Para fazer contato com o Colégio Santa Doroteia, por favor mande um e-mail para atendimento@santadoroteia-rs.com.br

Se não estiver conseguindo visualizar esta mensagem, por favor clique aqui.

Medidas de segurança no ambiente escolar

Diante da trágica ocorrência em escola de Santa Catarina, e de outros ataques e ameaças que vêm acontecendo em instituições de diferentes regiões, o Colégio Santa Doroteia enviou às famílias, no dia 5 de abril, um comunicado informando como é feita a segurança na escola.

Porém, para reforçar as medidas em vigor, no dia 6 houve o envio de um novo comunicado a cada segmento, relembrando a necessidade de adesão ao uso do uniforme, do crachá e do adesivo de controle nos veículos para o Acesso Charrua. Essas regras simples são do conhecimento de todos desde o ato de matrícula, tendo sido retomadas nas reuniões de início de ano e periodicamente reforçadas.

Assim, acreditamos que o cumprimento de todos ao que já está definido se somará de forma muito significativa aos investimentos em pessoal e equipamentos que seguem sendo feitos pela escola, numa ação conjunta que trará mais segurança e tranquilidade no ambiente escolar.

Semana de Avaliações Trimestrais

Já está no site do Colégio o calendário das Avaliações Trimestrais (1º trimestre letivo) para turmas de 6º ano ao Ensino Médio. As informações também ficam disponíveis no aplicativo.

Para consultar no site, clique em: https://santadoroteia-rs.com.br/avaliacoes-trimestrais-2023/

Lançamento da Mostra de Iniciação Científica aos alunos

Aconteceu, nesta semana, o lançamento da Mostra 2023 para todos os alunos.

Para Anos Finais e Ensino Médio, os professores apresentaram um vídeo e motivaram a organização dos grupos para participação, já em busca de um tema para pesquisa.

Quem apresentou aos alunos da Educação Infantil e Anos Iniciais foi a mascote da Mostra deste ano, Copérnico Doroteu Curiosus Iniciantis Científicus Lentis, mas que também pode ser chamado de Nico.

Depois de assistir ao vídeo de lançamento, os estudantes coloriram o seu próprio Nico enquanto já pensavam em um tema para a pesquisa.

Que tal conhecer o Nico? Clique aqui para assistir: https://youtu.be/hoFtlkNyUxE

Para ver o vídeo apresentado aos alunos maiores, clique em https://youtu.be/iLJBNCKQXss

7 de abril: Dia Nacional de combate ao Bullying

Para abordar esse tema tão importante, nossos alunos prepararam um vídeo. Nele, em formato de entrevista feitas pelos próprios estudantes com seus colegas, aparecem importantes orientações em linguagem coloquial, acessível, com o jeitinho de nossos adolescentes.

Vale a pena assistir: https://youtu.be/JmWTufCMNAs

Projeto recreio: mais diversão, menos conflitos e acidentes

Iniciou no mês de março um projeto de Recreios Dirigidos para alunos de 1º ao 5º ano. A equipe de Coordenação e os Monitores de Pátio têm realizado propostas recreativas, resgatando brincadeiras folclóricas e divertidas.

Esse movimento vem proporcionando maior acolhimento, estabelecimento de vínculos entre os estudantes e os monitores, além de amenizar situações de acidentes e conflitos durante o recreio.

Além das brincadeiras propostas, as crianças podem brincar livremente sozinhas ou em pequenos grupos. O importante é saber que também há alternativas muito legais à disposição.

Extração de material genético dos morangos

Em uma aula prática, os alunos das turmas de 9º ano utilizaram morangos para realizar o procedimento de extração de material genético de células vegetais. Para isso, os estudantes prepararam uma solução de quebra de membranas para que o material genético pudesse ser liberado.

Segundo a Profª Jéssica Streb, além de compreender o procedimento, os alunos trabalharam em grupo e dividiram seus conhecimentos a respeito do seguimento de protocolo e equipamentos de uso no laboratório.

Vegetais e suas estruturas

As turmas de 7º ano estudaram no Laboratório de Biologia, sob a coordenação da Profª Jéssica Streb, os vegetais e suas estruturas, compreendendo a morfologia básica daqueles que fazem parte da alimentação. Alguns desses vegetais, por vezes, são vendidos apenas com suas partes usualmente consumíveis. Mas, na aula, os estudantes puderam observar outras estruturas que normalmente não são vistas, o que surpreendeu muitos deles.

Ciências: rochas e minerais

Na última semana, as turmas de 6º ano estiveram no Laboratório de Biologia para observar e identificar os tipos de rochas e minerais. Durante a aula de Ciências, orientados pela Profª Cíntia Santos, os alunos utilizaram, além dos livros didáticos, uma lupa para visualizar melhor as cores, brilhos e traços e, assim, poder classificá-los.

Brincadeira da panela brasileira

Uma criança é a responsável por segurar a panela e então a turma toda começa a cantar: “atenção, concentração, vai começar a brincadeira da comida brasileira (duas palmas).” A criança com a panela nas mãos começa falando, em voz alta, várias comidas: arroz, feijão, batata e macarrão (por exemplo), e as outras crianças têm que bater palmas. Em um determinado momento, ela pode falar algo que não é de comer e a criança que bater palma é o próximo a segurar a panela.

Além da socialização, a brincadeira aborda a memória, uma vez que não se pode repetir os alimentos citados, e a concentração para bater palma no momento certo. Diversão garantida na turminha JB4, da professora Rayssa Mathos.

Semana Santa – vivências do JB3

Nessa Semana Santa, os aluninhos da turminha JB3 puderam conhecer e vivenciar um pouco mais sobre o verdadeiro sentido da Páscoa, a vida e o amor por Jesus! Os pequenos conversaram e levantaram diversas hipóteses sobre o domingo de ramos e o lava-pés, mas o que eles mais gostaram foi a reflexão sobre a Santa Ceia.

Por isso, depois de muita conversa, as crianças foram convidadas a registrar, em uma folha, a sua Santa Ceia com as pessoas mais especiais para elas.

Espetáculo e dramatização do Domingo de Ramos

Os pequenos da JB2 estão conhecendo as histórias que compõem a Semana Santa. Na última segunda-feira, foi dia de saber mais sobre os acontecimentos do Domingo de Ramos. Depois de ouvir da Profª Fernanda Ribeiro, na Hora do Conto, para onde Jesus foi, como ele foi até Jerusalém, quem estava com ele e as palavras de carinho que ouviu durante sua chegada, as crianças foram desafiadas a representar essa passagem da vida de Jesus, utilizando apenas os materiais da sala de aula.

Com dois grupos organizados pelas próprias crianças, conforme as suas preferências, eles realizaram um espetáculo, dramatizando o acontecimento a seu modo e com vocabulário próprio. “Ai, que dia lindo!”. “Viva a Jesus! Uhu!”. Teve até plateia. Outra turma da Educação Infantil foi convidada pela JB2 para assistir ao espetáculo.

As águas de Porto Alegre

Na semana de aniversário de Porto Alegre, os alunos do JB1, da professora Amanda Santos, também prestaram atenção no Dia da Água, celebrado em 22 de março. Assim, realizaram uma “caça aos pontos turísticos de Porto Alegre” destacando os que estão próximos à água: a Usina do Gasômetro e o Cais Embarcadero, às margens do Lago Guaíba.

As aprendizagens sobre a água geraram outra atividade interessante e divertida: a experiência do "boia ou afunda". Os pequenos brincaram de tentar adivinhar se determinado objetivo boiaria ou afundaria na água da vasilha.

A turma curtiu muito esse momento, riu, experienciou, criou diferentes hipóteses e até algumas conclusões, como: "Ah, mas é fácil percebermos qual vai afundar, os objetos que são mais pesados afundam e os mais leves boiam. Olhem só a Lupa, o lado do vidro que é pesado afundou e onde a gente segura é leve e boiou, então ele boia e afunda".

O fechamento da semana foi um colorido, alegre e divertido Grenal, para conhecermos mais sobre as preferências de cada um, achando assim, pontos em comum.

Podcast JA3: turminha “no ar”

A turminha JA3 gosta muito de conversar sobre os mais variados assuntos. Por isso, a professora Gabriela Neto fez um levantamento dos temas mais abordados, imprimiu imagens relacionadas aos temas e levou os pequenos para o Espaço Maker para gravar um podcast.

Além das experiências com fones de ouvido e microfones, as crianças puderam discutir e levantar diversas hipóteses sobre os temas propostos e, claro, se divertir muito!

Quebra-cabeça: caça às peças

Um desafio foi proposto para a turma JA2 pela professora Vitória Knop. Cada grupo recebeu uma pista e precisava adivinhar em que local da escola se encontrava uma peça do quebra-cabeça. A partir da leitura da pista, o grupo elaborava hipóteses e verificava no local se a peça estava lá.

“Quando a fome chega, esse lugar tem a solução. É barulhento, pois muitas pessoas com fome estão. Com seu dinheiro na mão você encontrará muitas opções.” Inicialmente, o grupo que recebeu essa pista pensou nas mesas que costumam lanchar, mas não encontraram nada. Então, perceberam que se precisavam de dinheiro a peça poderia estar na cantina e lá encontraram o que procuravam.

Quando todas as peças foram encontradas, perceberam na capela que juntas elas representavam a Semana Santa. Assim, as crianças compartilharam as suas vivências com a família no Domingo de Ramos e a cada dia da semana descobriram um pouquinho mais sobre esse momento especial que estamos vivendo.

O que há no espaço além dos meteoros?

As crianças do Jardim A1, da professora Lisiane Barbosa, querem descobrir o que mais há no espaço além dos meteoros. Para iniciar essa busca escolheram fazer o espaço dentro da sala de aula. Durante a conversa, os pequenos disseram que o espaço tem as cores azul, preta e roxa e em seguida iniciaram a pintura em papel pardo.

Depois, solicitaram colocar mais cores como vermelho, verde, azul e amarelo e usaram lantejoulas e glitter. O canto do projeto, dentro da sala de aula, ainda está em construção, mas uma coisa as crianças já sabem: elas querem uma nave para andar no espaço.

TUIN: a verdadeira história da Páscoa

Na Hora do Conto do TUIN, a turminha do Jardim B assistiu a um vídeo que contava a verdadeira história da Páscoa. Aos poucos, as crianças foram descobrindo alguns dos símbolos dessa data, e depois falaram muito sobre tudo que aprenderam em uma rodinha de conversa.

No final da atividade, cada uma fez um lindo cordeirinho utilizando algodão e papel.

Novos Educadores à Luz do Farol

No sábado, dia 1º de abril, 60 novos Educadores Doroteanos participaram da formação proposta pela Escola de Leigos, conhecendo melhor a vida e obra de Santa Paula Frassinetti e os documentos que orientam a missão por ela legada.

Como já se tornou tradição, houve o momento de produção conjunta da focaccia, pão típico italiano citado em registros das origens da Congregação, que foi devidamente saboreada como entrada no almoço que uniu todo o grupo, com a presença das Irmãs de nossa comunidade.

Foi um sábado de encontro, integração e de assumir um novo compromisso com a Educação Doroteana.

Momento de oração com Santa Doroteia

Nesta semana, mais um grupo de Educadores foi convidado a conhecer a história de Santa Doroteia e seu modelo de fé, atendendo ao pedido da congregação para que seja feita essa divulgação.

Foi um momento de pausa nas atividades para rezar com os colegas, partilhar orações e, ao final, receber um carinho em forma de flores e frutas.

Agenda

Este boletim informativo digital é dirigido aos pais e responsáveis de alunos do Colégio Santa Doroteia de Porto Alegre.
www.santadoroteia-rs.com.br
facebook.com/sdoroteia/

Se não quiser mais receber mensagens do Colégio Santa Doroteia, por favor mande um e-mail para atendimento@santadoroteia-rs.com.br.