Para fazer contato com o Colégio Santa Doroteia, por favor mande um e-mail para atendimento@santadoroteia-rs.com.br

Se não estiver conseguindo visualizar esta mensagem, por favor clique aqui.

Doação de sangue: exemplo vale mais que mil palavras

As famílias das turmas de 7º ano foram convidadas a realizar uma ação coletiva de doação de sangue. Sob a coordenação do Orientador Thiago Lima, pais e mães dos alunos dos 7º anos foram até o Banco de Sangue do Hospital Conceição, na Zona Norte de Porto Alegre, na manhã do sábado (15) e fizeram, na prática, algo de extrema importância a fim de ajudar o próximo.

Conforme as conclusões tiradas por meio de conversas entre o orientador e os responsáveis, dar bom exemplo para as crianças é uma ótima forma de ensinar. Inspirada pelas atividades propostas na OPEE, essa foi só a primeira de muitas ações planejadas pelo Santa Doroteia em 2023 para unir famílias e escola a favor da vida.

Ação continuada: palestras sobre bullying e preconceito

Na última quinta-feira, 19, os alunos das turmas de 8º ano a 3ª série do Ensino Médio assistiram a uma palestra sobre preconceito com o convidado Jorge Fróes, que é professor de Literatura, poeta e escritor. Essa foi a segunda conversa sobre o tema com os alunos do Santa Doroteia neste ano. Em outra oportunidade, no dia 5 de abril, o Prof. Fróes falou com os alunos das turmas de 6º e 7º anos.

Além disso, como parte das ações continuadas de orientação e conscientização, os estudantes das turmas de Anos Finais e Ensino Médio estiveram com Marcelo Ragagnin, advogado especialista em bullying e cyberbullying. Em ambas palestras os alunos puderam entender um pouco mais sobre as consequências psicológicas para quem sofre e criminais para quem pratica qualquer tipo de preconceito ou bullying.

O contato com convidados e projetos desenvolvidos de forma interdisciplinar prosseguirão acontecendo. Entendemos que temas como esses precisam ser permanentes na escola e em casa, no diálogo em família, para que realmente possa haver a transformação que desejamos em nossa sociedade.

Como estudar no último ano? O que diz quem viveu isso?

As turmas de 3ª série do Ensino Médio receberam a visita de alunas formadas em anos recentes, que conversaram sobre suas experiências no planejamento de estudos para conciliar as demandas da escola e a aprovação no Enem e vestibulares.

Participaram as estudantes (hoje universitárias) Ana Carolina Figueiredo (Odontologia UFRGS), Ana Júlia Poersch (História UFRGS), Alice Werner (Pedagogia UFRGS) e Vitória Romeu (Publicidade e propaganda UNIRITTER).

Foi um bate-papo bem descontraído em que as veteranas puderam contar um pouco das suas experiências, falar dos desafios do último ano de escola e também sobre como se organizar para obter melhores resultados.

Projeto X: Produção e edição de vídeos

Teve início na quarta-feira, 19, a oficina de Produção e Edição de Vídeos, com o professor Lucas Cyrino, no Espaço Maker. A disciplina eletiva faz parte do Projeto X que começou ainda na última semana com as aulas de Pensamento Computacional e Princípios de Programação e Escrita Criativa: a poética do cotidiano.

Na primeira aula, os alunos pesquisaram alguns poemas para ajudar no exercício de fala e postura em frente às câmeras e ainda aprenderam um pouco sobre a iluminação do cenário. Em breve, muitas produções de qualidade devem invadir as telas!

Cultura Indígena: pintando com elementos naturais

Para conhecer um pouco mais sobre a cultura indígena, as turmas de 2º ano foram ao Laboratório de Biologia para descobrir quais elementos da natureza os indígenas utilizam para produzir tintas para pintura corporal e de seus artesanatos.

Os alunos fizeram suas próprias e lindas pinturas com essas tintas, produzidas a partir de café, urucum, açafrão, entre outros itens. Usaram o grafismo e arrasaram!

MAB1: Peixinhos, imaginação e criatividade

Os pequenos da turma Maternal B1, da professora Geny Cunico, foram até o Laboratório de Biologia, colocaram os aventais - assim como os cientistas, segundo eles - para pesquisar sobre os peixes. “Por onde eles respiram?” e “Como é a sua pele?” foram algumas das perguntas feitas pelas crianças.

No Laboratório, eles aprenderam que os peixes respiram quando estão embaixo d’água, com as guelras. Os alunos puderam tocar em um peixe de verdade para sentir a textura da sua pele e, no final, observaram o peixinho Feliz, que vive no aquário do Laboratório de Biologia, abrir suas guelras ao se ver no espelho, imaginando ser outro peixe.

Em outra atividade, a turma explorou a criatividade e imaginação, transformando caixas de papelão em carros, aviões e motos. Ao longo da brincadeira surgiram algumas falas como: "Eu estou indo para praia com minha moto vermelha" e "Agora um avião! Amigo, para onde nós vamos?". Foi uma verdadeira oportunidade de viajar sem sair do lugar, só com a imaginação. Qual vai ser a próxima aventura?

JB4 - Bem-vindos a nossa fazenda

As crianças da JB4, turminha da professora Rayssa Mathos, confeccionaram a sua própria fazenda para brincar e aprender novas experiências. Feita de papelão, tinta têmpera, rolos e elementos da natureza, a fazenda foi um sucesso entre as crianças e todos que chegam para visitar a sala de aula. Durante a brincadeira algumas falas foram registradas: “Eu adorei essa Fazenda!”, “Aqui poderíamos colocar pedras, né, para os cavalos não saírem correndo”, “Esses rolos de papel higiênico poderiam ser um poço para os cavalos tomarem água”.

Além das brincadeiras, os pequenos aproveitaram para realizar uma votação para escolher o nome da fazenda. Fazendinha, Fazenda é Fazenda, Fazenda Bonita, Fazenda da Sala Amarela e Fazenda Arco-Íris foram as opções. Com 12 votos, Fazenda Arco-Íris foi o nome escolhido.

Letrinhas dos nomes da JB3

Entre os meses de março e abril, as crianças do JB3, da professora Ana Carolina, puderam explorar as letrinhas dos nomes da turma e também os sons que cada uma faz, ampliando a consciência fonológica e construindo novas possibilidades com cada letra. Para finalizar essa experiência, elas construíram um grande gráfico, exposto no saguão, que possibilitou analisar os dados sobre os nomes de quantas crianças começam com cada letra.

O que será que tem dentro do ovo?

Durante um dia de contação de história na turma JB1, uma dúvida surgiu: "Quem será que vai sair desse ovo?". A partir dela, muitas hipóteses de diferentes animais e cenários apareceram, mas depois muitos outros questionamentos foram levantados pelas crianças, impressionadas com tamanhas possibilidades, que perguntaram: "Todos os ovos são iguais por dentro?", "Depois que tem filhote, quanto tempo o ovo demora para quebrar?” e "Que animais que nascem do ovo?".

Por causa da grande curiosidade gerada na turminha toda, logo o assunto virou nosso tema de estudo. Assim, através dos questionamentos sobre o ovo que surgiram de forma espontânea, a professora Amanda Santos organizou um espaço de investigação, no qual, utilizando lanternas e lupas, as crianças observaram e manusearam dois ovos, um cozido e um cru.

Elas puderam observar suas características, tamanho, formato e peso. Foi uma experiência divertida e prazerosa para as crianças, que proporcionou novos questionamentos e significativas partilhas entre eles.

Viagens em família

Qual foi a sua viagem preferida em família? Na última semana, as crianças da turma JA3, da professora Gabriela Neto, contaram para os colegas os seus passeios mais divertidos em família.

Para ilustrar essa história, cada aluno trouxe fotografias e mostrou aos amiguinhos. Os pequenos ficaram bastante empolgados ao dividir esses momentos marcantes. Além disso, todos conheceram novos lugares mundo afora, através da vivência e partilha das crianças.

Brinquedo novo para o JA1

No dia 19 de abril, as crianças do Jardim A1 conheceram um brinquedo novo: a peteca. Os pequenos, junto com a professora, fizeram uma adaptação do objeto, utilizando revistas e fita colorida. Eles amassaram e recortaram a revista, desenvolvendo sua motricidade fina e, na hora de jogar, desenvolveram também o controle do corpo, força e noção de espaço.

Após o momento de brincadeira, a professora Lisiane Barbosa conversou com a turminha sobre o significado da palavra peteca e também sobre o Dia dos Povos Indígenas.

Ação solidária do TUIN

Nas atividades sobre Quaresma e Páscoa desenvolvidas na Oficina de Pastoral do TUIN, as crianças mobilizaram uma ação solidária de doação de alimentos.

As famílias, sempre parceiras, se uniram ao movimento, conseguindo com que fossem arrecadados 19kg de arroz, 12kg de feijão, 15 pacotes de massa, 2 kg de açúcar, 3 pacotes de bolachas, 1 kg de farinha, 3 pacotes de polenta, 1 pacote de 500g de lentilha, 1 kg de sal e 1 pote de doce de leite.

Os mantimentos serão organizados e entregues a famílias de nossa comunidade que estão necessitadas desse apoio. Em nome das crianças e equipe do TUIN, agradecemos!

Encontro da Escola de Leigos reúne Formadores do Setor Sul

Nos dias 17, 18 e 19 de abril, educadores das escolas de Bebedouro-SP, Belo Horizonte-MG, Brasília-DF, Nova Friburgo-RJ, Porto Alegre-RS e São Sebastião do Paraíso-MG participaram do primeiro encontro presencial desde 2019, atualizando e fortalecendo o projeto de Formação Permanente de Leigos Educadores da Congregação das Irmãs Doroteias.

Além da esperada oportunidade de reencontro presencial do grupo, o evento oportunizou estudos, reflexões e planejamento. O primeiro dia contou com a presença do professor Antônio Boeing, que é Doutor em Ciências da religião, autor e palestrante, e que assessora a Escola de Leigos desde seus primeiros movimentos.

Nas escolas Doroteias de Porto Alegre, atuam como formadoras a Irmã Maria do Carmo Mesquita (Diretora geral do Colégio Santa Doroteia), Marinice Simon (Diretora Educacional), Andréia Kunzler (Coordenadora do TUIN), Daiane Menguer (Supervisora Escolar da Escola Santa Doroteia Planalto) e Grace Becker (Assessora de Comunicação).

Lembrete: Dia 25 tem live com Leo Fraiman

O psicoterapeuta, escritor e palestrante Leo Fraiman, autor da Metodologia OPEE, conduzirá um momento enriquecedor de bate papo sobre a temática felicidade e saúde mental, dirigido a pais e educadores.

Dia 25/04, às 19, clicando em
https://www.youtube.com/live/a67TM2OXNqg?feature=share

Envie as suas dúvidas no link https://forms.gle/yegKpH96gCQ6JrKW7

Feriado de Tiradentes

Lembramos que na sexta-feira, 21, não haverá atividades na escola.

O Dia de Tiradentes, militar e dentista amador que foi figura importante na revolta organizada pela elite mineira chamada Inconfidência Mineira, é reconhecido como um símbolo da luta pela liberdade e, por isso, 21 de abril, dia da sua morte, é feriado nacional.

Desejamos que o feriado e o final de semana sejam dias vividos com tranquilidade e segurança!

Agenda

Este boletim informativo digital é dirigido aos pais e responsáveis de alunos do Colégio Santa Doroteia de Porto Alegre.
www.santadoroteia-rs.com.br
facebook.com/sdoroteia/

Se não quiser mais receber mensagens do Colégio Santa Doroteia, por favor mande um e-mail para atendimento@santadoroteia-rs.com.br.