Para fazer contato com o Colégio Santa Doroteia, por favor mande um e-mail para atendimento@santadoroteia-rs.com.br

Se não estiver conseguindo visualizar esta mensagem, por favor clique aqui.

O Calendário de PS - Provas de Substituição já está no site

Já está disponível no site do Colégio em https://santadoroteia-rs.com.br/ps2023/ o cronograma para solicitação e realização das Provas de Substituição para alunos de 5º ano ao Ensino Médio.

A PS deve ser requerida pelo responsável quando o aluno perdeu uma ou mais avaliações. A página do site apresenta as informações sobre o sistema, as orientações e o link para o formulário de solicitação.

Havendo qualquer dúvida, a equipe da CAD está à disposição.

Palestra aos alunos sobre Crimes Digitais

Nesta quinta-feira, 23, o Dr. Marcelo Ragagnin, advogado especialista em Direito Digital, palestrou para os alunos do 8º ano ao Ensino Médio, trazendo informações e orientações sobre crimes digitais. O tema central discutido foi Cyberbullying e crimes contra a honra e, a partir disso, os direitos, deveres e responsabilidades de quem pratica e de quem é vítima.

O especialista explicou aos alunos que existem leis e delegacias específicas para este tipo de crime e deu exemplos de processos e condenações. Dr. Marcelo falou ainda sobre as consequências da utilização de imagens sem consentimento ou autorização, comentários ofensivos, injúrias e difamações e criação de perfis fakes, por exemplo.

A prática do Cyberbullying e dos crimes contra a honra, segundo o Dr. Marcelo, pode gerar processos na esfera criminal e na esfera cível. Além de sentenças condenatórias de quantias financeiras, o especialista enfatizou que esses tipos de crime ferem as pessoas e que somente isso já deveria ser uma motivação para não cometê-los. Há de se ter responsabilidade no uso da internet, sobretudo nas redes sociais. Não existe anonimato na web e os comentários e opiniões expostos podem trazer consequências.

Acesse o link e veja o vídeo em que o Dr. Marcelo Ragagnin fala sobre a conversa que teve com os alunos.

Fórmulas Moleculares em 3D no Sábado Letivo

No primeiro sábado letivo do ano, os alunos do Terceirão construíram fórmulas moleculares em 3D com auxílio de um aplicativo específico para química computacional (molview.org).

Utilizando os recursos do novo espaço HubTech, o Prof. Ronaldo Eismann de Castro propôs uma avaliação formativa que possibilitou aos estudantes conhecer as estruturas orgânicas do seu cotidiano de forma tridimensional e os conceitos relacionados à nomenclatura química.

Santa Doroteia sedia encontro das Escolas Católicas

O Colégio Santa Doroteia recebeu, no dia 22 de março, educadores das Escolas Católicas da Zona Norte de Porto Alegre, retomando os encontros presenciais que, até 2020, tradicionalmente aconteciam no início do ano letivo.

Após a acolhida e um momento especial de oração, houve a participação do Jornalista Elton Bozzetto, que trouxe para os educadores importantes reflexões sobre o tema da Campanha da Fraternidade 2023, Fraternidade e Fome.

Com a presença de educadores das nossas unidades Santa Doroteia de Porto Alegre e da Escola Cenáculo, Colégio Dom Bosco, Colégio São Luís Guanella e da Rede São Francisco, foi um lindo encontro de amigos e uma oportunidade de fortalecimento dos educadores na missão que une as Escolas Católicas da Zona Norte de Porto Alegre.

Iônica: orientações para acesso e uso

Os alunos dos Anos Finais e Ensino Médio estão recebendo, de forma prática, as orientações para acesso e utilização dos recursos da plataforma Iônica. A demonstração dos recursos foi feita pelo consultor na Iônica em encontro, no teatro, com as turmas de 8º ano ao Ensino Médio.

Para as turmas de 6º e 7º ano, as orientações têm acontecido no espaço HubTech, com acompanhamento dos professores e da equipe pedagógica.

Condomínio dentro da sala de aula?

Após estudar sobre Family Members e os diferentes tipos de moradias, os alunos das turmas de 1º ano, da Teacher Fran Marafon, fizeram lindas paper houses com pictures da family, para montar um "condo", abreviação para condominium (palavra que vem do latim, por isso a pronúncia tão parecida com português), na sala de aula e ficou amazing!

Os estudantes ouviram, ainda, songs sobre o tópico estudado e associaram com os personagens do filme The Incredibles, da Disney. Para concluir a proposta pedagógica, cada student trouxe uma picture com os moradores da sua house, incluindo pets, e acomodaram seus family members dentro da paper house.

Na sexta-feira, dia em que as families podem levar os students até a sala de aula, todos ficaram animados e gostaram de procurar pela sua house.

JA3: Brincando, comunicando e expressando

Muitas são as formas que podemos usar para nos comunicar. Com o intuito de que os alunos da turma Jardim A3 se aproximem desse entendimento, a Profª Gabriela Neto promoveu uma atividade lúdica onde as crianças brincaram de telefone sem fio, mímica e adivinhação do objeto com os olhos vendados, utilizando apenas as mãos.

Logo depois da brincadeira, em um momento de conversa, os pequenos concluíram que cada um tem um jeito próprio de se comunicar e identificaram que essas diferenças existem entre eles. Enquanto alguns preferem o toque, outros falam mais ou ainda se comunicam melhor pelo olhar ou sinais. Esse tipo de experiência apura a sensibilidade das crianças, a atitude de se colocar no lugar do outro e o melhor entendimento das ações dos colegas.

O que você mais gosta em uma festa de aniversário?

Entre uma brincadeira e outra, alguns alunos do Jardim A2 tiveram a ideia de organizar uma festa de aniversário. Foram decorando a sala com tecidos, escolhendo as comidas e convidando os colegas. A professora Vitória Knop reuniu a turma toda para conversar sobre o que eles acham importante em uma festa de aniversário e ouviu palavras como bolo, balões e presentes.

Em um segundo momento, sobre o mesmo assunto, a conversa foi individual e rendeu frases como “A comida que eu mais gosto no meu aniversário é cachorro-quente”, “Eu gosto dos amigos”, “Dos brinquedos, pula-pula, piscina de bolinhas”, “Sabia que meu aniversário vai ser de sereia?". Até mesmo a confirmação da presença do Peter Parker foi revelada, “O homem-aranha vai vir de verdade na minha festa esse ano”.

Por fim, os pequenos, empolgados e animados para utilizarem os materiais trazidos de casa, pintaram com aquarela e decoraram com brilho e lantejoulas um cartão especial para utilizar no quadro de aniversariantes do mês. “Vai ficar muito chique”, disse um deles.

Dos dinossauros aos meteoros

Do papo sobre dinossauros na rodinha de conversa do Jardim A1, surgiu a teoria “eles não existem mais porque teve um meteoro e eles morreram”. O assunto despertava tanto interesse e entusiasmo que durante a semana houve comentários como "hoje eu abri a janela e vi um meteoro" e "hoje eu acordei com o barulho de um meteoro".

A Profª Lisiane Barbosa levou os pequenos para o espaço Recanto Accácia, e o ambiente foi transformado em um verdadeiro planetário. As crianças assistiram a vídeos projetados no teto sobre o espaço e os meteoros e, durante a exibição dos vídeos, diversos questionamentos e hipóteses foram levantadas, o que aguçou ainda mais a curiosidade dos alunos.

Maternal B1: Lagartas e borboletas

O caminho para o pátio até a brincadeira começar também pode ser cheio de descobertas. A turma do Maternal B1, da professora Geny Cunico, avistou lagartas nos pés das couves e ficou muito curiosa. A Profª Geny resolveu conversar com a Monitora Maria Eduarda, do Laboratório de Biologia, e após verificar que não eram lagartas que podem queimar as mãozinhas, provocou: “vamos pegar uma na mão?”.

As crianças tiveram receio… mas no dia seguinte, com um pote e uma pinça, uma das lagartas - com um pedaço de couve junto - foi capturada. O bichinho passeou pelo pote e em seguida ficou grudado na tampa. Com o passar dos dias, formou um casulo e, antes mesmo das crianças se darem conta, a lagarta virou uma linda borboleta.

Além das descobertas no campo da biologia, os pequenos perceberam o quanto o acolhimento faz bem às pessoas e aos bichinhos, e a diferença que isso faz na sua evolução. Assim como as lagartas, eles, cada um no seu tempo, terão a sua hora de “voar”.

Dia Mundial da Água no TUIN: bora conscientizar!

Inspirados pelo Dia Mundial da Água, os alunos do Turno Inverso fizeram várias atividades alusivas a essa data tão importante. A turminha do 3º ano da manhã representou o ciclo da água, que evapora de rios, lagos e mares, indo para o céu e depois caindo sobre a terra novamente.

Já os 4º e 5º anos assistiram um vídeo de explicação sobre a importância da água para o planeta com o tema “Não desperdice! Cada gota conta” e, em seguida, produziram um desenho com frases de conscientização. Enquanto isso, os pequenos da Educação Infantil tiveram uma longa e proveitosa conversa com as professoras para entender a importância da água e do bom uso dela.

21 de março: Dia Internacional da Síndrome de Down

No Dia Internacional da Síndrome de Down, todas as turmas participaram, de acordo com o segmento, de atividades especiais de celebração pela data e conscientização sobre as dificuldades que ainda precisam ser superadas para que haja uma verdadeira inclusão de todos.

A Coordenadora de Processos Inclusivos de nossa escola, Psicóloga Ma. Daiane Souza, gravou um vídeo esclarecendo o porquê de haver essa data especial, que foi assistido por todas as turmas dos alunos maiores. Em alguns grupos, houve emoção dos colegas que conhecem, convivem e são amigos de estudantes com Síndrome de Down, despertando manifestações muito carinhosas.

O link para assistir ao vídeo é: https://youtu.be/95VJ6zBK6QE

Encontro da equipe do SOR: oração, motivação e planejamento

A equipe do Serviço de Orientação Religiosa se reuniu no sábado, dia 18 de março, para uma manhã de planejamento para o ano de 2023. O encontro teve a presença dos professores de Ensino Religioso e de professoras representantes da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Colégio Santa Doroteia e da Escola Planalto.

A equipe do SOR inclui a Coordenadora Andréia Kunzler, a Supervisora Daiane Menguer, a Jornalista Grace Becker, sob a coordenação da Diretora Educacional Profª Drª Marinice Simon, com a presença das Irmãs Maria do Carmo Mesquita (Diretora Geral do Colégio Santa Doroteia) e Claudia Dias (Diretora geral da Escola Santa Doroteia Planalto).

A manhã de trabalho iniciou com uma oração inspirada na produção da focaccia, pão típico italiano que está presente em relatos desde os primeiros tempos da Congregação das irmãs Doroteias e que consideramos uma “receita de família”. Logo após, o grupo analisou as atribuições do SOR no Plano Político Pedagógico de 2023 e iniciou o planejamento das atividades para cada segmento, prevendo novos e significativos movimentos que envolvam alunos, famílias e a comunidade.

Habilidades socioemocionais no ambiente escolar

Nossa Orientadora Educacional Daniela Félix e a Psicóloga Escolar Ana Paula Machado participaram, nesta semana, de um encontro sobre o ambiente socioemocional nas escolas, promovido pelo Sinepe-RS. Em pauta, o panorama das relações nas instituições a partir das experiências de educadores de diversas regiões do Rio Grande do Sul.

Provocados a apresentar projetos para o melhor encaminhamento de diversas questões, como regras e limites, por exemplo, os participantes puderam compartilhar propostas, atualizar e enriquecer suas práticas.

Agenda

Este boletim informativo digital é dirigido aos pais e responsáveis de alunos do Colégio Santa Doroteia de Porto Alegre.
www.santadoroteia-rs.com.br
facebook.com/sdoroteia/

Se não quiser mais receber mensagens do Colégio Santa Doroteia, por favor mande um e-mail para atendimento@santadoroteia-rs.com.br.