|
|
|
13/05: Vamos rezar pelas Mães
No dia 13 de maio, sábado, vamos nos encontrar para rezar por todas as mães e você e sua família estão convidados! A Celebração Eucarística acontecerá no Teatro do Colégio, às 9h30, e também será transmitida pelo canal da escola no YouTube - https://www.youtube.com/santadoroteiars .
Para que possamos acomodar os presentes com conforto e segurança, pedimos que quem desejar participar presencialmente comunique à escola usando o link: https://forms.gle/i6eE1zbDbahwhfJn8 .
Será um momento lindo de encontro e devoção, em família, homenageando nossas mães e pedindo muitas bênçãos!
|
|
|
Ex-aluno recebe menção honrosa por desempenho na Olimpíada de Química do RS
O ex-aluno Pedro Rohr recebeu menção honrosa do Conselho Regional de Química do Rio Grande do Sul (CRQ) e da Associação Brasileira de Química (ABQ) pelo seu excelente desempenho na Olimpíada de Química do Rio Grande do Sul de 2022.
Pedro, que foi aprovado nos vestibulares da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e do Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter), recebeu os certificados das mãos da Diretora Educacional Marinice Simon acompanhado de seus pais, da Supervisora Alessandra Padilha e do Professor Ronaldo Eismann de Castro.
“Para mim, é uma grata satisfação o ótimo desempenho do meu filho como estudante”, disse Adelto Rohr, pai do Pedro.
|
|
|
Primeiro Dia D do Terceirão
Nossos alunos formandos do Ensino Médio participaram do primeiro dia temático deste último ano na escola. O Dia D teve como tema “Gêmeos”, com fantasias criativas, descontração, mas também com uma programação com foco educativo: um momento com a Psicóloga Escolar Ana Paula Machado, conversando sobre superar os medos e incertezas que acompanham as decisões sobre a próxima etapa, com o final do ciclo escolar; e, na sequência, uma palestra sobre preparação para vestibular e Enem, conduzida pela equipe do Conceito Vestibulares.
|
|
|
Intercâmbio cultural
Os alunos das turmas de 3º a 7º ano participaram de um intercâmbio cultural virtual. Os estudantes conversaram em inglês, por meio de uma chamada de vídeo, com pessoas que moram em diferentes países do mundo a fim de enriquecer seu vocabulário e também conhecer um pouco mais sobre diferentes culturas.
Entre as localidades estavam Argentina, Chile, Estados Unidos, Portugal e Rússia. A atividade ocorreu no Teatro da escola e foi comandada pelos Teachers Charles Silva e Tales Lago.
|
|
|
Histórias lógicas - desvendando enigmas e o raciocínio lógico-matemático
As turmas de 3º ano do Ensino Fundamental vivenciaram em sala de aula, de forma lúdica, histórias lógicas. Para a resolução dos enigmas das histórias, os estudantes receberam cartas como apoio para a organização das informações.
As histórias contadas pela Orientadora Daniela Félix eram baseadas em três personagens (Pedro, Ana e Eduarda), que possuíam ou não objetos (casaco, garrafa de água e mochila) e que estavam ou não em determinados locais da escola (Doroplay, Biblioteca e sala de aula). Esta atividade teve como objetivo desenvolver o raciocínio lógico-matemático que constitui nosso pensamento e contribui para o processamento de informações, fornecendo subsídios para a resolução de problemas como um todo.
|
|
|
O que tem no caldeirão da bruxa?
Os alunos da turma 12D, da professora Janaína Valvassori, foram surpreendidos com a visita de uma bruxinha muito animada. Ela trouxe um caldeirão para fazer uma brincadeira cumulativa que se chama “o que tem no caldeirão da bruxa…”. Depois se divertiram dançando uma música imitando tudo o que a bruxinha mandava.
Essa ideia surgiu porque no projeto de literatura “O Carteiro Chegou”, livro contado em rimas, o carteiro entregou uma carta na casa bruxa. Por isso ela resolveu aparecer e mostrar aos alunos diferentes produtos que existem no seu empório. A diversão foi garantida!
|
|
|
Anoiteceu na Fazenda Arco-íris
Nesta semana a turma do JB4, da professora Rayssa Mathos, estava pronta para ir ao Ecoparque mas, de repente, começou a chover e foi necessário criar algumas brincadeiras na sala de aula. Inicialmente as crianças pediram músicas e lanternas para dançar, mas logo veio uma ideia: “E se a gente brincasse que anoiteceu na fazenda?”, “A luz da lanterna poderia ser a da lua!”.
E foi assim que iniciou uma linda noite. Os pequenos ficaram em volta da maquete que construíram e foram movimentando, conversando e trocando ideias entre as luzes das várias luas que iluminavam a fazenda.
Foi tanta a diversão que uma das crianças exclamou: “Eu adoro os dias de chuva na escola!”.
|
|
|
Observando o Sol
Após a contação da história "Era uma vez uma gota de chuva", as crianças da turma do JB3, da professora Ana Carolina, trouxeram falas como: "Profe, como o sol faz para sair e a lua chegar?", "Né, profe, que de dia as estrelas ficam escondidas para o sol poder brilhar mais?", "Dentro do carro parece que o sol se mexe!", demonstrando interesse pelo assunto.
A professora aproveitou a oportunidade e solicitou às famílias que enviassem óculos solares para a escola. Assim, as crianças puderam observar com maior segurança o grande astro rei e levantaram diversas hipóteses sobre ele.
|
|
|
Observando e comparando
O JB2, da professora Fernanda Ribeiro, segue com suas observações de elementos espaciais e, nessa semana, fez a análise e comparação do céu em um dia nublado com um dia ensolarado. A partir disso, algumas reflexões e constatações surgiram, entre elas: “Tem dia com nuvem branca e cinza junto”, “Hoje tem só um azulzinho e muitas nuvens… vai chover!”, “Olha os raios de sol ali na árvore. Em cima tem uma luz.”
Com experiências como essa, estabelecemos relações de comparação, percebendo semelhanças e diferenças, bem como as propriedades presentes em cada momento.
|
|
|
Descobrindo sobre ovíparos e vivíparos
Existem animais que nascem de ovos e animais que nascem da barriga da mamãe e que, devido ao seu tipo de nascimento, os classificamos por ovíparos e vivíparos. Para representá-los, as crianças da turma JB1, da professora Amanda Santos, construíram duas plaquinhas com as letras “O” e “V”, unindo brincadeira e desafio.
Foram apresentadas e disponibilizadas diversas imagens de diferentes espécies de animais e a turma realizou o agrupamento dos animais ovíparos e vivíparos. Assim, uma criança por vez escolheu um dos animais e mostrou para os colegas, perguntando se achavam que ele nasceu do ovo ou da barriga. Como resposta eles viravam a respectiva plaquinha (O ou V). A contagem dos votos foi realizada coletivamente e conforme escolha da maioria, foi feito um agrupamento dos animais na parede de giz, considerando as hipóteses das crianças.
De um jeito lúdico as crianças estão cada vez mais compreendendo as diferenças dos nascimentos dos animais e características que os distinguem.
|
|
|
Visita do Fofucho
A turma JA3, da professora Gabriela Neto, recebeu uma visita muito especial. Trata-se do Fofucho, o hamster da estudante Carolina.
Em uma roda de conversa, ela contou para os colegas que tinha um hamster muito fofo e pediu para trazê-lo à escola. Na semana seguinte, o fofucho foi visitar a turma e recebeu muito carinho, atenção e sementinhas para comer.
As crianças amaram a visita do Fofucho!
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Se não quiser mais receber mensagens do Colégio Santa Doroteia, por favor mande um e-mail para atendimento@santadoroteia-rs.com.br.
|
|
|