Para fazer contato com o Colégio Santa Doroteia, por favor mande um e-mail para atendimento@santadoroteia-rs.com.br

Se não estiver conseguindo visualizar esta mensagem, por favor clique aqui.

Doença mão-pé-boca: prevenção e cuidados adotados na escola

O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), ligado à Secretaria da Saúde, divulgou essa semana uma nota informativa com esclarecimentos sobre o aumento das notificações de surtos de Síndrome Mão-Pé-Boca em escolas de Educação Infantil. A doença é uma infecção contagiosa causada por um enterovírus e é muito comum em crianças, especialmente nas menores de cinco anos.

A transmissão é fecal-oral, ou seja, ocorre mediante contato com pessoas, fezes, saliva, secreções, objetos ou alimentos contaminados. Mesmo depois de recuperada, a pessoa pode transmitir o vírus pelas fezes durante aproximadamente quatro semanas. Dessa forma, as medidas de higienização devem se manter mesmo após melhora dos sintomas.

Como ação preventiva, seguindo as recomendações do consultor médico da escola, o infectologista Dr. Gabriel Narvaez (CRM 5135), nossa equipe intensificou a frequência de higienização dos banheiros e superfícies utilizadas pelas crianças, complementando a limpeza com uso de álcool 70%.

Os sinais e sintomas são febre alta nos dias que antecedem o surgimento das lesões; aparecimento na boca, amígdalas e faringe de manchas vermelhas; erupção de pequenas bolhas em geral nas palmas das mãos e nas plantas dos pés, mas que podem ocorrer também nas nádegas e na região genital; mal-estar, falta de apetite, vômitos e diarreia.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, de forma geral, o quadro é autolimitado, ou seja, melhora espontaneamente e tem duração de cinco a sete dias. O tratamento recomendado é sintomático e a orientação é para a criança aumentar o consumo de líquidos, repouso e alimentação leve.

É importante que, mesmo após o final do quadro sintomático, as medidas intensificadas de higiene se mantenham por pelo menos quatro semanas, pois o vírus pode seguir sendo transmitido pelas fezes.

Havendo sintomas, é importante que a família procure atendimento médico, mantenha a criança em casa, em repouso e sob cuidados, e informe a escola.

Novos coletores de tampinhas: junte e ajude!

O Colégio Santa Doroteia e a Escola Santa Doroteia Planalto estão coletando tampinhas que serão doadas para a ONG Escola da Vida, que atende em turno integral crianças da comunidade Cruzeiro do Sul, muitas em situação de vulnerabilidade social.

Você vai encontrar, nas três portarias do Colégio Santa Doroteia e na portaria da Escola Santa Doroteia Planalto, um coletor fixo para depositar as tampinhas.

O Santa Doroteia também faz coletas para campanhas específicas, como por exemplo a do Outubro Rosa, em que as tampinhas são entregues ao Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (IMAMA).

Fica o convite: movimente a família e os amigos, junte as tampinhas e ajude, depositando nos coletores disponíveis nas portarias da escola.

Produção Criativa: apresentação de plano de marketing na aula de Inglês Instrumental

Na última semana, os estudantes do Itinerário Produção Criativa, da 2ª série do Ensino Médio, apresentaram um plano de marketing totalmente em inglês. Ao estilo de programas de negócios de TV como Shark Tank, a proposta exigiu que os alunos estudassem e aplicassem o vocabulário próprio do mundo do marketing.

Em apresentações individuais ou em duplas, os alunos vivenciaram uma experiência típica do mercado de trabalho, tendo que expressar suas ideias com fluência e de forma convincente. Segundo o Teacher Charles Dorneles, titular das aulas de Inglês Instrumental, os grupos estavam motivados, preparados e fizeram um ótimo trabalho.

Hábitos e métodos de estudo: orientação e motivação para os alunos

O Prof. Me. Ronaldo Eismann de Castro, coordenador do Núcleo de iniciação Científica e professor da escola, iniciou nesta semana o circuito de palestras sobre Hábitos e Métodos de estudo, com dicas práticas para os estudantes dos Anos Finais e Ensino Médio.

Estabelecimento de metas, escolha do local adequado, organização de horários - inclusive para descansar, brincar e passar um tempo com a família - e conhecer os seus próprios limites estão entre as recomendações do professor para que os alunos se desenvolvam ainda mais academicamente.

Outros aspectos importantes para o melhor aprendizado são os cuidados com a alimentação, sono e saúde emocional. Em resumo, é fundamental que o aluno crie uma rotina que contemple diferentes momentos e cuidados, contando com o apoio e participação da família.

As palestras prosseguirão nos próximos dias, envolvendo todas as turmas.

Arte em pixel

Na aula de Arte da professora Sônia Braun, os estudantes das turmas de 7º ano trabalharam a técnica de pontilhismo ao explorar suportes diferenciados como as folhas quadriculadas. Desta forma, a atividade proporcionou aos alunos desenvolverem concentração e coordenação motora e ainda se divertirem com resultados incríveis.

Quem já viu a Monalisa, uma das obras mais famosas da história da arte, em pixels? Pois aqui está ela!

5º ano: Visita ao Smithsonian

Na aula de Língua Inglesa, com o Teacher Charles Dorneles, as turmas de 5º ano utilizaram a sala HubTech para fazer um tour virtual pelo Smithsonian Museum, famoso museu dos Estados Unidos, que fica em Washington D.C. e foi cenário para o filme “Uma noite no museu 2”.

A coleção de História Natural da instituição é uma das mais completas que existem: fósseis, borboletas, diamantes, mamíferos empalhados e, principalmente, dinossauros.

Depois de curtir on-line um dos museus mais completos do mundo, os estudantes puderam colocar em prática o seu inglês e desenvolver a habilidade de writing ao escrever um texto contando o que mais gostaram.

Água Virtual: atividades especiais e conscientização na Semana da Água

Durante a semana da água, a turma 14C, da professora Cíntia Feijó, realizou algumas atividades voltadas ao tema com diferentes abordagens, integrando os componentes curriculares e buscando a conscientização e os cuidados para a conservação e preservação do nosso bem tão precioso.
 
A turma ainda aprendeu sobre o conceito de Água Virtual e, a partir desse novo conhecimento, confeccionou camisetas personalizadas com muita criatividade.

JB4: Brincadeiras, vivências e experiências nos espaços da sala

A turma do JB4, da professora Rayssa Mathos, está encantada com a possibilidade de criar espaços de brincadeiras. Depois de uma semana de produções no ateliê da escola, chegou o momento de brincar e compartilhar vivências nos espaços da cozinha, casinha e pista de carrinhos.

Divididos em pequenos grupos, para que todos pudessem aproveitar um pouquinho de tudo, as crianças curtiram muito cada espaço e aos poucos foram surgindo falas como “Eu amei essa casinha, ela ficou tão fofinha!”, “A pista de carrinhos é a mais legal” e “Será que o fogão cabe dentro da casinha?”. Assim tem sido as tardes do JB4, com muita diversão, experiências e valorização dos momentos em grupo.

A Caça ao Tesouro do JA3

Os pequenos do JA3, da professora Gabriela Neto, saíram à caça de imagens da rotina da turma, espalhadas por diferentes locais no colégio. As crianças utilizaram de muita imaginação para encontrar os tesouros escondidos e ainda puderam conhecer e explorar novos espaços da escola.

Depois de muita diversão, a turminha se reuniu para falar no pátio para conversar sobre a atividade..

Desenhos: traços e formas

Explorando os traços e as diferentes formas de desenho, as crianças do JA2, da professora Vitória Knop, foram convidadas a desenhar no espelho. Para isso, a turminha foi até a Sala dos Espelhos e, ao chegarem, curiosos, queriam saber primeiro para que servia aquela sala.

Depois de conversar um pouco sobre o assunto, definiram que lá acontece as aulas de ballet, música e expressão corporal. A partir disso, pensando no movimento e das partes dos corpos, ao som de músicas animadas, os aluninhos escolheram se representar ao observar seus próprios olhos, cabelos e corpos. Alguns escolheram representar a família e ainda imaginaram outras possibilidades de desenho, como alienígenas e flores.

As crianças ficaram encantadas com a experiência e depois quiseram participar do processo de limpeza para deixar tudo preparado para o próximo grupo, demonstrando empatia pelo próximo.

Autorretrato: descobrindo suas próprias características

Ainda na Sala dos Espelhos, foi a vez da turminha JB3, da Profª Ana Carolina Rocha, ter um momento de reflexão e observação sobre as suas características. Sempre munidos de muita criatividade, as crianças registraram essas percepções em cartões.

A atividade proporcionou aos pequenos reconhecer suas individualidades e o fato de que todas as pessoas são diferentes não só na aparência, mas também no modo de pensar, se expressar e se comunicar.

Bingo do Nome do JB1

Com intuito de fortalecer sua identidade e desenvolver o reconhecimento das letras do seu nome, as crianças da turma do JB1, da professora Amanda Santos, foram convidadas para um divertido jogo de bingo. Os próprios alunos confeccionaram as cartelas utilizando folhas e tinta aquarela.

A cada letra sorteada, uma nova descoberta era compartilhada entre os pequenos, como “Esse é o A, que nem o da Profe Amanda, a Alice, o amor e a amizade, que nem tem naquela história que a gente leu na biblioteca”. A atividade gerou grande entusiasmo nos pequenos e no final muita empolgação com o tão esperado BINGO!

A língua do Sapo Zé!

Após a contação da história do Sapo Zé, as crianças do MAB2, da professora Mariléa Gomes, levantaram hipóteses sobre o que sabiam a respeito desse bichinho. A conversa foi empolgante e as crianças até reproduziram os movimentos do sapo, o som que ele produz e como ele se alimenta.

A experiência proposta pela professora foi a de montar um sapo, utilizando materiais não estruturados e após a confecção, pintá-lo. É claro que não poderia faltar a língua. Então, utilizando saquinhos plásticos, as crianças puderam exercitar o movimento do sopro imitando o movimento da língua do sapo.

Bem-vindo, Colorido!

Depois de ouvir uma historinha sobre a entrada de um peixinho no colégio pela primeira vez, na Hora do Conto, os pequenos da turma MAB1, da professora Geny Cunico, conversaram sobre a possibilidade de ter um peixinho na sala de aula sob o cuidado de todos.

Assim, na última segunda-feira, 27, a mascote da turma chegou e, após uma votação, recebeu o nome de Colorido. As crianças já tomaram conhecimento da importância do Colorido para o dia a dia da turma e que ele precisa de muito amor, carinho e cuidados com a alimentação.

Nova turma de Maternal AB

No dia 4 de abril iniciam as atividades de uma nova turma de Maternal AB, para crianças de 2 e 3 anos (sem fraldas), no turno da tarde. Para mais informações e matrículas, nossa equipe da CAD está à disposição.

Oficina divertida no Pet Day do Viva Open Mall

No sábado, dia 01/04, o Santa Doroteia vai participar do Pet Day do Viva Open Mall com uma divertida oficina aberta ao público. O que as crianças farão na oficina? Dobraduras em formato de cãezinhos e gatinhos, que serão coladas em um calendário muito fofo e colorido!

Nossa oficina divertida é gratuita, acontecerá das 15h às 17h e todos estão convidados. O Viva Open Mall fica na Av. Nilo Peçanha, 3228.

02/04: Domingo é dia de vestir azul

Como o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo cairá no domingo, convidamos todos a vestir azul na sexta-feira, na escola, mas também fazer isso no domingo. Vestir-se com a cor azul é uma forma de chamar a atenção sobre a importância de conhecer, apoiar e eliminar os preconceitos que cercam o autismo.
 
Assim, vale camiseta, boné, fita no cabelo, acessórios, o que for possível para participar desse movimento!

Agenda

Este boletim informativo digital é dirigido aos pais e responsáveis de alunos do Colégio Santa Doroteia de Porto Alegre.
www.santadoroteia-rs.com.br
facebook.com/sdoroteia/

Se não quiser mais receber mensagens do Colégio Santa Doroteia, por favor mande um e-mail para atendimento@santadoroteia-rs.com.br.