Para fazer contato com o Colégio Santa Doroteia, por favor mande um e-mail para atendimento@santadoroteia-rs.com.br

Se não estiver conseguindo visualizar esta mensagem, por favor clique aqui.

Segurança nas Escolas

Como temos comunicado às famílias, a escola prossegue atenta às questões da segurança, implementando medidas e fazendo ajustes de acordo com as necessidades que vão sendo identificadas. Mas todos os cuidados promovidos pela escola são fortalecidos quando há a participação da família. Por isso, é muito importante que:

- Haja diálogo em família com foco na orientação;

- A família acompanhe a organização do material escolar de seu filho, de qualquer idade, verificando mochilas e orientando sobre o que é ou não permitido. Algumas crianças e jovens podem estar assustados a ponto de carregar objetos com a intenção de autodefesa, mas sabemos que isso é impróprio e inaceitável, podendo gerar acidentes e pânico;

- Se a criança ou adolescente comentar algo que vivenciou, presenciou ou teve acesso, ouça com atenção. Tratando-se de situações ou mídias com ameaças, faça a denúncia nos canais oficiais apresentados a seguir. Se foi algo registrado no ambiente escolar, fale com a escola. É fundamental buscar a verdade e a solução como prioridades, antes de compartilhar uma informação não checada para outros grupos.

Havendo qualquer dúvida, fale conosco!

Denúncias podem ser feitas para:

- Canal Escola Segura http://mj.gov.br/escolasegura

- WhatsApp (51) 98444-0606

- Telefones 197 e 181

Notificação de saída antecipada: use o APP

Lembramos que o aplicativo Doroteia POA 4.0 possui em seu menu a área para notificação sempre que o aluno precisar sair antecipadamente. Este também é o canal mas ágil para informar a escola sobre outras mudanças na saída, como troca de portaria ou caso outra pessoa venha buscá-lo.

Recomendamos o uso desse recurso, pois com ele há a notificação automática das Coordenações e da equipe de apoio, sem depender que haja leitura de e-mail ou transmissão de recados por telefone para que a informação seja registrada.

Projeto X: início das disciplinas eletivas

Iniciaram, nesta semana, as aulas das disciplinas eletivas oferecidas pela escola aos alunos de 2ª e 3ª série do Ensino Médio. Neste primeiro semestre letivo, os alunos puderam se inscrever gratuitamente para aulas de Pensamento Computacional e Princípios de Programação, conduzidas por Álvaro Becker, pesquisador do Instituto de Informática da UFRGS; Escrita Criativa: a Poética do Cotidiano, com a Profª Joicy Santos; e Comunicação e Edição de Vídeo para Redes Sociais, com o Prof. Dr. Lucas Cyrino.

Conversando sobre cyberbullying e crimes digitais com as turmas de 7º ano

Dando seguimento a um projeto que iniciou ainda no mês de março, o Dr. Marcelo Ragagnin, advogado especialista em Direito Digital, palestrou sobre cyberbullying e crimes digitais, desta vez para os alunos das turmas de 7º ano.

Em tom de conversa, o Dr. Marcelo mostrou aos estudantes variados exemplos de processos envolvendo esse assunto, assim como orientações e informações sobre direitos, deveres e consequências possíveis quando se pratica ou sofre esse tipo de comportamento.

Na escola, a abordagem desse tema, bem como de questões como preconceito, por exemplo, é realizada com ações continuadas, em projetos adequados às diferentes faixas etárias de alunos.

1ª série EM: Estudos sobre linguagem e inclusão

Por um período de 15 dias, os alunos das turmas de 1ª série do Ensino Médio pesquisaram sobre linguagem, inclusão e ensino. Depois da leitura de muitos textos relacionados ao assunto, os estudantes dividiram-se em grupos e produziram e apresentaram, sob o comando da professora Karen Silvana, trabalhos sobre linguagem solidária, preconceito linguístico, libras e inclusão na escola e na sociedade, e linguagem inclusiva de gênero e os mitos da língua Portuguesa.

Além das referências encontradas na pesquisa sobre o tema, os alunos buscaram exemplos no cotidiano. Destaque para um dos grupos da turma 21A, que incorporou ao trabalho o depoimento dos padrinhos - deficientes auditivos - de um dos alunos. Eles contaram as dificuldades vividas na época em que estavam no colégio por conta da falta de conhecimento da sociedade com as questões da inclusão e libras, por exemplo.

A partir dos trabalhos apresentados, os estudantes perceberam que a linguagem, a inclusão e o ensino estão ligados por uma profunda conexão. A linguagem é a principal ferramenta de comunicação e faz com as pessoas se sintam integradas à sociedade e a escola tem papel importante nesse aspecto, uma vez que é o ambiente em que damos início aos primeiros contatos sociais.

8º ano: literatura e artes cênicas

O componente curricular de Língua Portuguesa desafiou os alunos das turmas de 8º anos a encenarem as lendas do livro “Lendas Negras”. A atividade objetivou estimular a criatividade e experimentar a interatividade das artes cênicas com a literatura. As salas tornaram-se verdadeiros palcos.

Sob o comando das professoras Carla Winter e Mônica Souza, as apresentações aconteceram nas turmas 18A, 18B,18C e 18D.

Formação Continuada de Inclusão: trabalhando a autonomia

Na última quarta-feira, 12, os professores das duas unidades do Santa Doroteia em Porto Alegre participaram do encontro de formação com o tema “Pensando nos processos de aprendizagem dos sujeitos com diferentes maneiras de Ser e Estar”, conduzido pela Profª Drª Karla Wunder, especialista em Autismo. Foi o primeiro encontro da formação continuada sobre Educação Inclusiva em 2023.

Entre outras observações, a Profª Drª Karla evidenciou as diferentes formas, características e necessidades de cada aluno para obter melhores resultados com maior autonomia e a importância da percepção do educador para estes detalhes, a fim de que a aprendizagem aconteça valorizando as potencialidades do aluno.

How do you spell your last name?

Os students do terceiro ano estão aprendendo o som de cada letra do alphabet em inglês, dancing and singing a lot! Em uma conversa com a Teacher Francielly Marafron na classroom, eles chegaram a conclusão de que sabem o last name de vários classmates, mas não sabem como escrever. Por isso, seguindo a proposta do livro didático, utilizaram a aula de Inglês para entrevistar os classmates e aprender a escrever o last name de, pelo menos, five students. Para isso, fizeram duas perguntas: What is your last name? and How do you spell your last name? Todos responderam e soletraram seus last names in English em uma aula super comunicativa. Após perceberem que mantiveram uma short conversation in English, os students ficaram ainda mais animados.

Projeto de literatura “O carteiro chegou”

As turmas de 2º ano do Ensino Fundamental iniciaram o projeto de literatura "O carteiro chegou". O livro, que é todo contado em rimas, vem cheio de cartas de verdade, postais, livrinhos e convites, com envelope e tudo. Nos contos de fadas, assim como na realidade, todo mundo gosta de enviar e receber cartas e, por isso, quando o carteiro chega é uma festa.

Para começar a atividade, os alunos confeccionaram as suas próprias plaquinhas (A, B, C e D), e em seguida foram ao Teatro da escola, para, sob o comando de uma legítima carteira, participarem de um quiz sobre os contos de fadas. Teve ainda muita dança e pistas para caça ao tesouro. Qual tesouro? As cartas que cada um recebeu de sua família!

Rainbow colors everywhere

Os students do primeiro ano descobriram que as primary colors têm super powers: conseguem se misturar para encontrarmos secondary colors! Para introduzir o novo vocabulário, a Teacher Francielly Marafon levou um Magic Book que, se sacudir bastante, mistura todas as colors e mostra um lindo resultado colorido.

Após os estudos e algumas brincadeiras em aula utilizando flashcards, os students separaram alguns materials de suas art boxes para fazer um beautiful rainbow. Quando não encontraram algumas cores, como por exemplo, orange, logo eles pensaram em uma great solution: "Teacher, se misturar um pouquinho de yellow com red, fica orange!" relembrando a aula sobre misturas de primary e secondary colors.

Conscientização e amor

Em parceria com as professoras titulares das turmas de 2º ano, a Teacher Franciele Silva realizou um trabalho sobre a conscientização do autismo e os sentimentos que envolvem essa data tão importante. Para isso, cada turma escolheu palavras em inglês e português que representam essa luta por inclusão e produziu o seu próprio e lindo cartaz.

Ainda com as turmas de 2º ano, a Teacher Fran propôs uma very special suprise: um family book. Os pequenos pensaram em cada detalhe, desde a decoração até uma mensagem in English para expressar todo o amor e carinho.

Um espaço para os bichinhos na sala de aula

A turma do JB4, da professora Rayssa Mathos, adora animais de todos os tipos, formas e tamanhos e, pensando nisso, as crianças optaram por construir um local seguro e acolhedor para receber os animais de brinquedos que foram doados pelas famílias. Foi preciso realizar uma votação, pois foram muitos os lugares sugeridos pelas crianças, entre eles: floresta, sítio e fazenda. Com doze votos, a fazenda foi o local escolhido.

As crianças, então, prepararam um espaço na sala de aula para iniciar a construção da fazenda (que ainda não tem nome, mas logo voltaremos aqui para contar) e utilizando um papel pardo pensaram juntos em fazer um lindo céu azul, com muitas nuvens coloridas e um arco-íris para receber os animais.

Na próxima semana vamos mostrar como ficou esse espaço para brincar e aproveitar cada experiência legal que este projeto irá proporcionar.

JB1: Celebrações Pascais

A professora Amanda Santos, da turma JB1, propôs para os pequenos confeccionar guirlandas pascais representando sua família e enfeitando a borda com diferentes materiais e texturas à disposição no ateliê para pendurar nas suas casas. O propósito da atividade é receber bem Jesus em seus lares para que Ele se sinta à vontade para entrar e abençoar as suas famílias.

Mais do que chocolate, a Páscoa trata de amor, partilha e olhar para o outro. Dessa forma, depois de produzir as guirlandas, a turminha se reuniu no Foyer B do Teatro da escola e, juntos, fizeram uma oração.

Conhecendo o mundo

As crianças do Jardim A3, da professora Gabriela Neto, contam com empolgação sobre as viagens que fizeram para a praia, serra e vários outros lugares ainda mais distantes, como por exemplo, os estados do Pará, Paraná, e Santa Catarina.

Na sala, o que tem chamado muito a atenção é um quebra-cabeça do mapa mundi. As crianças montam e desmontam muitas vezes ao longo da tarde e, a partir dele, conversamos sobre diversos locais e seus pontos turísticos, além dos animais e tradições locais, buscando conhecer outras culturas.

JA1: escolhendo as suas histórias

Toda sexta-feira é dia de ir à biblioteca da escola. A turminha do Jardim A1, da professora Lisiane Barbosa, visita o espaço e escuta as histórias com muita atenção. Para a retirada dos livros, as crianças têm autonomia para escolher e retirar com as funcionárias da biblioteca, utilizando o seu crachá de identificação. Além da autonomia, esse momento possibilita que as crianças se sintam confiantes e capazes.

Os pequenos costumam levar o livro escolhido para casa, para que a leitura seja realizada com a família, a fim de terem juntos um momento repleto de imaginação e afeto.

TUIN: oficina de curiosidades e experiências com o 3º ano

Areia movediça. Foi a curiosidade e experiência do 3º ano do turno da tarde no último dia 11 de abril. Os alunos misturaram amido de milho e água. As partículas de amido ocuparam os espaços vazios das partículas de água.

Quando as crianças apertaram e espremeram a mistura, as partículas de água e de amido ficaram muito juntas e a mistura ganhou o aspecto de um sólido duro e seco. Quando tocaram de forma leve, ela ficou maleável e líquida.

Nosso Ecoparque agora tem um frássino!

Presente muito especial da Coordenadora Carla Farias, nossa primeira muda de frássino foi plantada na terça-feira, 11, no Ecoparque, num momento histórico. Com a presença das Irmãs, da Direção do Colégio, das Formadoras da Escola de Leigos e de uma integrante do grupo de estudos Raízes de Paula, o plantio da nova árvore foi acompanhado pela turminha de 1º ano da Profª Débora, que aproveitava o lindo dia de sol. Frássino (ou freixo) é uma das árvores mais difundidas nas regiões temperadas do hemisfério norte, especialmente na Europa e no Cáucaso. Para nós, que somos da família de Santa Paula, também é especial por ser símbolo de vigor (firmeza) e da flexibilidade (suavidade), remetendo ao sobrenome e às virtudes de nossa Madre Frassinetti.

Se o nome nos imprime caráter, com certeza, em Paula Frassinetti, há muito de Frássino e, em sua obra, há muito de sua identidade e vigor. Um frássino pode chegar a medir quarenta metros de altura, por isso, as suas propriedades e valor são também abundantes e fartas, uma vez que não se trata de um pequeno arbusto, mas de uma árvore imponente de tronco firme e copa frondosa.

Imperdível: Felicidade e Saúde Mental com Leo Fraiman

O psicoterapeuta, escritor e palestrante Leo Fraiman, autor da Metodologia OPEE, conduzirá um momento enriquecedor de bate papo sobre a temática felicidade e saúde mental, dirigido a pais e educadores.

Dia 25/04, às 19, clicando em https://www.youtube.com/live/a67TM2OXNqg?feature=share

Envie as suas dúvidas no link https://forms.gle/yegKpH96gCQ6JrKW7

Agenda

Este boletim informativo digital é dirigido aos pais e responsáveis de alunos do Colégio Santa Doroteia de Porto Alegre.
www.santadoroteia-rs.com.br
facebook.com/sdoroteia/

Se não quiser mais receber mensagens do Colégio Santa Doroteia, por favor mande um e-mail para atendimento@santadoroteia-rs.com.br.