sensações. Assim, as crianças foram convidadas a recriar essas terminações, utilizando lantejoulas. Para isso, cada criança deveria sortear um número de 1 a 10, identificar o número e colar a quantidade de elementos correspondente a ele.
A dinâmica permitiu que a turminha pudesse compreender mais sobre o mundo numérico de forma lúdica e significativa. | |
|
JB3: Alunos do Jardim B3 apresentam na Mostra de Iniciação Científica o projeto "Para onde a comida vai?"
Na última semana, as crianças do Jardim B3 organizaram os ajustes finais nos materiais para apresentar o projeto "Para onde a comida vai?" na Mostra de Iniciação Científica. Foram momentos para os alunos revisitarem o caminho da pesquisa, relembrando aprendizados e os termos específicos que aprenderam durante a jornada de pesquisadores.
As crianças transcenderam seus desafios individuais, superando a timidez, e dessa forma brilharam ao compartilhar com os colegas e famílias todas as descobertas ao longo das investigações. | |
|
JB2: Os detetives da sala amarela na Mostra Científica do colégio
No último sábado, os detetives da sala amarela da do Jardim B2 puderam compartilhar um pouco da investigação que fizeram ao longo do ano.
Tudo começou com a caixa dos desejos, onde a professora observou o que cada criança gostaria de aprender. Entre quase todos os desejos, estavam desenhados os planetas e o sistema solar.
Sendo assim, as crianças iniciaram os estudos sobre o planeta Terra.
Os detetives realizaram atividades coletivas, participaram de uma conversa com uma especialista, identificaram a importância da coleta seletiva para o meio ambiente e até descobriram que nem tudo é lixo, que ele pode ser reciclável e se transformar em jogos e brinquedos.
No final do circuito, exposto na sala de aula no dia da Mostra Científica, a mensagem passada pelos pequenos pesquisadores para quem analisou o trabalho foi: nós somos a solução para cuidar do meio ambiente. | |
|
JA2: alunos se encantam com experiência do arco-íris
Os alunos do Jardim A2 realizaram uma experiência criativa e divertida envolvendo cores. Eles pintaram as pontas dos dois lados de uma folha de papel com diversas cores e, ao mergulharem o papel em um copo com água, observaram o efeito mágico das cores se misturando, criando um belo arco-íris. A experiência encantou as crianças, proporcionando um momento lúdico de aprendizado sobre as cores do arco-íris. | |
|
JA1: crianças revisam aprendizagem para a Mostra Científica com jogo lúdico
A turma do Jardim A1 apresentou, na Mostra Científica, suas aprendizagens e vivências sobre os animais da fazenda. Sendo assim, para retomar o que as crianças aprenderam, foi realizado o jogo “O que é, o que é?”.
A brincadeira teve início com a professora e logo em seguida foi a vez das crianças jogarem dando algumas dicas como: “Ele rumina e nos dá lã.", " Tem penas, nasce de ovos e nos dá carne". E assim, de uma maneira lúdica e divertida, as crianças foram retomando suas aprendizagens. | |
|
MAB1: alunos exploram curiosidades sobre animais da Savana e refletem a importância da preservação
As pesquisas sobre os animais da savana continuam a todo vapor na turminha do Maternal B1. E para intensificar ainda mais os estudos, as crianças compararam a pelagem e pele de alguns animais. A atividade despertou curiosidade nos pequenos. “Será que esse animal tem pelagem dura ou macia?”, questionaram.
Durante as atividades, o grupo também refletiu sobre uma triste realidade: a caça ilegal. Muitos caçadores ainda matam animais por sua pele, dentes e chifres, que são valiosos no mercado, utilizados para confeccionar roupas e joias.
A turma compreendeu que a preservação desses animais é essencial para o equilíbrio do planeta e destacou que todos somos responsáveis pela proteção dos seres vivos, plantas e recursos naturais como a água. | |
|
Festa aberta ao público nos 15 anos da Guitarríssima
A Guitarríssima, escola de música que é nossa parceira, está completando 15 anos e convida todo mundo para festejar junto.
No dia 12 de outubro (sábado), a partir das 13h, a tarde será animada em frente à sede da GTA - Rua Coronel Corte Real, 889 - Porto Alegre/RS. A rua será fechada para acolher com segurança quem for festejar, e há possibilidade de visitar os estúdios e instalações da escola.
Atrações: Shows, experimentação de instrumentos, brinquedos infláveis, espaço gastronômico, Palco Aberto e mais.
Encerramento com show da banda Acústicos & Valvulados, às 19h30. | |
|
|
|
|
|
|
|
| |